Faça uma busca
|
Publicado em: 2 de agosto de 2021

11 receitas da culinária nordestina que você tem de experimentar

Conheça as iguarias da rica região Nordeste

Imagem: cacio murilo de vasconcelos/iStock
Publicidade


Vatapá, bobó de camarão, acarajé, tapioca e por aí vai. Esses são apenas alguns dentre os muitos pratos da culinária nordestina. Essa região possui uma cultura muito forte no âmbito da música, literatura e dança. Tendo como fim celebrar tal riqueza, no dia 2 de agosto começa a Semana da Cultura Nordestina. Esta data foi escolhida em homenagem ao célebre músico nordestino Luiz Gonzaga, conhecido como o Rei do Baião, que faleceu nesse dia, em 1989.

A culinária nordestina tem a influência de três culturas distintas. Em primeiro lugar, a indígena, dos nativos brasileiros. Além disso, por causa da presença forte de escravos no país durante o período colonial, há muitos pratos de origem africana. Por fim, a terceira cultura da qual também se origina a culinária da região é a portuguesa. Dessa forma, o Nordeste possui pratos bastante diversos e culturalmente ricos.

Em relação aos ingredientes, nos pratos da região são usados muitos frutos do mar, em especial, o camarão. Outros tipos de carne também são usados, como a bovina e a de frango. Definitivamente, não podem faltar temperos em uma boa receita da culinária nordestina. Coentro, cominho, colorau e pimenta-do-reino são temperos constantes. O azeite de dendê também está presente em muitas iguarias.

Leia também: Conheça os 15 melhores destinos da região Nordeste

Caso você não more no Nordeste, sem dúvidas, vale a pena visitar a região. Além de conhecer locais maravilhosos, você poderá observar, em primeira mão, a cultura local e provar pratos maravilhosos. No entanto, viajar não é o único jeito. Há diversos restaurantes com temática nordestina espalhados pelo país. Ademais, uma solução ainda melhor é trazer o Nordeste para dentro da sua casa. Veja, a seguir, 11 receitas para conhecer a culinária nordestina.

Publicidade


  • Luiz Henrique Mendes/iStock

    1. Baião de dois

    Esta é uma das receitas nordestinas mais famosas e queridinhas dos brasileiros. Além disso, ela é superfácil de ser preparada.

    Aprenda como fazer baião de dois em 5 passos simples.


  • artbyPixel/iStock

    2. Acarajé

    Este é um prato que adveio da África Ocidental e recebeu uma versão brasileira. O acarajé baiano pode ser considerado um tesouro nacional, de tão delicioso que é!

    Aprenda a preparar o verdadeiro acarajé baiano.


  • Jonas Eduardo Santana/Shutterstock

    3. Caruru baiano

    Esta iguaria mistura elementos das culinárias africana e indígena. O prato é feito à base de quiabo, azeite de dendê e camarão seco.

    Veja aqui como fazer caruru, uma delícia baiana, em apenas 5 passos.


  • Maurian Soares Salvador/iStock

    4. Vatapá

    O vatapá é feito com azeite de dendê, leite, pão molhado e outros ingredientes. O resultado é uma pastinha cremosa, perfeita para ser acompanhada do delicioso acarajé.

    Aprenda como fazer vatapá de frango de forma simples.


  • Paul_Brighton/iStock

    5. Bobó de camarão

    Esta receita da culinária nordestina é o paraíso para os amantes de camarão. O bobó é um caldo delicioso, perfeito para aquele almoço caprichado de domingo.

    Aprenda como fazer bobó de camarão sem erro.


  • jaboticaba/iStock

    6. Carne de sol

    Atualmente, estão disponíveis modelos cada vez mais avançados de refrigeradores. Porém, antigamente, o método utilizado para impedir que a comida estragasse era salgá-las. Depois disso, elas eram colocadas para secar ao Sol. Por isso, esse tipo de carne tem esse nome.

    Veja como fazer carne de sol e saboreie esta delícia.


  • ALLEKO/iStock

    7. Moqueca de tilápia

    Este prato nordestino é mais uma misturinha de culturas. A moqueca tem influência portuguesa, indígena e africana.

    Aprenda como fazer uma moqueca de tilápia em 3 passos simples.


  • Tatiane Silva/iStock

    8. Mocotó

    Um prato tipicamente brasileiro. Além de saboroso, o mocotó é fonte de diversos nutrientes, como vitaminas, zinco, cálcio e mais.

    Confira aqui como fazer este prato.


  • Dihandra Pinheiro/iStock

    9. Bolo de rolo

    Nem só de receitas salgadas vive a culinária nordestina. O bolo de rolo é um doce sensacional, que consiste em uma massa enrolada, recheada com goiabada.

    Aprenda a fazer esta sobremesa sensacional.


  • MARCELOKRELLING/iStock

    10. Tapioca

    A tapioca é um ingrediente muito versátil que pode ser usado em diversas receitas. Uma da forma de consumi-la é recheada.

    Confira 11 opções deliciosas de tapiocas recheadas.


  • jantroyka/iStock

    11. Mungunzá

    Esta é mais uma deliciosa sobremesa nordestina. O mungunzá é um doce de milho branco com leite condensado. Em algumas regiões, é chamado de canjica.

    Confira a receita desse doce cremoso.


fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close