Farelos de biscoitos de maisena, cream-crackers simples ou integrais, ou wafers de baunilha formam uma base de massa simples para uma grande variedade de tortas fáceis. Você pode fazer todas as sobremesas a seguir em alguns minutos e refrigerá-las enquanto curte seu jantar.

Comece com sua própria base de massa para torta e depois escolha um destes atraentes recheios. Cada torta serve oito pessoas.

E confira também um delicioso bolo de chocolate sem farinha!

  • Sanny11/iStock

    Antes de conferir as receitas de torta nos próximos slides, aprenda a preparar a base que será usada nas receitas.

    Massa para torta de farelos de biscoitos

    Ingredientes

    18 a 20 cream-crackers

    1/4 de xícara de açúcar

    1/3 xícara de manteiga ou margarina derretida

    Modo de preparo

    1 . Pré-aqueça o forno a 190ºC. Em um liquidificador ou uma processadora, triture os cream-crackers até reduzi-los a farelo e encher 1 xícara e meia. Em uma vasilha média, misture os farelos, o açúcar e a manteiga.

    2 . Com as costas de uma colher de sopa, aperte a mistura no fundo e nos lados de um forma para torta de 25 cm, formando uma borda. aperte uma outra forma para torta sobre a massa, para alisá-la. Retire a segunda forma e leve a que estiver com a massa para assar durante 8 minutos. Ponha a torta numa grelha para esfriar.

    3 . Embale-a já fria com papel aderente e guarde na geladeira. Tempo de conservação: 2 semanas

    Variação

    Massa de torta feita com farelos de biscoito wafer de baunilha e chocolate: em vez do cream-crackers, utilize 35 wafers de baunilha ou 18 de chocolate (1 1/2 xícaras de farelos). Misture com 1/3 de xícara de manteiga ou margarina derretida; asse, esfrie e refrigere conforme as etapas 2 e 3 da receita anterior.

  • from_my_point_of_view/iStock

    Torta de banana split

    Ingredientes

    2 bananas

    base para torta de farelos de biscoitos de chocolate

    1 litro de sorvete de baunilha

    1/2 xícara de cobertura de chocolate

    1/2 xícara de lascas de amêndoas tostadas

    Modo de preparo

    Corte em rodelas finas 2 bananas; coloque-as sobre uma base para torta de farelos de biscoitos de chocolate. Cubra-as com colheradas de 1 litro de sorvete de baunilha. Espalhe o sorvete  e regue a torta com 1/2 xícara de cobertura de chocolate; polvilhe-as com 1/2 xícara de lascas de amêndoas tostadas. Refrigere a torta por no mínimo 15 minutos.

  • GreenArtPhotography/iStock

    Torta cremosa de morango

    Ingredientes

    1/2kg de morangos

    2 colheres de sopa de açúcar

    1 xícara de creme de leite sem soro

    1 colher de chá de essência de baunilha

    1 pacote de pudim instantâneo com sabor de baunilha

    1 xícara de leite

    base de torta com farelos de biscoitos

    Modo de preparo

    Lave, seque e tire os cabos e as folhas de 1/2 Kg de morangos. Em uma tigela pequena, misture os morangos e 2 colheres de sopa de açúcar. Refrigere-os. Enquanto isso, em outra tigela, bata 1 xícara de creme de leite sem soro com 1 colher de chá de essência de baunilha em ponto de suspiro. Em uma terceira tigela pequena, prepare 1 pacote (100g) de pudim instantâneo com sabor de baunilha com 1 xícara de leite. Ponha metade dos morangos em uma base de massa para torta de farelos de biscoitos de baunilha ou amanteigados de 25cm. Misture o creme batido ao pudim. Coloque-o sobre os morangos. Arremate com o resto dos morangos. Refrigere a torta no mínimo por 15 minutos.

  • Gwenael_LE_VOT/iStock

    Torta cremosa de coco

    Ingredientes

    1 1/3 xícara de coco em flocos

    1 xícara de creme de leite sem soro

    2 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

    1 colher de chá de essência de baunilha

    base para torta (25cm) feita com massa de farelos de cream-cracker integral

    Modo de preparo

    Em uma frigideira grande, doure 1 1/3 xícara de coco em flocos, em fogo moderado. deixe esfriar. Bata 1 xícara de creme de leite sem soro com 2 colheres de copa de açúcar de confeiteiro e 1 colher de chá de essência de baunilha em ponto de suspiro. Reserve 1/2 xícara de coco em farelos dourados; cubra com o resto do coco uma base para torta (25 cm) feita com massa de farelos de cream-cracker integral. Polvilhe com farelos de coco. Refrigere a torta por no mínimo 15 minutos.

  • bhofack2/iStock

    Torta irresistível de chocolate

    Ingredientes

    200g de cream-cheese

    1/2 xícara de manteiga ou margarina cremosa

    1 colher de chocolate em pó

    3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro

    2 colheres de sopa de leite

    1 xícara de creme de leite sem soro

    1 colher de chá de baunilha

    massa para torta de chocolate

    1 barra de chocolate meio-amargo

    Modo de preparo

    Com a batedeira, bata 200g de cream-cheese. Adicione 1/2 xícara de manteiga ou margarina cremosa, 1 colher de chocolate em pó, 3 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro e 2 colheres de sopa de leite. Em uma tigela, bata 1 xícara de creme de leite sem soro com uma colher de chá de baunilha. Acrescente o creme batido à mistura de cream-cheese e coloque sobre uma forma de 23cm de diâmetro forrada com massa para torta de chocolate. Rale uma barra de chocolate meio-amargo e coloque delicadamente em cima da torta antes de servir.

  • rodrigobark/iStock

    Torta de limão

    Ingredientes

    1 lata de leite condensado (350g)

    1/2 xícara de suco de limão

    2 gemas de ovos grandes

    uma base para torta (25cm) feita com massa de farelos de cream-cracker integral

    2 xícaras de creme de leite batido com açúcar ou chantilly

    Modo de preparo

    Bata 1 lata de leite condensado (350g) com 1/2 xícara de suco de limão e 2 gemas de ovos grandes até engrossar. Com esta mistura, recheie uma base para torta (25cm) feita com massa de farelos de cream-cracker integral. Refrigere por 15 minutos. Cubra com 2 xícaras de creme de leite batido com açúcar ou chantilly; enfeite com raspas de limão

  • Lena_Zajchikova/iStock

    Torta de pudim sobre chocolate

    Ingredientes

    2 quadrados (25g cada) de chocolate meio amargo picado

    1 xícara de creme de leite sem soro

    1 colher de chá de essência de baunilha

    1 pacote (100g) de pó para pudim instantâneo com sabor de baunilha

    1 xícara de leite

    base de massa para torta (forma de 25cm) de farelos de biscoitos de baunilha ou de amanteigados

    pingos de chocolate

    Modo de preparo

    Derreta 2 quadrados (25g cada) de chocolate meio amargo, picado; reserve. Com um mixer elétrico , bata 1 xícara de creme de leite sem soro com 1 colher de chá de essência de baunilha em ponto de suspiro. Em outra tigela, prepare 1 pacote (100g) de pó para pudim instantâneo com sabor de baunilha com 1 xícara de leite. Misture o creme batido ao pudim; com uma colher, ponha 1/2 xícara da mistura no chocolate derretido, já frio. Espalhe a mistura de chocolate numa base de massa para torta (forma de 25cm) de farelos de biscoitos de baunilha ou de amanteigados. Verta aí o resto do pudim. Refrigere a torta por no mínimo 20 minutos. Enfeite-a com pingos de chocolate.

  • vaaseenaa/iStock

    Torta de maçã e passas

    Ingredientes

    6 colheres de sopa de manteiga ou margarina

    2 maçãs vermelhas grandes

    1/3 de xícara de açúcar mascavo

    1/2 colher de chá de canela

    1/4 de xícara de passas

    1 1/3 xícara de farinha de trigo peneirada

    2/3 de xícara de açúcar refinado

    2 colheres de chá de fermento em pó

    1 pitada de sal

    1/2 xícara de leite

    1 ovo grande

    1 colher de chá de essência de baunilha

    Modo de preparo

    1 . Pré-aqueça o forno 190ºC. Unte uma forma de torta com fundo removível de 25cm de diâmetro. Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo moderado. Enquanto isso, divida a maçã em quatro partes, tire o miolo e fatie-as bem finas,s em descascá-las.

    2 . Transfira 3 colheres de sopa de manteiga derretida para uma tigela pequena e reserve. Junte ao resto da manteiga derretida na panela o açúcar mascavo, a canela e as passas. Coloque a mistura em uma forma untada e distribua as fatias de maçãs por cima. Reserve a forma.

    3 . Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo, o açúcar refinado, o fermento e o sal. Junte o leite, o ovo, a baunilha e a manteiga derretida que estava reservada. Com uma batedeira elétrica, na velocidade baixa, misture bem.

    4 . Aumente a velocidade da batedeira e continue a bater por mais 1 minuto, até a mistura ficar uniforme. Coloque-as sobre as fatias de maçã.

    5 . Asse a torta por 30 minutos aproximadamente, até que , ao enfiar um palito no centro, este saia limpo. deixe esfriar por cerca de 5 minutos. Desenforme a forma de cabeça para baixo sobre um prato; espere 1 minuto, depois retire-a da forma e remova o papel laminado, caso o tenha usado. Sirva quente.

  • Torta gelada de cereja

    Ingredientes

    Recheio

    400 g de leite condensado

    2 3/4 xícaras de coco ralado

    1 2/3 xícaras de cereja cristalizada

    100 g de manteiga

    Cobertura

    200 g de chocolate meio-amargo

    1 colher (sopa) de manteiga

    Modo de preparo

    1. Coloque todos os ingredientes do recheio em uma tigela grande e misture bem. Pressione o recheio uniformemente sobre a base, com as mãos levemente molhadas.

    2. Para fazer a cobertura, derreta em banho-maria 200g de chocolate meio-amargo picado e 1 colher (sopa) de manteiga. Mexa bem até derreter todos os pedaços de chocolate e espalhe uniformemente sobre o recheio de cereja.

    3. Leve a geladeira por cerca de 1 hora e sirva.

    Dica do chef:

    Corte em quadrados de 5 cm e guarde em um pote hermético por até 3 dias. Dessa forma, você terá uma sobremesa deliciosa quando quiser.