Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 19 de janeiro de 2022

Tempurá de camarão e vegetais

Douglas Ferreira
Última atualização: 19 de janeiro de 2022
Por: Douglas Ferreira

Fácil e saborosa, esta receita é de dar água na boca.

Tempurá de camarão e vegetais Imagem: Shaiith/iStock

Levada por jesuítas portugueses para o Japão em meados do século XVI, o tempurá se tornou um prato muito popular em terras japonesas e acabou se tornando um prato típico da culinária local. Ao longo dos anos os japoneses foram adaptando a receita, deixando a massa mais fina, usando um óleo mais leve e acrescentando mais vegetais, até chegar ao prato que conhecemos hoje em dia.

Leia também: Aprenda como limpar camarão de uma vez por todas

O tempurá pode ser feito com uma grande variedade de legumes como berinjela, abóbora, cenoura, cebola, vagem, brócolis e com peixes e frutos do mar como camarão. Ficou curioso para experimentar essa delícia da culinária japonesa? Então veja abaixo a lista de ingredientes e o modo de preparo.

Tempurá de camarão e vegetais

Ingredientes

  • 3/4 de farinha de trigo comum, mais extra para cobrir
  • 1/4 xícara de amido de milho
  • Uma pitada de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de água com gás, gelada
  • 1 ovo, levemente batido
  • óleo vegetal para fritar
  • 1 cenoura, cortada em fatias de 5 mm de espessura no sentido do comprimento
  • 1/4 de abóbora pequena, descascada, sem sementes e cortada em fatias finas
  • 1 pimentão vermelho, sem sementes e cortado em 8 tiras
  • 1 berinjela pequena, cortada em fatias de 5 mm de espessura
  • 12 vagens
  • 300 g de camarões grandes crus, descascados e limpos
  • Molho de soja e wasabi, para servir

Modo de preparo

Passo 1: Peneire a farinha, o fubá e o bicarbonato de sódio em uma tigela e faça uma cova no centro. Despeje a água e o ovo. Usando os pauzinhos, bata suavemente até combinar (a mistura deve ficar grumosa; tome cuidado para não misturar demais). Coloque a tigela em uma vasilha maior cheia de água gelada.

Passo 2: Despeje o óleo em uma fritadeira ou panela grande até atingir cerca de 6 cm de profundidade. Aqueça em fogo médio-alto a 190ºC.

Passo 3: Seque todos os legumes com papel toalha. Coloque um pouco de farinha extra em um prato. Trabalhando com um quarto dos vegetais de cada vez, mergulhe-os um de cada vez na massa. Sacuda qualquer excesso. Frite por 2-3 minutos, ou até dourar. Não coloque muitos de uma vez só, isso reduzirá a temperatura do óleo e resultará em uma massa encharcada.

Passo 4: Usando uma escumadeira, transfira os legumes para uma assadeira forrada com papel toalha e mantenha aquecido em fogo baixo enquanto frita o restante. Repita o processo com os legumes restantes.

Passo 5: Enfarinhe e empane os camarões da mesma forma que fez com os legumes, novamente trabalhando em lotes e segurando os camarões pelas caudas. Frite por 3-4 minutos, ou até dourar. Transfira os camarões para uma segunda assadeira forrada com papel toalha e mantenha aquecido em forno baixo enquanto frita o restante.

Passo 6: Divida os legumes e os camarões em 4 pratos. Sirva imediatamente com molho de soja e wasabi.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados