O espinafre e a ricota são parceiros perfeitos nesta deliciosa torta em estilo grego. O colorido dos cubos de tomate no recheio contribui para a beleza do prato.

Ingredientes:


2 folhas de massa folhada, 30 x 50 cm cada, cerca de 60 g no total

1 colher (sopa) de óleo de girassol

600 g de folhas de espinafre, sem os talos grandes

200 g de queijo ricota seco, esfarelado

1 colher (sopa) de farinha de trigo

2 ovos, levemente batidos

1/4 de colher (chá) de noz-moscada, ralada na hora

4 tomates, cerca de 300 g no total, cortados em cubos

sal e pimenta-do-reino

30 g de pinhões (opcional)

Modo de fazer:

1 Preaqueça o forno a 180ºC. Para preparar o recheio, torre os pinhões (se optar por incluí-los) numa panela grande por 2 a 3 minutos, mexendo frequentemente, até dourar. Retire-os do fogo e reserve.

2 Ponha na panela metade do espinafre com apenas a água que restar nas folhas depois da lavagem. Tampe a panela e cozinhe por 3 a 4 minutos ou até murchar e ficar macio. Coloque numa peneira para escorrer enquanto cozinha o restante do espinafre. Esprema o excesso de água e pique grosseiramente.

3 Coloque o queijo numa tigela e salpique a farinha, depois junte os ovos aos poucos, batendo. Acrescente o espinafre, os pinhões e a noz-moscada,
e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

4 Ponha metade da mistura de espinafre numa travessa refratária com capacidade para 1,4 litro, com 5 cm de profundidade. Por cima, coloque os tomates, depois cubra com o restante do espinafre.

5 Corte cada folha de massa folhada em 8 quadrados de 12,5 cm, descartando o excesso de massa. Pincele os quadrados com o óleo e amasse-os frouxamente, colocando-os sobre o recheio, com o lado untado para cima. Leve ao forno por 25 a 30 minutos ou até o recheio estar ligeiramente firme e a massa dourada e crocante. Sirva quente.

Dicas e sugestões:

• Se quiser uma torta com sabor mais forte, use queijo de cabra no lugar da ricota.

• Para preparar uma torta de abóbora e castanha-de-caju, torre 30 g de castanhas de caju e pique-as grosseiramente. Cozinhe no vapor 600 g abóbora cortada em cubos de 1 cm, por 6 a 7 minutos ou até ficar macia, porém firme. Misture 200 g de queijo curado a 2 ovos batidos, acrescente a abóbora, as castanhas-de-caju, 1 cenoura grosseiramente picada e 25 g de sementes de abóbora. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto e misture bem. Coloque numa travessa refratária, ponha por cima a massa folhada amassada e asse como na receita principal.

Comer faz bem!

• O espinafre é uma ótima fonte de muitos dos antioxidantes que ajudam a proteger contra o câncer, inclusive as vitaminas C e E e o betacaroteno. O teor de betacaroteno do espinafre é 6 vezes maior que o do brócolis.

• Os pinhões são uma fonte considerável de vitamina E e potássio.

Se você é fã da combinação de espinafre com ricota, veja aqui outra receita fácil e deliciosa!