Faça uma busca
Saúde & Bem-estar

10 dicas que você precisa conhecer para ter uma pele saudável

Para ter uma pele viçosa e saudável você não precisa fazer tratamentos caros.

Escrito por:

Douglas Ferreira

Redator
pele saudavel
Milkos/iStock
Publicado em: Última atualização:

Se você se alimenta e dorme bem, faz exercícios regulares e mantém um programa natural de cuidado da pele, não precisa gastar uma fortuna em cosméticos e tratamentos comerciais. Cuidar de sua pele regularmente com ingredientes naturais – assim como evitar o sol – realmente faz a diferença. Confira abaixo 10 dicas fundamentais para ter uma pele saudável.

1. Evite o sol

Evite ao máximo a exposição ao sol entre 10h e 16h. Esta é a melhor estratégia de prevenção do envelhecimento prematuro e do câncer de pele. Ao ar livre, em vez de short e top curtos, use um chapéu de abas largas e roupas leves e soltas com mangas.

2. Use filtro solar

Melanoma e protetor solar
O us do protetor solar é fundamental para evitar queimaduras solares e o câncer de pele. (Imagem: verona_S/iStock)

Deixe o protetor solar sempre à mão – na bolsa, no carro ou na sacola de praia – e aplique-o uns 30 minutos antes de sair, pois esse é o tempo que o filtro leva para agir. Caso você se molhe, o ideal é reaplicar o produto. Se você tiver alguma dúvida, veja o nosso guia com tudo o que você precisa saber sobre o seu protetor solar.

3. Use e abuse das fibras

Siga uma dieta rica em fibras naturais, pois os problemas digestivos podem provocar manchas na pele. A saúde vem de dentro para fora, portanto inclua muitas frutas, vegetais crus e grãos integrais na sua alimentação.

4. Evite os inimigos naturais da pele

Tente diminuir ou evitar totalmente a exposição da pele aos inimigos naturais. Por exemplo, estresse, noites maldormidas, café, álcool e cigarro podem ter impacto na sua aparência.

5. Evite alguns sabonetes

A alcalinidade de alguns sabonetes tende a eliminar o manto ácido natural da pele. Substitua-o por gel ou creme de limpeza suave.

6. Hidrate o rosto todos os dias

Além de reduzir as linhas de expressão e evitar a escamação e o ressecamento, um bom hidratante tornará sua pele saudável e firme, conferindo-lhe uma aparência mais suave e lisa.

Leia também: Aprenda a fazer 3 tipos diferentes de hidratante facial

7. Beba 8 copos de água por dia

A pele deve conter cerca de 15% de água. No entanto, em ambientes de ar condicionado, em que o nível de umidade varia entre 8% e 10%, o grau de evaporação da umidade da pele é mais rápido que a capacidade de reposição.

Leia também: Por que beber água é importante? Veja 6 dicas para se manter hidratado

8. Deixe a pele descansar

De vez em quando, deixe a pele descansar e respirar mantendo-a limpa e sem hidratantes ou maquiagem. Sua pele se beneficiará com a limpeza profunda. Para obter melhores resultados, faça isso após um tratamento facial ou banho de vapor.

9. Use máscara facial

Aplique ácidos de frutas na forma de máscara facial. Usados regular mente, os ácidos e as enzimas das frutas ajudam a eliminar células mortas, diminuem as manchas de envelhecimento e tornam a pele mais luminosa. Em vez de comprar produtos caros, economize fazendo as próprias máscaras.

10. Faça exercícios

Exercícios aeróbicos regulares proporcionam uma pele radiante instantaneamente, além de uma ótima base natural para a saúde. Escolha uma atividade de que goste e torne-a parte de sua rotina diária.

Veja também: 10 aplicativos para malhar em casa e garantir a sua saúde