Faça uma busca
|
Publicado em: 7 de abril de 2021

10 exames que você deve fazer regularmente

Imagem:

No dia 7 de abril é celebrado o Dia Mundial da Saúde. Esta data serve para lembrarmos da importância de cuidar da nossa saúde, para viver bem e preservar as outras pessoas. Identificar doenças de forma precoce é a melhor maneira para tratá-las. Por isso, listamos abaixo 10 exames essenciais que homens e mulheres devem realizar todos os anos.

1. Mamografia

Mulheres a partir de 40 anos devem realizar o exame todos os anos. Caso você tenha histórico de casos de câncer de mama na família, o exame deve começar a ser feito regularmente ainda mais cedo, antes dos 35 anos. Para saber mais sobre a mamografia, confira a nossa entrevista com a Dra. Mariana Rosario, ginecologista e mastologista.

2. Exame de glicemia e colesterol

Esse exame de sangue deve ser realizado desde a infância, com prescrição médica. Para fazer, o paciente deve ficar ao menos oito horas em jejum. Através dele, é possível identificar as taxas de açúcar no sangue. Desta forma, os médicos conseguem diagnosticar precocemente os casos de diabetes, hipertensão e outras doenças crônicas.

3. Hemograma

O hemograma é comumente pedido pelos médicos. Por meio dele, os especialistas avaliam os diferentes elementos do sangue e identificam problemas de saúde, como a anemia.

4. Exame de urina tipo 1

Também conhecido como exame de urina EAS (Elementos Anormais e Sedimento), o teste é importante para atestar o funcionamento do organismo e fornece informações sobre o estado geral de saúde do paciente, além de apontar problemas renais, como infecção.

5. Autoexame da pele

O tipo de doença que mais atinge os brasileiros é o câncer de pele não melanoma, que pode ser evitado com o uso correto e diário do protetor solar. O autoexame é uma maneira de prevenir a doença é uma maneira de prevenir a doença. Caso você identifique a presença de pintas e manchas, é recomendado procurar um dermatologista, que fará uma análise mais apurada e pode pedir uma biópsia para descobrir a origem das marcas.

6. Eletrocardiograma e Ecocardiograma

Os exames são solicitados para atestar as condições do coração. Os médicos costumam pedir que sejam realizados anualmente pelos pacientes com mais de 40 anos de idade. Ele serve para identificar insuficiência cardíaca, arritmias, taquicardias e doenças congênitas.

7. Teste de pressão arterial

Esse exame pode ser realizado até mesmo em casa, com aparelhos digitais ou esfigmomanômetro, desde que a pessoa que manuseie saiba aferir a pressão corretamente. Assim, é possível prevenir riscos de derrame, infarto e descobrir casos de hipertensão.

8. Preventivo

Também chamado de papanicolau, o exame preventivo deve ser realizado por um(a) ginecologista em pacientes a partir dos 18 anos de idade. Através dele, é possível identificar infecções e doenças que atingem os órgãos genitais, além de prevenir o câncer no colo do útero.

9. Ultrassonografia transvaginal

Esse exame também faz parte da lista de testes anuais que as mulheres devem realizar. Se trata de um exame de imagem que diagnostica problemas do aparelho reprodutivo. Com ele, é possível identificar se a paciente tem cistos, miomas, tumores, endometriose e a causa de sangramentos e alterações no ciclo menstrual.

10. Dosagem da enzima de PSA (Antígeno Prostático Específico)

Indicado para homens, esse exame é capaz de identificar inflamações, câncer na próstata e também é uma forma de prevenir a doença. O teste é feito a partir da coleta de sangue e analisa o antígeno prostático específico do paciente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close