Faça uma busca
|
Publicado em: 3 de abril de 2021

6 sintomas de imunidade baixa que você precisa reconhecer

Reconhecer os sintomas de imunidade baixa é fundamental para poder combatê-la.

Imagem: cottonbro/Pexels

Em meio à pandemia de Covid-19, muitas pessoas têm tomado diversas precauções para se manter saudáveis. Lavar as mãos por 20 segundos e praticar o distanciamento social, por exemplo, são fundamentais para prevenir a propagação do vírus. Mas outras medidas também podem ser tomadas para evitar ficar doente.

Também é importante ter um sistema imunológico forte que possa lutar contra os germes com que você possa entrar em contato. Se você notou que fica frequentemente doente, se sente cansado ou tem outros sintomas incômodos que não consegue descobrir, seu sistema imunológico pode estar enfraquecido.

Leia também: Nutrição ortomolecular aumenta imunidade e protege contra Covid-19

O que é imunidade baixa?

mulher doente por causa da baixa imunidade
A função do sistema imunológico é nos proteger de doenças. Imagem: Andrea Picquadio/Pexels

O sistema imunológico é essencialmente o mecanismo de defesa do corpo. Para isso, ele se utiliza dos glóbulos brancos, do timo, do baço, dos gânglios linfáticos e das amígdalas. Sua função é nos proteger contra patógenos como vírus, bactérias ou outros microrganismos que causam doenças. Ou seja, é nos manter o mais saudáveis ​​possível.

Na maioria das pessoas jovens e saudáveis, o sistema imunológico consegue fazer isso. Mas, às vezes, ele não funciona tão bem quanto deveria, deixando os indivíduos mais suscetíveis a doenças.

O que causa a baixa da imunidade?

homem fazendo exame de sangue
Os glóbulos brancos combatem os patógenos no corpo humano. Imagem: Pranidchakan Boonrom

As células imunológicas (os glóbulos brancos) estão constantemente circulando no corpo, através da corrente sanguínea, em busca de problemas. Na maioria das vezes, esses glóbulos brancos fazem seu trabalho, procurando invasores e protegendo o corpo contra eles.

No entanto, muitas doenças diferentes podem afetar o desempenho dos glóbulos branco. Entre elas estão doenças crônicas, como diabetes e câncer, bem como infecções, como o HIV. Outras condições, incluindo algumas doenças autoimunes, como lúpus ou artrite reumatoide, também podem enfraquecer o sistema imunológico.

Certos medicamentos, como corticoides ou drogas para a quimioterapia, usados ​​para combater a inflamação no corpo, também podem baixar a imunidade.

Embora esses medicamentos afetem o sistema imunológico, eles são prescritos porque seus benefícios de combate ou controle da doença superam qualquer possível desvantagem. Além disso, é possível suplementar sua alimentação enquanto toma alguns destes medicamentos, para evitar que o seu sistema imunológico sofra um baque tão grande.

Sintomas

mulher com sintomas de baixa imunidade
Ter resfriados constantemente é um sinal de baixa imunidade. Imagem: Gustavo Fring/Pexels

Fique atento aos sinais abaixo para identificar se a sua imunidade está baixa.

1. Nível de estresse muito alto

Não é por acaso que você tende a ficar doente depois de um grande projeto no trabalho. Ou ainda, após uma situação estressante em casa. O estresse de longo prazo acaba enfraquecendo a resposta do seu sistema imunológico. Dessa forma, você fica mais propenso a contrair doenças.

2. Resfriados constantes

É normal que os adultos tenham dois ou três resfriados a cada ano. A maioria das pessoas se recupera em sete a dez dias. No entanto, se você está constantemente pegando resfriados – ou tem um resfriado que não vai embora –, é um sinal claro de que seu sistema imunológico está enfraquecido.

3. Problemas estomacais frequentes

Se você tem diarreia, gases ou prisão de ventre com frequência, pode ser um sinal de que sua imunidade está comprometida. Afinal, quase 70% do sistema imunológico está localizado no trato digestivo. As bactérias e microrganismos benéficos que vivem ali defendem seu intestino de infecções e apoiam o sistema imunológico.

Baixas quantidades dessas bactérias intestinais benéficas podem deixá-lo em risco para viroses, inflamação crônica e até doenças autoimunes.

4. Feridas que demoram a cicatrizar

A pele humana entra em modo de redução de danos após uma queimadura, corte ou arranhão. O corpo trabalha para proteger a ferida, enviando sangue rico em nutrientes para a lesão a fim de ajudar a regenerar a nova pele.

Esse processo de cura depende de células imunológicas saudáveis. No entanto, se seu sistema imunológico está lento, sua pele não consegue se regenerar no ritmo normal. Em vez disso, suas feridas demoram e têm dificuldade de cicatrização.

5. Infecções frequentes

Se você parece lutar contra infecções frequentes, seu sistema imunológico pode estar enviando sinais de alerta. Os sinais de uma possível deficiência imunológica em adultos incluem:

  • Ter mais de quatro infecções de ouvido em um ano.
  • Desenvolver pneumonia duas vezes em um ano.
  • Sofrer de sinusite crônica ou mais de três episódios de sinusite bacteriana em um ano.
  • Precisar de mais de duas rodadas de antibióticos em um ano.

6. Cansaço constante

Você sabe que, se trabalhar além da conta e dormir pouco, vai acabar se sentindo fatigado. No entanto, se está dormindo o suficiente e ainda se sente exausto, veja se seu corpo está tentando lhe dizer algo. Quando o sistema imunológico está comprometido, o seu nível de energia torna-se baixo. Porque o corpo tenta poupar energia para que o sistema imunológico possa combater os germes.

Em resumo, se você apresentar um ou mais desses sintomas com frequência, procure o médico.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados