Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 8 de março de 2021

Água com gás faz mal? Nutricionista explica

Confira os benefícios de ingerir essa bebida

Imagem: Crédito: kuppa_rock

Para muitas pessoas, sobretudo aquelas que estão abandonando aos poucos o hábito de beber refrigerantes, que são ricos em sódio e em açúcar, a água com gás costuma ser uma opção clássica de acompanhamento das refeições. No entanto, muita gente ainda tem dúvidas se ingerir água com gás faz mal. Ou ainda, se essa bebida é aconselhável para quem sofre com problemas no estômago — como gastrite e úlceras.

Para desvendar essa questão, conversamos com a nutricionista Isabela Andrade. Por isso, continue acompanhando, e se quiser confira também outras matérias sobre alimentos que fizemos:

Há diferença entre os tipos de água com gás?

Talvez você já saiba, mas há duas formas de obtenção da água com gás: a natural e a artificial. Na gaseificação natural, a água é retirada do subterrâneo, onde a junção de minerais e calor formam os gases.

Já na gaseificação artificial, a água é retirada da fonte e, em seguida, retiram de sua composição todo o oxigênio e adicionam gás carbônico, tornando-a gaseificada. Esse é o processo mais utilizado no Brasil.

“A presença do dióxido de carbono na água não gera qualquer impacto na saúde. Mas quem for consumir deve ficar atento ao rótulo, pois algumas marcas adicionam outras substâncias, como saborizantes e adoçantes artificiais, que não fazem bem para a saúde”, explica a nutricionista.

A água com gás realmente hidrata?

agua com gas faz mal? nutricionista revela
Crédito: kuppa_rock

Sobretudo nos meses de maior calor, quando a sudorese se intensifica, a hidratação é fundamental para manter o bom funcionamento do corpo. A ingestão de água ao longo do dia é uma das recomendações básicas que todos os médicos dão, e deve ser seguida para evitar complicações na saúde, como pedra nos rins e queda do sistema imunológico.

“Assim como a água mineral, a água gaseificada também é capaz de hidratar, sendo uma ótima opção para quem quer reduzir o consumo de refrigerantes e sucos industrializados, por exemplo”, explica a nutricionista Isabela.

Em geral, recomenda-se o consumo de 2l de água por dia. Mas vale ressaltar que esse valor pode variar de acordo com o organismo da pessoa e de suas necessidades individuais.

Água com gás faz mal ao estômago?

E quem sofre de problemas no estômago, como gastrite, refluxos e úlceras, pode consumir água com gás? Ou deve evitar?

“A questão em torno da água com gás é que ela é ligeiramente mais ácida (Ph 5 – 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). No entanto, essa acidez nem se compara a dos refrigerantes, por exemplo. Então, quem apresenta problemas no estômago pode, sim, ingerir água com gás, mas é aconselhável que evite excessos, que podem provocar desconfortos gástricos”, explica a nutricionista.

Além disso, outro ponto a favor da água com gás é que alguns estudos científicos a associam a uma maior saciedade.

Graças ao gás presente em sua composição, que parece “encher” mais o estômago, o indivíduo sente-se saciado por mais tempo. E assim, diminui a ingestão de alimentos ao longo do dia. Ou seja, a água com gás pode ser uma aliada do emagrecimento saudável.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados