8 alimentos que causam celulite e que você deve evitar

Descubra quais alimentos que causam celulite que você deve evitar. Entenda como eles contribuem para o surgimentos dos temidos furinhos.

Thaís Garcez e atualizado por Rafaella Gazzaneo | 12 de Março de 2021 às 15:00

dolgachov/iStock -

Com maior incidência entre as mulheres, a celulite é um incômodo que pode ser evitado. Hábitos alimentares mais saudáveis, por exemplo, são um grande trunfo contra os temidos furinhos. No entanto, há também alguns alimentos que causam celulite, contribuindo para o aspecto de casca de laranja nas regiões da coxa, glúteos e quadris.

Muitos desses alimentos estão presentes no nosso dia a dia e são muito desejáveis. Contudo, não trazem muitos benefícios para o organismo como um todo. A gordura e outras toxinas presentes nessas comidas e bebidas ficam aprisionadas na pele e dificultam a renovação das células.

Leia também: Médicos explicam a relação entre alimentação e celulite

Consequentemente, criam retrações e ondulações visíveis, o que chamamos de celulite. Portanto, se você deseja ter uma pele mais lisinha separamos uma lista de alimentos que seria bom cortar do cardápio ou diminuir a sua ingestão. 

Conheça os principais alimentos que causam celulite:

1. Doces

O açúcar é o grande vilão nesse grupo de alimentos. Além de não conter nenhum tipo de nutriente, o açúcar pode levar a diversos problemas de saúde além do aparecimento de celulites. Alimentos industrializados também estão nessa lista. Então, repense o consumo desses alimentos ou busque substitutos. 

2. Farinha refinada

Pão, macarrão, biscoito ou qualquer outro alimento que leve farinha branca na sua composição pode ser um grande estimulante para o surgimento de celulites. São alimentos que causam um acúmulo de toxinas no organismo. Portanto, opte pelas versões integrais. 

3. Frituras

Frituras estando repletas de tudo o que deixa a sua pele com aspecto de casca de laranja: muita gordura. Essa gordura, que não é nada boa, quando aquecida libera ainda mais toxinas. Para não cortar definitivamente salgadinhos e outros alimentos fritos, experimente fazê-los com gordura boa ou no forno. 

4. Embutidos

Alimentos embutidos, como o salame e a linguiça, carregam muita gordura e sódio em sua composição. Dois itens que levam à formação de celulite. Por isso, vale a pena repensar o seu consumo. 

5. Café

Quem diria que o cafezinho poderia ser um vilão na busca pela pele livre de celulites? Mas não precisa se desesperar; a cafeína só causa danos à pele se consumida em excesso. Portanto, evite tomar muito café durante o dia, pois a desidratação e a má circulação, causadas pelo excesso de cafeína podem levar ao aparecimento de furinhos. 

6. Bebidas alcoólicas

O álcool em excesso também pode causar danos a sua pele. As bebidas alcoólicas são ricas em calorias, levando ao aumento de peso e o surgimento de gordura localizada; além de danificar as células. Portanto, não abuse desse tipo de bebida se deseja ter uma pele lisinha. 

7. Refrigerante

Muito açúcar e sódio, tudo o que sua pele não precisa. O refrigerante não tem muitos nutrientes e ainda causa malefícios para o organismo. Mesmo as versões zero causam retenção de líquido e inchaço, levando ao aparecimento de celulites com o passar do tempo. 

8. Ultraprocessados

Salgadinhos, biscoitos recheados, embutidos são exemplos de alimentos ultraprocessados que auxiliam no acúmulo de gordura e inflamação do tecido adiposo. Ricos em sódio, corantes e aditivos químicos além de serem propícios ao aparecimento de celulites, são inflamatórios e prejudiciais à saúde.


Agora que você já sabe os alimentos que causam celulite e que você deve evitar, confira também algumas dicas para ter uma alimentação mais saudável!

Leia também

Celulite: um problema típico da mulher?

Celulite: como surge e qual a melhor opção de tratamento

Médicos explicam a relação entre alimentação e celulite

5 dicas para prevenir o surgimento de estrias

Estrias: saiba o que é e como tratar

Lipocavitação: conheça o tratamento estético para eliminar gordura localizada