8 mitos e verdades sobre alinhadores transparentes esclarecidos

Os alinhadores transparentes são a mais nova tendência no mercado. No entanto, ainda há dúvidas por quem busca esse tipo de procedimento.

Julia Monsores | 21 de Maio de 2021 às 10:57

-

Os alinhadores transparentes são a mais nova tendência no mercado. Completamente diferentes dos aparelhos ortodônticos tradicionais, eles vieram como solução para quem deseja corrigir a posição dos dentes com mais discrição, uma vez que seu material é feito com placas quase invisíveis.

Vantagens dos alinhadores transparentes

Antes de optar pelo uso de alinhadores dentais é necessário realizar uma consulta com um dentista, que irá analisar o seu caso e verificar se esse é o modelo ideal para sua necessidade. Em seguida, são realizadas fotos, raio-x panorâmico e um escaneamento 100% digital. Diferente dos aparelhos fixos, não se usam moldes de massa.

Geralmente, esses aparelhos são compostos de materiais como o acetato, e são bem fininhos — com espessura de apenas 0,75m. E assim, são bem confortáveis e quase passam despercebidos por quem os usa.

Além disso, o tratamento com os alinhadores transparentes também costuma ter um menor tempo de duração para que surta o efeito desejado. E ainda é mais prático! Porque como é removível, você pode higienizá-lo com mais facilidade, e não precisará evitar o consumo de alimentos, como ocorre com os aparelhos fixos, que alimentos mais duros podem causar a quebra dos braquetes.

Assim como ocorre com os clareamentos dentais, que hoje já apresentam diversas possibilidades, a escolha de ajustar os dentes tornou-se muito mais fácil, graças aos avanços tecnológicos e o surgimento de vários tipos de aparelhos.

Apesar desses pontos positivos, ainda há dúvidas por quem busca esse tipo de procedimento. Assim, para esclarecer os principais mitos e verdades sobre esse tipo de aparelho, conversamos com o ortodontista Djalma Faria, que responde às principais questões sobre o uso dele. Confira!

8 mitos e verdades sobre alinhadores transparentes esclarecidos

Imagem: iStock

Os alinhadores transparentes oferecem mais conforto? – Verdade

Djalma Faria: Esses aparelhos oferecem mais conforto, uma vez que oferecem a possibilidade de retirada e também por não possuir metais iguais aos aparelhos fixos, evitando machucar e ferir as bochechas e boca.

Os alinhadores transparentes só podem ser usados em adultos? – Mito

Djalma Faria: Esses aparelhos podem ser utilizados por crianças e adolescentes a partir dos 6 anos de idade (quando normalmente ocorre a troca para os dentes permanentes). Antes dessa fase, não é recomendado.

Utilizar os alinhadores transparentes facilita o processo de higienização? – Verdade

Djalma Faria: O fato dos alinhadores transparentes serem removíveis facilita o processo de limpeza. E isso porque não há empecilhos para a escovação ou para passar o fio dental.

Os alinhadores transparentes só funcionam para casos simples? – Mito

Djalma Faria: Os alinhadores transparentes também funcionam para casos mais complexos de correções dentárias, pois possui tecnologia para todos os níveis de complexidade bucal.

O tratamento com os alinhadores transparentes permite uma maior previsibilidade em relação aos aparelhos convencionais? – Verdade

Djalma Faria: Com tecnologias de estudo, a partir do software sobre a condição da saúde bucal dos pacientes, é possível mostrar as condições até mesmo antes de iniciar o tratamento. 

Os alinhadores transparentes machucam as gengivas? – Mito

Djalma Faria: Os alinhadores não machucam as gengivas, pois no processo de produção há uma tecnologia em que se vê os detalhes para o encaixe na boca de cada paciente.

Esses aparelhos afastam a necessidade de restrições alimentares? – Verdade

Djalma Faria: Os alinhadores transparentes afastam a necessidade de restrições alimentares, pois há a possibilidade de retirar o aparelho para se alimentar, não tendo os impasses impostos por um aparelho fixo.

Não é preciso utilizar contenção após o tratamento com esses aparelhos? – Mito

Djalma Faria: O uso da contenção após o tratamento é extremamente necessário para a manutenção do resultado e, com isso, evitando que os dentes se movam.