8 benefícios da castanha-de-caju que você tem que saber

Você sabia que a castanha-de-caju pode prevenir a diabetes? Confira esse e outros benefícios da castanha-de-caju que você tem que saber!

Laura Oliveira | 20 de Dezembro de 2022 às 13:00

Pote com castanhas de caju - Leila Melhado/iStock

A castanha-de-caju é uma oleaginosa famosa no Brasil. Este fruto do cajueiro é um dos lanches favoritos entre as refeições e pode ser encontrado no mercado durante o ano inteiro. Mas além de deliciosa, ela também é rica em nutrientes e muito benéfica para a saúde. Mas você sabe quais são os benefícios da castanha-de-caju?

Segundo um estudo americano, uma substância presente na oleaginosa pode ajudar a reparar os neurônios. Mas esse não é o único benefícios da castanha-de-caju, confira abaixo alguns outros benefícios desse alimento poderoso.

Leia também: 12 benefícios do chá de gengibre para a sua saúde

1. Melhora a qualidade do sono

Rica em magnésio e triptofano, que são nutrientes que participam da produção de serotonina, a castanha-de-caju é capaz de melhorar a qualidade do seu sono. Isso acontece porque a serotonina é um dos hormônios responsáveis por regular o sono. 

2. Ajuda a combater a diabetes

Por atuar no controle de glicose no sangue, a castanha-de-caju atua no combate a diabetes. Ela é rica em fibras que diminuem a velocidade da absorção dos açúcares que ingerimos. Para entender mais sobre essa doença, confira o que é diabetes, como ocorre e quais são os principais sintomas.

3. Fortalece o sistema imunológico

O zinco presente na composição da castanha-de-caju é importantíssimo. Ele é um mineral potente e com ação antioxidante e anti-inflamatória. Dessa forma, a castanha-de-caju atua diretamente no fortalecimento do sistema imunológico, pois diminui o tempo de duração de resfriados e gripes e acelera a cicatrização de feridas. 

4. Faz bem para o coração

A composição da castanha-de-caju ajuda a diminuir o LDL, conhecido como o colesterol “ruim” e auxilia no aumento do HDL, o colesterol “bom”. Isso ocorre porque suas quantidades favoráveis de gorduras poli-insaturadas e antioxidantes controlam os níveis de colesterol. Conheça outros 18 alimentos que melhoram a saúde do coração. 

5. Protege do envelhecimento precoce

Rica em carotenoides e vitamina E, potentes antioxidantes, a castanha-de-caju combate radicais livres. Dessa forma, ela evita os danos às células saudáveis da pele e, assim, previne a flacidez, as rugas e o envelhecimento precoce. Você sabia que o protetor solar é um importante produto para evitar o envelhecimento precoce? Aprenda agora a escolher qual é o melhor para você e a melhor forma de usá-lo

6. Combate doenças neurológicas

Por ser rica em nutrientes com ação antioxidantes como vitamina E e gorduras poli-insaturadas, a castanha-de-caju evita que as células saudáveis do cérebro sejam afetadas por radicais livres que podem danificá-las. Assim, ela ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas como o Parkinson e o Alzheimer. 

7. Previne a osteoporose

Por ser rica em fósforo, um mineral importante para o fortalecimento da densidade óssea, a castanha-de-caju pode prevenir a osteoporose. Confira outros nutrientes que ajudam a manter saudáveis os ossos, os músculos e as articulações.

8. Ajuda no controle da pressão arterial

O magnésio e o potássio são dois minerais que auxiliam no relaxamento dos vasos sanguíneos e ajudam a expelir o excesso de sódio do organismo. Por estarem presentes na castanha-de-caju, fazem com que ela auxilie nesses processos e também na circulação de sangue, o que controla a pressão alta.

Agora que você já conhece os benefícios da castanha-de-caju, confira também os benefícios da pitaya que você precisa conhecer!

alimentação saudável nutrição benefícios dos alimentos

Leia também

Aprenda como fazer feijão-verde simples

12 benefícios do chá de gengibre para a sua saúde

Alimentos ultraprocessados podem aumentar risco de demência, diz estudo da USP

Quais são os alimentos bons para a pele?

6 benefícios do mirtilo e como consumir a fruta no dia a dia

Alimentos essenciais para a saúde do coração