Faça uma busca
|
Publicado em: 23 de janeiro de 2022

Alimentos essenciais para a saúde do coração

Confira 5 alimentos benéficos para o coração que você deve inserir na sua dieta!

Alimentos essenciais para a saúde do coração Imagem: Brooke Lark/Unsplash

Alguns alimentos contribuem muito para uma boa saúde do coração. A lista dos alimentos abaixo reduzem o risco de arteriosclerose, baixam o colesterol, diminuem a pressão, reduzem as inflamações e neutralizam radicais livres nocivos ao corpo.

1. Amêndoas torradas com a casca

Um punhado de amêndoas contém incríveis 9g de gordura monoinsaturada. Essas ajudam a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom. Escolher amêndoas em vez de um bolo ou batatas fritas para dois lanches por dia pode reduzir o colesterol “ruim” em quase 10%.

A vitamina E natural que existe na “polpa” da amêndoa, e os flavonoides presentes na casca, ajudam a parar o crescimento da placa que entope as artérias. Mas não consuma demais, ou vai acumular calorias.

2. Tomates frescos, secos ou molho

Comer sete ou mais porções por semana diminui em 30% o risco de doenças cardiovasculares, segundo um estudo feito com mais de 35 mil mulheres. De acordo com a pesquisa da Universidade de Oulu, na Finlândia, 30g de ketchup e 400 ml de suco de tomate por dia diminuem em 13% o nível de colesterol “ruim” (LDL) depois de três semanas.

Leia também: vitamina B12: descubra para que serve e a ingestão recomendada

Como? Pode ser o antioxidante licopeno ou os níveis altíssimos de vitamina C, fibra e potássio encontrados no tomate. Cozinhá-los por 30 minutos ou mais aumenta o nível de licopeno. E 15g de tomates secos têm mais potássio, que faz a pressão arterial baixar, do que uma banana média.

3. Abacates

Em um estudo do Instituto Mexicano del Seguro Social, homens e mulheres que comiam um abacate por dia reduziram o colesterol total em 17%. O nível de LDL e triglicerídeos nocivos caiu. E a taxa do bom HDL subiu. Graças, talvez, ao alto nível de gordura monoinsaturada “boa” do abacate. O fruto é ainda repleto de betassitosterol, que diminui o colesterol.

4. Salmão

Entre os peixes ricos em ômega-3, o salmão é o rei. Uma porção contém cerca de 1,8 g de ácido eicosapentaenoico (EPA) e de ácido docosa-hexaenoico (DHA), ácidos graxos que aumentam a saúde do coração. Eles diminuem o risco de arritmias cardíacas fatais e reduzir o colesterol, a inflamação, a arteriosclerose e a formação de coágulos.

5. Aveia

A betaglucana, fibra solúvel presente nos cereais, age como uma esponja. Ela prende os ácidos biliares ricos em colesterol no intestino e os elimina. O resultado são níveis baixos de LDL, porque há menos colesterol para ser absorvido pela corrente sanguínea. Uma tigela grande de aveia por dia – cerca de 225 g – pode reduzir o colesterol em mais 2% ou 3%. É o que sugere um estudo publicado no Journal of the American Medical Association.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados