Faça uma busca
|
Publicado em: 14 de maio de 2021

Benefícios da couve: confira 15 para sua saúde

Rica em vitaminas e nutrientes, a couve proporciona diversos benefícios para a nossa saúde.

Imagem: pilipphoto / iStock

Alguns alimentos que vêm terra são tão ricos em nutrientes e vitaminas que apenas ao incluí-los em uma dieta equilibrada já é possível sentir os benefícios. A couve certamente é um desses alimentos que proporciona inúmeros benefícios para a sua saúde.

Os diferentes tipos de couve e outros vegetais de folhagem verde-escura são excelentes fontes de vitamina C e betacaroteno, que o corpo humano transforma em vitamina A. Uma xícara de couve cozida, por exemplo, tem quase a quantidade diária necessária de vitamina A e bem mais da metade de vitamina C. Outros nutrientes encontrados em uma xícara de couve incluem 20 mcg (microgramas) de folato, 100 mg de cálcio, 1 mg de ferro e 310 mg de potássio. Ela também fornece mais de 1g de fibras e tem apenas 50 calorias.

Tipos de couve

folhas de couve-manteiga em cima da mesa
Existem diversos tipos de couve e cada uma possui benefícios diferentes. (Imagem: bhofack2/iStock)

Pra começar, não existe apenas um tipo de couve. Existem vários e cada um tem seu próprio benefício. Nesse post vamos falar principalmente sobre a couve-manteiga que é a mais comum de ser encontrada e geralmente a mais comum nas casas brasileiras. Mas antes conheça todos as opções! Assim você fica a par de todas e, se quiser, pode até experimentar alguma nova.

  • Couve-manteiga: a mais fácil de encontrar. Tem folhas grandes, verde escuras e lisas com uma leve ondulação nas beiradas. Tem propriedades antioxidantes ajudando a combater radicais livres no organismo, a prevenir o envelhecimento e deixando-o livre de enfermidades.
  • Couve roxa: facilmente confundida com o repolho roxo, pois tem folhas arroxeadas. Rica em cálcio, ferro e vitaminas A, C, E e K. Ajuda na prevenção da catarata e da degeneração macular. Fortalece o sistema cardiovascular e imunológico om suas propriedades antioxidantes.
  • Couve-de-bruxelas: se comparada à couve manteiga, é bem menor além de ter um formato arredondado como um repolho. A cor é mais clara e o sabor mais amargo, devido ao sulforafano, uma substância antioxidante com propriedades anticancerígenas. Tudo isso ajuda a melhorar a imunidade e prevenir doenças.
  • Couve-rábano: pode ser facilmente identificada devido à sua haste inchada. Ideal para diminuir as medidas de forma natural e eficaz, já que tem pouquíssimas calorias. Também possui altos níveis de vitamina A, importante para melhorar a saúde dos olhos.
  • Couve-galega: também é fácil de ser identificada por causa do caule alongado e das folhas mais largas e robustas. Contém grande quantidade de vitamina C, boa para fortalecer o sistema imunológico. Essa couve é muito boa para mulheres que queiram engravidar ou que estão nos primeiros meses devido a sua quantidade de vitamina B9 e ácido fólico.
  • Couve coração-de-boi: tem esse nome por causa de suas folhas grandes em formato de coração. Contém muitas fibras alimentares que facilitam o processo digestivo e o funcionamento do intestino. Ajuda também a prevenir doenças cardiovasculares, como infarto e pressão alta.

Benefícios da couve-manteiga

Além dos antioxidantes, a couve tem muitas propriedades benéficas e pode colaborar para a nossa saúde em diferentes aspectos. Veja abaixo os 15 principais benefícios da couve-manteiga para a sua saúde!

1. Auxilia no processo anti-inflamatório

A couve tem a proporção ideal dos ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 e tal equilíbrio anula a ação pró-inflamatória do ômega-6 e amplifica a anti-inflamatória do ômega-3.

2. Fortalece a imunidade

Rica em várias vitaminas como a vitamina C, a couve fortalece e auxilia as defesas do corpo. Em 100g da folha crua há 96,7 mg de vitamina C, já na refogada há 76,9 mg. A recomendação é que um adulto consuma diariamente 75 mg a 90 mg de vitamina C.

3. Possui ação desintoxicante

A famosa função de desintoxicar da couve virou febre já tem algum tempo, e sim, é verdade. Claro que alimento nenhum faz milagre, entretanto a concentração de compostos isotiocianatos (ITCs) ajudam a remover as toxinas do organismo e a combater os radicais livres.

4. Ajuda a prevenir doenças oculares

A luteína e a zeaxantina são dois carotenoides presentes na couve que auxiliam na prevenção da catarata e outros distúrbios oculares muito comuns.

5. Rica fonte de minerais

A couve é rica em minerais, alguns, como o magnésio, são comumente deficientes em diversas pessoas. É uma ótima fonte de cálcio, magnésio e potássio. Outra vantagem em relação aos minerais é que a couve é pobre em oxalato, uma substância comum em outros vegetais escuros que inibe a absorção de minerais.

6. Ajuda a manter a saúde dos dentes e ossos

A fonte de cálcio ajuda a manter a saúde dos dentes e dos ossos.

7. Auxilia no combate ao diabetes

O magnésio encontrado na couve é um mineral essencial para o bom funcionamento do organismo. A quantidade ideal de magnésio evita o desenvolvimento de doenças cardíacas e do diabetes tipo 2.

8. Combate o colesterol

Uma das funções do colesterol no organismo, é ser transformado em ácidos biliares que ajudam a digerir gordura. O problema é depois que cumpre a sua função, o colesterol é reabsorvido na corrente sanguínea.

A couve tem substâncias que sequestram os ácidos biliares, eliminando o colesterol e baixando os níveis do mesmo na corrente sanguínea. Isso reduz os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Estudos mostram que a couve cozida no vapor tem a função de ligação do ácido biliar aumentada. É quase 50% tão potente quanto os medicamentos utilizados para esse mesmo fim.

9. Rico em vitaminha C

Essa vitamina é um dos nutrientes necessários para o organismo, mas cujo mesmo não produz, portanto, deve ser absorvida de alimentos. A couve é considerada o alimento que mais contém vitamina C.

10. Auxilia no tratamento da gastrite

O alto teor de glutamina, o aminoácido preferido do estômago e intestino delgado, presente na couve promove a saúde digestiva e sua imunidade, além de recuperar a mucosa gástrica. Por essa função, a couve ajuda no tratamento da gastrite.

11. Previne o câncer

Rica em clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas, a couve exerce uma ação protetora contra agentes cancerígenos.

12. Previne a anemia

O alto teor de ferro e vitamina C da couve favorecem a absorção de ferro proveniente de outros vegetais.

13. Reduz o inchaço

Por melhorar o funcionamento intestinal, evita o acúmulo de gases e prisão de ventre que podem causar o inchaço.

14. Auxilia no emagrecimento

Além de tudo, a couve pode auxiliar no emagrecimento. Ela dá uma sensação de saciedade diminuindo a nossa necessidade de comer mais. Ela também tem baixo teor calórico e alto teor de fibras, proteínas e nutrientes que contribuem para a perda de peso.

15. Rica em ácido fólico

Por sua riqueza de fibras, nutrientes e vitaminas, a couve é recomendada para a dieta das gestantes. O ácido fólico tem papel fundamental no processo da multiplicação celular, sendo assim, ainda mais imprescindível durante a gravidez.

Como consumir a couve

Couve picada pronta para servir para Benefícios da couve: confira 15 para sua saúde
A couve é um alimento muito versátil e combina com diversos pratos. (Imagem: Marcio Dantas / iStock)

Existem várias maneiras consumir a couve. Se você tiver um grande amor por vegetais, é possível lavá-la bem e comê-la crua, desfiada em saladas ou sopas, por exemplo. Porém, se você preferir prepará-la, também existem diversas formas de como fazer couve.

Você pode incluí-la em pratos brasileiros tradicionais como feijoada, no famoso cozido. Para o dia a dia, pode colocar no feijão normal ou desfiá-la e fazer refogada no alho, cebola e óleo, ou no vapor. Se você não aprecia muito o amargor da couve, opte por retirar tudo ou a maior parte do talo dela antes de prepará-la, isso vai ajudar a amenizar esse gosto.

Além disso, o suco de couve, conhecido como suco detox, também é extremamente útil e eficaz para absorver os nutrientes que ela oferece. Um dos benefícios do suco da couve quando inseridos na dieta é o controle da gastrite ao longo de algumas semanas.

Suco detox de couve

Suco de couve para Benefícios da couve: confira 15 para sua saúde
O suco de couve é fácil de ser preparado. (Imagem: SherSor / iStock)

Ingredientes:

  • 3 folhas de couve
  • 1 copo de água
  • hortelã a gosto
  • Pedaço de 1 cm de gengibre
  • 2 fatias de abacaxi (ou maçã)

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador por uns 2 ou 3 minutos. Se ficar muito grosso, adicione um pouco de água. Tente não coar nem adicionar adoçantes ou açúcar.

Suco de couve com limão

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • suco de 2 limões
  • ½ copo de água

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador por 2 ou 3 minutos. Se achar que está amargo ou azedo demais, você pode adicionar meia maçã também e adicione um pouco mais de água. Mas sempre evite adoçar o suco.

Suco de couve com laranja

Ingredientes:

  • 2 folhas de couve
  • suco de 1 laranja
  • ½ copo de água

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador por 2 ou 3 minutos. Se você achar que o suco de laranja pode dar uma amenizada no amargor da folha, adicione um pouco mais dele na receita.

Como armazenar a couve

A melhor forma de consumir a couve é fresca. Para mantê-la o mais fresca possível, lave-as bem, seque e guarde as folhas na geladeira com pedaços de papel toalha entre elas, de preferência naquelas gavetas especiais que as geladeiras geralmente tem. Esses locais são mais frios e, portanto, mais apropriados para os vegetais e frutas que podem estragar mais depressa.

Congelar a couve também é uma opção. Lave bem as folhas, seque-as muito bem e então separe em porções já picadas e, de preferência, já sabendo a quantidade que irá utilizar em cada refeição que for preparar. Opte por potes herméticos, vasilhas de plástico com uma boa vedação ou saquinhos. Quando for utilizá-las, descongele as folhas diretamente no cozimento e não na temperatura ambiente.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados