Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 31 de março de 2021

Chocolate realmente faz mal para a pele? Dermatologistas explicam

Apesar de ser rico em antioxidantes, o chocolate pode aumentar a produção de sebo na pele

Imagem: iStock

Se até agora a pandemia do Covid-19 e os dias de isolamento em casa já não foram motivos suficientes para que você se permitisse o “pecado da gula”, a chegada da Páscoa sem dúvidas pode ser a carta-branca para o aumento do consumo de chocolate neste período. Mas se você faz parte do time dos que não abrem mão daquele ovo recheado com várias camadas de chocolate, daquele pão de mel caprichado, ou das (muitas) caixas de bombom, aqui cabe um alerta: o exagero pode provocar reações adversas em sua pele, como o aparecimento de acnes.

Embora seja um ótimo antídoto contra o estresse, hipertensão arterial e até mesmo o mau humor, se for consumido de forma exagerada pode fazer mal, principalmente para a sua pele.

O que há por trás do chocolate?

Uma coisa é fato: o chocolate é um alimento rico em antioxidantes, que são substâncias que combatem os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular. No entanto, esse não é um sinal de que o seu consumo está liberado a torto e a direito. E isso porque os demais ingredientes presentes na composição do chocolate não são lá muito saudáveis.

Leia também: Confira aqui 7 alimentos ricos em colágeno para garantir uma pele jovem.

“O cacau é um potente antioxidante, muito rico em polifenóis, que ajudam a prevenir o envelhecimento. Portanto, não é ele o responsável pelos malefícios, mas sim o leite e a gordura saturada que são adicionados a ele no preparo do produto final”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Segundo a dermatologista, o chocolate ao leite e o chocolate branco devem ser evitados, pois podem inclusive prejudicar o colágeno da pele.

“Eles têm alto índice glicêmico, ou seja, faz o açúcar no sangue subir rapidamente, ocorrendo um pico na liberação de insulina para compensar. Esse mecanismo causa o aumento da produção de sebo e da oleosidade da pele, que pode levar ao desenvolvimento ou a piora da acne. Além disso, esse alto teor de açúcar nas células danifica o colágeno e a elastina, provocando envelhecimento, rugas e flacidez. Chama-se glicação”, detalha Dra. Ana Paula.

O médico Dr. Franklin Veríssimo, que atua com medicina estética em Fortaleza (CE), também destaca os benefícios do cacau para nosso organismo.

“Para aproveitar os benefícios do alimento para a pele, cabelos e até mesmo unhas é necessário apreciá-lo com moderação, já que é um alimento calórico, rico em gordura e açúcar. Em doses moderadas e dando preferência ao chocolate amargo, o produto é bom para a pele, pois o chocolate possui antioxidantes, gorduras boas, vitaminas e minerais”, explica o Dr. Franklin.  

Máscara facial de cacau

aprenda a fazer uma mascara de chocolate para o rosto
Crédito: kazmulka/iStock

Mas além de ser consumido, você sabia que o chocolate também pode também ser usado como um aliado da beleza nas rotinas de skincare? Mas calma… Não é aquela barra de chocolate ao leite que você ganhou da sua tia na Páscoa, e sim um pouco de cacau e outros ingredientes.

“As máscaras de chocolate podem ser indicadas para peles muito secas ou fotoenvelhecidas”, destaca a dermatologista Dra. Ana Paula.

Como o cacau tem um grande poder de hidratação, é possível aplicá-lo em máscaras faciais caseiras.

Segundo a Dra. Bomi Hong, dermatologista membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ao preparar a máscara em casa é necessário ter alguns cuidados para não contaminá-la. Por isso, lave bem as mãos antes de manusear o produto e aplicá-lo no rosto.

Além disso, a médica também recomenda fazer um teste na pele (deixar no braço de 5 a 10 minutos) antes de aplicar no rosto, uma vez que qualquer máscara caseira pode causar irritação em peles mais sensíveis.

A Dra. Bomi ensina um passo a passo para fazer máscara de chocolate em casa: 

  • Passo 1 – Antes de aplicar a máscara, limpe o rosto com água morna;
  • Passo 2 – Esquente uma toalhinha por alguns segundos no micro-ondas para expor a pele do rosto no vapor, para fazer com que os poros se abram;
  • Passo 3 – Misture duas colheres de sopa de cacau em pó sem açúcar, 1 colher de sopa e meia de leite, meia colher de mel e misture bem;
  • Passo 4 – Aplique a mistura no rosto e no pescoço;
  • Passo 5 – Deixe de 15 a 20 minutos e lave o rosto com água;
  • Passo 6 – Após lavagem recomendo passar um hidratante do tipo sérum no rosto”, detalha a dermatologista Dra. Bomi Hong.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados