Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de fevereiro de 2021

Como clarear axilas e virilhas com métodos naturais

Saiba como alguns ingredientes que você tem em casa podem ajudar a deixar a pele mais uniforme

Imagem: Harbucks/iStock

Todo mundo deseja mudar alguma coisa que incomoda no próprio corpo. A boa notícia é que algumas delas são bem simples de resolver, como clarear axilas e virilhas. Apesar de existirem diversas receitas caseiras para solucionar esse problema, é preciso cuidado, pois certas “soluções” podem agravar o problema.

Leia também: Odor excessivo pode ser bromidrose; médico explica tratamentos

Por isso, selecionamos alguns métodos naturais e seguros para você ter axilas e virilhas em tons mais uniformes. São cuidados simples que podem ser facilmente incorporados ao seu dia a dia. Mas antes, descubra a razão da pele escurecer nessas regiões.

Principais causas do escurecimento

Observando com atenção é possível perceber que as regiões da pele que mais escurecem encontram-se longe da exposição solar. Além disso, estão localizadas em lugares onde tem atrito diário, como a parte interna da coxa e embaixo do braço.

depilação com lâmina
Imagem: Photodjo/iStock

Sendo assim, esses são dois dos principais motivos para que a pele tenha um tom mais escuro: o atrito entre a pele e a falta de sol. Quando a pele sofre os efeitos da constante fricção ela cria uma camada mais espessa e sofre uma hiperpigmentação, como forma de proteção.

Vale dizer que pessoas de pele negra, por terem mais melanina, sofrem mais com esse processo.

Mas não são só esses os causadores do escurecimento da pele. Alergia, por exemplo, pode ser um dos fatores. Outro fator muito comum é o uso de gilete para depilar, pois o contato do material com a pele também pode ocasionar hiperpigmentação. Por isso, os dermatologistas aconselham a depilação a laser a quem tem esse tipo de problema.

Como clarear axilas e virilhas

Atualmente, existem diversos tratamentos dermatológicos que conseguem devolver a cor natural da pele. Dermocosméticos também podem ser a solução desse desconforto. Entretanto, esses são métodos que demandam um bom investimento financeiro.

creme clareador
Imagem: Bogdan Kurylo/iStock

Há, porém, soluções mais simples que podem te ajudar a recuperar a pigmentação original da pele sem gastar muito. São produtos que usamos no nosso dia a dia que, misturados com os ingredientes certos, oferecem um bom resultado.

Bicarbonato de sódio

Misturando 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio com 200 ml de leite de rosas você terá uma pasta poderosa. Basta aplicar nos locais escurecidos e deixar agir por 15 minutos. Em seguida, enxague com água morna e passe um creme hidratante. Repita esse processo 2 vezes por semana.

bicabornato de sódio
Imagem: EKramar/iStock

Água de arroz

Se antes você descartava a água na qual deixava o arroz de molho, não faça mais isso. O líquido resultante de 12 horas de molho – de 1 xícara (chá) de arroz em 250 ml de água filtrada – pode ser o remédio que você procurava. Aplique na pele limpa pela manhã e à noite. O que sobrar pode ser acondicionado na geladeira, mas só por dois dias.

arroz de molho
Imagem: Guiyuan/iStock

Gel de babosa

A babosa, ou aloe vera, é uma planta que oferece inúmeros benefícios para o organismo; inclusive clarear a pele. O gel extraído de apenas uma folha de babosa já será o suficiente. Aplique no local e deixe agir por no máximo 15 minutos. Após esse período, é só enxaguar.

gel de babosa
Imagem: mescioglu/iStock

Existem outros métodos caseiros que podem ajudar a clarear axilas e virilhas. Mas nunca utilize misturas que levem suco de limão e água oxigenada, pois podem causar queimaduras, manchas e irritação na pele.

Além disso, evitem roupas justas ou que favoreçam a fricção no local escurecido. Mas se depois dessas tentativas caseiras as manchas permanecerem, consulte um dermatologista para o tratamento mais adequado.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados