Como combater o efeito do álcool com a alimentação?

Não é preciso banir o álcool de sua dieta para permanecer saudável. Você deve apenas cultivar bons hábitos alimentares. Saiba como aqui.

Rayane Santos | 21 de Setembro de 2021 às 12:00

DisobeyArt/iStock -

No seu fim de semana não pode faltar uma dose de álcool? Você vai direto do trabalho para o barzinho e fica até a hora de fechar? Ou vai para boates e fica até de manhã? Se a resposta for sim, é fácil deixar que as bebidas e os aperitivos substituam os alimentos nutritivos de que você precisa para se manter saudável e em forma.

Leia também: A verdade sobre os riscos de beber

Aqui vai uma boa notícia: não é preciso abandonar a rotina de noitadas por completo para permanecer saudável. Tudo o que você precisa é cuidar da sua alimentação diária para que os efeitos do álcool não prejudiquem sua saúde e bem-estar. Confira a seguir dicas de como fazer isso.

As calorias “vazias” do álcool

Existem sete calorias em cada grama de álcool, quase a mesma coisa que em um grama de gordura (que contém nove). Um copo de vinho tem cerca de 85 calorias e, um copo de cerveja, 180. Tirando seu conteúdo calórico, o álcool não tem o menor valor nutritivo.

Não há problema em saborear alguns drinques de vez em quando, mas beber muito e sempre faz mal para a saúde e pode ser perigoso. O álcool é absorvido rapidamente pela corrente sanguínea e distribuído pelos tecidos. Depois é quebrado pelas enzimas do fígado. O tempo que demora para isso acontecer varia de acordo com sua idade, sua forma física, seu peso e a eficiência de seu fígado.

A dieta dos baladeiros

Uma alimentação variada e balanceada vai fornecer toda a energia e todos os nutrientes saudáveis de que você precisa para levar uma vida agitada. Você deve tentar comer no mínimo cinco porções de frutas e legumes por dia. Evite comer besteiras como batata frita, chocolate e alimentos com muito açúcar, sal ou gordura.

Leia também: Conjunto de escolhas saudáveis: entenda a importância

Para manter estáveis seus níveis de energia, você precisa comer em intervalos regulares. Isso ajuda a prevenir a fadiga e garante um suprimento regular de nutrientes para todo o corpo. Também é importante manter bons níveis de líquidos. Beba, no mínimo, oito copos de água por dia e intercale-os com copos de sucos de frutas para obter uma proteção antioxidante adicional.

Como cortar os efeitos do álcool

Você pode consumir certos alimentos para adiar os efeitos negativos do álcool. Por exemplo, antes de ir a uma festa, tente fazer uma refeição rica em carboidratos. Você pode comer massas, arroz ou batata. Isso vai frear a absorção do álcool.

As seguintes dicas também podem ajudar:

Lidando com a ressaca

Beba pelo menos três copos de água antes de ir dormir e beba mais quando acordar. Os sintomas da ressaca são causados, principalmente, pela desidratação, e a água ajuda a expelir as toxinas.