Faça uma busca
|
Publicado em: 20 de outubro de 2021

Exagerou? Saiba escolher o melhor remédio para ressaca

Exagerou na bebida? Veja como se recuperar da ressaca de forma natural

Imagem: bobaa22/iStock

A ressaca não mata e não dura muito. Ainda assim, pode fazer a mais resistente das pessoas se enroscar como um tatu-bola e gemer como um bebê antes de recorrer a um remédio para ressaca. O que causa o horrível mal-estar? Não, esta pergunta não é uma pegadinha. Você provavelmente não sabe que bebida alcoólica em excesso sobrecarrega a capacidade da enzima álcool desidrogenase (ADH) de metabolizar a substância no fígado.

Dessa forma, a cabeça começa a martelar, o estômago se revolta e o corpo fica prostrado. Temperança ou abstinência são as únicas formas de evitar o problema, mas alguns remédios caseiros para ressaca podem tornar o dia seguinte um pouco mais tolerável.

Como curar a ressaca?

Prevenção, prevenção, prevenção! Lembre-se de seguir estas dicas simples para nunca mais precisar escolher um remédio para ressaca:

  • Coma algo antes de beber. Ter alimento no estômago – em especial alimentos que contêm amido e gordura – desacelera a absorção do álcool pelo corpo.
  • Prefira os destilados claros no lugar dos escuros, como vodca e gim (quanto melhor a qualidade, melhor). Destilados mais escuros contêm maiores quantidades de substâncias tóxicas chamadas congêneres. Elas contribuem para as ressacas.
  • Enquanto estiver bebendo, procure ingerir um copo de água entre cada bebida alcoólica. Isso diminui sua ingestão e ajuda a evitar a desidratação.
  • Tome uma dose de 50 mg de vitamina do complexo B antes de começar a beber e outra enquanto estiver bebendo. Isso ajuda a aliviar ressaca.

A melhor “cura” é a prevenção. Então, experimente substituir as bebidas alcoólicas por refrigerantes ou água. Depois de beber, reidrate-se com dois copos de água antes de ir para a cama.

Mas, se passar do ponto, confira as dicas a seguir:

Qual é o melhor remédio caseiro para ressaca?

Você já deve ter se perguntado, ou até mesmo perguntado para um amigo, o que é bom para a ressaca. De certa forma, não existe unanimidade. Isso porque, cada organismo é único e reage de maneira diferente a ressaca. Dessa forma, existem divergências quanto ao tratamento. Sendo assim, se apegue a opção que melhor funcionar para você, sem testar todas juntas para não sobrecarregar o organismo.

Ressaca com vômito? Faça um chá de gengibre

remédio para ressaca
a_namenko/iStock

O gengibre acalma o estômago na manhã do dia seguinte, diminuindo a náusea e acelerando o metabolismo. Adoce com bastante mel – isso ajudará a queimar o álcool que ainda restar no organismo. Conheça outros benefícios do gengibre.

Tome um caldo com cubos de gelo

remédio caseiro para ressaca
istetiana/iStock

Caldos de carne, aves, peixe ou legumes repõem o sal e o potássio e ajudam o corpo a se reidratar. Bebê-lo frio é mais revigorante. Além disso, ajuda a acordar o organismo ainda letárgico devido ao álcool.

Acorde para o café após a ressaca de cerveja

remédio natural para ressaca

A cafeína, um estimulante do sistema nervoso central e vasoconstritor, acalma temporariamente a cabeça dolorida e fornece bastante energia para sair porta afora na manhã seguinte. Mas nunca, jamais faça do café sua saideira, pensando que depois estará sóbrio o suficiente para dirigir. Você não está. Chame um táxi ou então eleja alguém (sóbrio) como seu motorista.

Reidrate-se como um jogador

como curar ressaca
Prostock-Studio/iStock

Antes de ir para a cama, beba dois copos de 250 ml de uma bebida isotônica. Isso ajudará a evitar a desidratação e pode afastar uma dor de cabeça - veja como diferenciar dor de cabeça de enxaqueca.

Reidrate-se para curar a ressaca

o que é bom para ressaca

O álcool é um diurético que incentiva a produção de urina, portanto beba muita água para se livrar daquela língua saburrosa e da dor de cabeça. Aposte também em sucos para reidratar e repor os nutrientes perdidos com o excesso de bebida.

Mel com torradas

O açúcar concentrado no mel transforma as toxinas do álcool que estão no corpo em ácido acético, que é queimado como parte do ciclo metabólico normal. A torrada também é fonte de potássio e sódio, que ajudam o corpo a lidar com a situação.

Ovos para o café da manhã

Você pode ansiar por uma fritada, mas é de ovos que você realmente precisa. Eles contêm cisteína, um aminoácido que ajuda a limpar as toxinas do seu organismo. Mas nada de ovo cru! Cozinhe os ovos para evitar enjoo.

Infusão para ressaca

Não se trata de uma cura, mas pode fazer sua manhã começar de uma forma menos penosa. Esta receita reidrata o corpo e diminui a acidez gástrica.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de suco fresco de limão-siciliano
  • 1 colher (chá) de mel
  • ½ colher (chá) de bicarbonato de sódio
  • 1 pitada de sal
  • 250 ml de água fria

Modo de preparo

Misture o suco de limão, o mel, o bicarbonato de sódio e o sal na água e beba.

ATENÇÃO!

ChristianChan/iStock

Chame uma ambulância se você estiver com uma pessoa que esteja bebendo muito e ela ficar confusa, vomitar persistentemente ou ficar inconsciente. Esses são sinais de intoxicação alcoólica.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close