Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Artigo exclusivo para assinantes!
Cadastre-se para continuar lendo!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 3 de abril de 2021

5 chás diuréticos para acabar com a retenção de líquidos

Use o poder dos chás diuréticos para viver melhor e diminuir o inchaço.

Imagem: Valeria Boltneva/Pexels

Está sofrendo com a retenção de líquido e não sabe o que fazer? Uma boa solução para resolver esse problema pode ser tomar os famosos chás diuréticos. Alguns chás podem ajudar a evitar a retenção de líquidos de forma simples e natural. Mas, atenção, é preciso tomar alguns cuidados pois o excesso pode acarretar em problemas de saúde. Por isso, antes de começar qualquer tratamento caseiro, procure um médico para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro.

O que é a retenção de líquidos? Por que ocorre?

A retenção de líquidos ocorre quando o excesso de fluidos se acumula dentro do corpo, especificamente no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades. A retenção de líquidos costuma causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos e pernas. Existem vários motivos pelos quais isso acontece, muitos dos quais não são graves.

Algumas mulheres podem apresentar retenção de líquido durante a gravidez ou antes da menstruação. Pessoas sedentárias, ou que vivem acamadas, também podem ser afetadas. Também é possível apresentar retenção de líquido após longos voos.

Leia também: Chá para diabetes: 5 chás para controlar naturalmente a glicemia

No entanto, a retenção de água também pode ser um sintoma de uma condição médica grave, como uma doença renal ou uma insuficiência cardíaca. Por isso, caso você esteja enfrentando retenção súbita ou grave de líquido, é necessário procurar atendimento médico imediatamente.

No entanto, nos casos em que o inchaço é leve e não há nenhum problema de saúde subjacente, você pode reduzir a retenção de água com algumas atitudes simples, como tomar chás diuréticos.

Chás diuréticos para retenção de líquidos

bandeja com xícara de chá diurético
Chás possuem diversos benefícios para a saúde. (Imagem: Tatiana Syrikova/Pexels)

Um dos muitos benefícios dos chás é o de auxiliar no fim da retenção de líquidos. Para aproveitar esses benefícios, basta tomar entre uma e três xícaras por dia. Além disso, eles também podem ser muito úteis para acelerar o metabolismo e reduzir o colesterol ruim.

Confira abaixo 5 chás que podem te ajudar a reduzir a retenção de líquidos:

1. Chá verde

O chá verde já é um velho conhecido de quem deseja perder peso, mas ele também é excelente para evitar o inchaço no corpo. Ele também é muito útil para evitar a diabetes e reduzir o colesterol ruim. Beba no máximo 3 xícaras por dia.

2. Chá de cavalinha

O chá de cavalinha também pode te ajudar a evitar a retenção de líquidos! Rica em cálcio, fósforo e magnésio, a cavalinha também ajuda no controle da pressão arterial e na queima de gordura localizada. No entanto, é preciso atenção: beba no máximo 600 ml do chá por dia.

3. Chá de hibisco

O chá de hibisco também é excelente para evitar a retenção de líquidos por possuir efeitos diuréticos. Esse chá também funciona muito bem para melhorar a saúde do fígado e diminuir a pressão arterial. Beba no máximo 500 ml por dia.

4. Chá de louro

Além de funcionar como expectorante e possuir ação antifúgica, o chá de louro é ótimo para diminuir a retenção de líquido. Para absorver o máximo dos nutrientes do chá de louro, beba no máximo 3 xícaras por dia.

5. Chá de gengibre

O gengibre é considerado um superalimento, logo seu chá também é ótimo para a saúde. Além de benefícios como evitar a retenção de líquidos, o chá de gengibre também é excelente para pessoas alérgicas.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados