Faça uma busca
|
Publicado em: 29 de março de 2021

Como fazer chá de cavalinha e quais os benefícios

Embora proporcione diversos benefícios para a nossa saúde, o chá de cavalinha deve ser tomado com cautela.

Imagem: Madeleine_Steinbach/iStock

A cavalinha é uma erva medicinal com muitos benefícios. Muito utilizado para combater a retenção de líquido, o chá de cavalinha pode também auxiliar no tratamento de infecções urinárias, fortalecimento dos ossos e emagrecimento. 

A forma de consumo mais comum da cavalinha é através do chá, mas também existem cápsulas. Embora possa proporcionar diversos benefícios à saúde, o consumo da erva medicinal precisa ser moderado e, de preferência, deve ser feito com acompanhamento médico, por conta dos seus efeitos colaterais. 

Quais os benefícios do chá de Cavalinha?

Chá de cavalinha
A cavalinha é uma erva medicinal com muitos benefícios. (Imagem: LianeM/iStock)

A cavalinha possui uma série de benefícios e deve ser utilizada com moderação, para evitar problemas. Dentre os benefícios da cavalinha estão sua ação fungicida e bactericida, sendo eficaz em fungos como o da candidíase e bactérias como Staphylococcus aureus e Escherichia coli

Leia também: Chá de louro: aprenda a fazer e conheça os benefícios

Outro grande benefício da cavalinha é a sua ação diurética, que auxilia no combate à retenção de líquidos. Além disso, o chá auxilia no controle da pressão arterial, combate a infecção urinária e ajuda no tratamento de outras infecções e problemas do trato urinário. 

Por possuir também uma ação antioxidante, anti-inflamatória e desintoxicante, a cavalinha é capaz de auxiliar no processo de emagrecimento. Além disso, o consumo do chá pode auxiliar na queima de gordura localizada e ajudar na eliminação de líquidos que podem gerar aumento de peso.

Pele, unhas e ossos também se beneficiam com a cavalinha. A erva é rica em cálcio, fósforo e magnésio, que são importantes para o fortalecimento dos ossos. Além disso, a sílica presente na cavalinha favorece a saúde das unhas. Sua ação adstringente, anti-inflamatória e antioxidante são grandes aliados para uma pele saudável e hidratada. 

Quais as contraindicações do chá de Cavalinha?

Chá de cavalinha
O chá de cavalinha é contraindicado para grávidas e lactantes (Imagem: LianeM/iStock)

O chá de cavalinha possui muitos benefícios, no entanto não é recomendado para mulheres grávidas, lactantes e pessoas com pressão baixa, insuficiência cardíaca e doenças renais. Seu uso também não deve ultrapassar uma semana, exceto em caso de recomendação médica. 

O efeito diurético da cavalinha é certamente um benefício. No entanto, caso consumida em excesso, pode prejudicar a saúde, causando perda de sais minerais importantes. O consumo excessivo da cavalinha pode causar também: diarreia, fortes dores de cabeça, pancreatite, desidratação, fraqueza muscular e problemas cardíacos. 

Como preparar o Chá de Cavalinha?

Ingredientes:

  • 5 colheres de talo de cavalinha
  • ½ litro de água

Modo de Preparo:

Ferva a água e, em seguida, coloque a cavalinha. Deixe descansar por cerca de 10 minutos e depois beba o chá. O ideal é que você consuma essa bebida após o almoço e o jantar.

Conheça outros chás que fazem bem para a saúde

Chás
Muitos chás possuem benefícios medicinais (Imagem: Creative-Family/iStock)

Existe uma série de chás que fazem bem para a saúde. Cada um age de uma forma diferente no nosso organismo. Confira abaixo uma lista de chás e seus benefícios:

Chá de gengibre: Tem ação bactericida, fungicida, antioxidante antisséptico e anti-inflamatório. Alivia náuseas mesmo em grávidas e pacientes quimioterápicos. 

Chá de erva-doce: Atua na melhora de cólicas intestinais e menstruais, combate o resfriado, aumenta a imunidade, tem ação diurética, diminui os sintomas da menopausa e combate a insônia.

Chá de hibisco: Atua no emagrecimento, melhora do funcionamento do fígado, pressão arterial, controle do colesterol e tem ação diurética.

Chá de boldo: Estimula o bom funcionamento do fígado, tem ação diurética, antioxidante, auxilia no tratamento da gastrite e intolerância alimentar e melhora os sintomas da ressaca.

Chá de canela: Atua no controle da glicose, colesterol e triglicerídeos. Além de ser eficaz no combate ao resfriado e sintomas da TPM.

Chá de louro: Tem efeito anti-inflamatório, melhora o funcionamento do fígado, ameniza cólicas menstruais e previne pedras nos rins. Tem efeito expectorante, calmante, ajuda no controle dos níveis de glicose e auxilia na digestão. 


Atenção:
Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico ou farmacêutico.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados