Faça uma busca
|
Publicado em: 16 de fevereiro de 2021

Cosmética natural é segredo para pele linda no verão

Descubra a importância da cosmética natural e como tratar da sua pele no verão com ingredientes naturais, livres de toxinas.

Imagem: Foto de: shironosov / iStock

É difícil achar alguém que não goste de cuidar da própria pele. E, no verão, esse hábito deve ser feito de forma ainda mais constante e com muito mais cuidado. E isso porque neste período a pele sofre bem mais agressões do que o normal.

Portanto, saber como cuidar da pele de modo apropriado, utilizando cosméticos naturais, é fundamental para quem quer garantir a beleza e a saúde.

O que é a cosmética natural?

pele perfeita
Imagem: iStock

Antes de qualquer coisa, é preciso saber do que se trata a cosmética natural. Por isso, entrevistamos a especialista em dermatologia, Patrícia Silveira, responsável pela página @dermagreen no Instagram, focada em dermatologia natural.

Ela diz que os cosméticos naturais têm a proposta de serem mais limpos; com menos ingredientes químicos e sintéticos, e com menos ingredientes suspeitos que estudos atuais revelam que podem ser prejudiciais à saúde.

“Os riscos seriam, inicialmente, alergias, que são normalmente os efeitos colaterais precoces com o uso dos cosméticos tradicionais. E a médio e longo prazo pode haver também alterações do sistema reprodutor. Endometriose, infertilidade, aumento do risco de câncer de mama, alterações relacionadas à glândula tireoide etc. Isso tudo porque estudos mostram que certos ingredientes de cosméticos comuns são capazes de causar alterações no nosso corpo”, alerta a médica.

Ela também resume que: “a proposta da cosmética natural é ter ingredientes basicamente de origem natural e usar conservantes que sejam mais seguros e certificados por certificadoras de cosméticos orgânicos pelo mundo. Isso faz com que a formulação de um cosmético seja menos tóxica e menos quimicamente prejudicial à saúde.”

Ingredientes naturais para utilizar na pele no verão

skincare pele saudavel
Imagem: iStock

O verão é uma época em que a pele sofre mais agressões pelo calor, pelos raios solares, vento, areia, cloro e outros agentes externos. Consequentemente, também é a época que fica mais sensível e requer mais cuidados.

Leia também: dermatologista alerta para cuidado com efeito rebote na pele no verão

Para uma skincare de verão com receitas caseiras e naturais, a médica recomenda o uso de máscaras de argilas para melhor controle da oleosidade da pele, que fica muito ativa durante a estação. E ela também menciona os benefícios dos hidrolatos.

“As argilas tem ação anti-inflamatória, de controle de oleosidade, de remineralizar a pele, de ajudar na cicatrização, então ajuda muito as peles oleosas. Elas podem ser associadas aos hidrolatos, que são águas com propriedades fitoquímicas de algumas plantas. Para essas peles são recomendados os hidrolatos de Tea tree, de copaíba, de alecrim, de calêndula, de chá verde. E podem ser utilizados associados às argilas durante o verão. Na forma máscaras, de esfoliantes, aí vai depender do gosto da pessoa, de como ela prefere cuidar da pele”, declara a médica.

Ela também menciona outros ingredientes naturais que podem estar na sua cozinha e podem ser utilizados para fazer receitinhas para a pele:

  • Abacate
  • Borra de café
  • Azeite de Oliva
  • Óleo de Coco
  • Casca de mamão
  • Casca da banana
  • Aveia
  • Fubá

A especialista destaca que qualquer receita com ingredientes naturais não deve ser mantida por muito tempo, nem reutilizada. A mistura deve ser feita, aplicada e jogada fora com o que sobrar, pois podem perder suas propriedades e também sofrerem contaminação.

“Cosméticos artesanais, naturais e caseiros não devem ser mantidos por muitos dias. São coisas que você faz naquele momento, que você usa e joga fora. Você não armazena isso, porque eles não têm um prazo de validade e nem uma estabilidade. Podem ser contaminados por bactérias, fungos e outros organismos que a gente encontra em casa mesmo e em outros ingredientes”, alerta Patrícia.

Ingredientes que não devem ser utilizados na pele

benefícios do dermocosmético
Imagem: Prostock-Studio/iStock

A dermatologista também diz que é preciso tomar cuidado e pesquisar bem sobre os ingredientes. E isso porque alguns podem agredir a pele, principalmente nessa época, pela exposição solar.

“Óleos essenciais e chás cítricos devem ser evitados por conta do risco de fotossensibilidade quando expostos ao sol. E ingredientes mais agressivos, como o açúcar demerara e o açúcar cristal, que também podem causar irritações porque são ingredientes muito granulados e grosseiros e podem causar danos à pele”.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close