Faça uma busca
|
Publicado em: 19 de julho de 2021

Descubra como o seu corpo trabalha para ajustar a pressão arterial

Veja como o seu coração, rins e artérias trabalham para manter a sua saúde.

Imagem: AndreyPopov/iStock

Você certamente não deseja que sua pressão arterial seja alta ou baixa demais. O que você quer é que ela esteja dentro de uma faixa normal e saudável. Felizmente, seu corpo está constantemente tentando ajustar sua pressão arterial para esse nível “ótimo”. Ele consegue isso usando três ferramentas principais: o coração, as artérias e os rins.

Qual o papel do seu coração no controle da pressão arterial?

Leia também: 35 coisas que os médicos fazem para cuidar do coração

A ação bombeadora do coração eleva e abaixa a pressão arterial. Quanto mais arduamente seu coração precisa trabalhar (quando você está varrendo e encerando a casa, por exemplo, ou quando está tenso durante uma entrevista de emprego), maior a pressão sobre as artérias. O oposto também é verdadeiro: quando você está calmo e relaxado (digamos, descansando em uma praia tranquila), seu coração bombeia mais lentamente, diminuindo a pressão sobre os vasos sanguíneos.

Qual o papel das suas artérias no controle da pressão arterial?

A largura de suas artérias também afeta a pressão arterial. Para acomodar a oscilação do volume de sangue que vem do coração, as artérias são revestidas de músculos lisos, que podem se dilatar ou contrair quando o sangue flui por elas. Quanto mais “abertas” e elásticas forem suas artérias, menos resistentes elas serão ao fluxo de sangue e menos força será exercida sobre as paredes. Já quanto menos elásticas, mais arduamente seu coração terá de trabalhar para transportar o sangue através delas. Veja aqui como desobstruir as artérias com métodos simples.

Qual o papel dos seus rins no controle da pressão arterial?

São os reguladores “esquecidos” da pressão arterial, aqueles que a maioria das pessoas não conhece. Mas os rins desempenham um papel importante nas subidas e descidas da pressão arterial. Eles controlam a quantidade de sódio que o corpo contém e, assim, o volume de água que permanece no sangue (o sódio retém a água). Mais água significa mais sangue tentando forçar o caminho pelos vasos sanguíneos, isto é, mais pressão sobre as paredes desses vasos. Menos água, claro, significa menos sangue e menos pressão.

Seu cérebro também é importante

Seu coração, suas artérias e seus rins são importantes para a regulagem de sua pressão arterial, mas não são os únicos. O cérebro e mais um complexo sistema de hormônios e enzimas também estão intimamente envolvidos no processo.

O cérebro entra nesse cenário por meio do auxílio de terminações nervosas diminutas, os barorreceptores, ou sensores, que se "escondem" nas paredes das artérias principais, assim como no coração e nos pulmões.

Os barorreceptores agem como espiões, monitorando a pressão. Sempre que sentem uma alteração, eles rapidamente enviam uma mensagem ao cérebro, que emite ordens para o corpo liberar uma artilharia de hormônios para que o coração diminua ou aumente a frequência de contração e as artérias se dilatem ou contraiam.

Dois entre os hormônios que recebem essas ordens do cérebro são a epinefrina e a norepinefrina, também conhecidas como adrenalina e noradrenalina. Quando você está muito estressado ou tenso, como ao assustar-se com um barulho repentino ou falar em público, o cérebro sinaliza para as glândulas supra-renais liberarem esses hormônios, que pulsam rapidamente por seu corpo. Não é de admirar que sejam conhecidos como "hormônios do estresse". Eles fazem o coração contrair-se mais rapidamente e as artérias se estreitarem, aumentando a pressão.

Agora que você já sabe como seu corpo trabalha para controlar sua pressão arterial, aprenda como medir a pressão e veja formas de mantê-la sobre controle!

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close