Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 1 de março de 2021

4 cuidados que você deve ter com suas maquiagens

Dermatologistas alertam para alguns cuidados necessários com seus produtos

Imagem: Crédito: Rawf8/iStock

Muitas pessoas, sobretudo as mulheres, não abrem mão do uso de maquiagem no dia a dia. Base, rímel, corretivo, batom.. A lista, a depender das necessidades de cada uma, é grande. Mas você sabia que é preciso ter alguns cuidados para evitar alergias e até complicações mais sérias, como o desenvolvimento de fungos e bactérias na pele?

Leia também: como limpar pincel de maquiagem? Veja dicas!

Sobretudo agora, em que a quarentena do Covid-19 vem sendo flexibilizada, observamos que há uma tendência maior de que as pessoas retornem a usar maquiagem — depois dos longos períodos evitando-as, afinal, sem sair de casa, muitas pessoas passaram a deixar a pele “limpa” e apostaram em uma rotina de skincare com produtos de cuidado com a pele.

Mas com a gradativa retomada das ruas, muitas pessoas voltaram a usar esses produtos. Porém, às vezes, sem checar a data de validade deles, que estavam guardados há meses em casa. O que pode acabar causando o uso indevido.

Mas esse é apenas um dos erros que as pessoas podem ter com suas maquiagens. Confira alguns outros que você deve se atentar.

1. Cuidado com o local em que você guarda suas maquiagens

maquiagens
Imagem: iStock

Esquecidas em cima da pia do banheiro, dentro do armário, ou na bolsa… Desde o início da pandemia, muitos produtos de beleza ficaram guardados e sem uso. E se ficaram em locais mais úmidos, eles correm a chance de terem estragado.

“As maquiagens, quando armazenadas no banheiro ou em qualquer outro local úmido, podem mofar antes mesmo de extrapolarem o prazo de validade. Quando isso acontece, mesmo que em parte na maquiagem, o produto já está todo contaminado”, alerta a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

Por isso, é preciso ter atenção à aparência do produto. Aqueles já vencidos ou mofados podem trazer várias complicações para sua saúde, como infecções cutâneas.

“Além disso, ainda existe o risco de inalação de esporos do fungo podendo levar a problemas pulmonares. É claro que isso depende muito da resposta imune de cada indivíduo, mas eu aconselho a não utilizar sob hipótese nenhuma”, explica Dra. Fabiana Seidl. 

E as tão temidas espinhas também podem surgir por conta da maquiagem vencida.

Desse modo, é importante sempre manter a maquiagem em ambiente limpo e seco, e não deixá-las abertas sob nenhuma hipótese. “Opte também por pincéis ou esponjas higienizadas para não prejudicar a saúde da sua pele”, explica a Dra. Mariana Corrêa, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. 

2. Atenção aos componentes das maquiagens

como limpar pincéis de maquiagem
Imagem: iStock

Outro ponto que merece destaque é acerca dos componentes das maquiagens. Antes de usar um produto é importante que você saiba se é alérgico a algumas das substâncias que o compõem.

Assim, o recomendado é fazer um teste de alergia — aplicando em uma pequena região de sua pele e esperar para ver se haverá qualquer reação alérgica.

“Algumas pessoas têm alergia à maquiagem. Em primeiro lugar é preciso diferenciar se o que o paciente apresenta é uma alergia (chamada dermatite de contato alérgica) ou uma irritação (chamada de dermatite de contato irritativa) ao utilizar a maquiagem.⁣ A irritação é habitualmente localizada e se deve a uma sensibilidade da pele no caso da alergia de contato alérgica”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Academia Européia de Dermatologia (EADV).

Os sintomas mais comuns de alergia à maquiagem são:

  • Coceira;
  • Ardência;
  • Inchaço;
  • Descamação.

Assim, se você estiver sentindo qualquer incômodo ao usar algum produto, retire-o imediatamente e procure um dermatologista se os sintomas persistirem.

3. Evite usar maquiagem com máscara

Combine previamente com as crianças novas formas de se comunicar corporalmente
créditos: Finn Hafemann/iStock

E quanto ao uso de maquiagem com máscaras? Na opinião do médico Dr. Franklin Veríssimo, o melhor nesse momento é evitar. E isso porque, além do surgimento de espinhas — as famosas masknes, como vem sendo chamadas — a maquiagem ainda pode prejudicar a eficácia da proteção da máscara.

“O uso de maquiagem por baixo da máscara é altamente contra indicado, pois a maquiagem em contato com o tecido ou material do equipamento de proteção gera umidade e sujeira, o que leva a diminuição do tempo de duração da proteção da máscara, ou até a sua ineficácia”, explica Dr. Franklin, especialista em medicina estética. 

4. Retire todo o produto antes de dormir

lavar o rosto pele oleosa
Imagem: Tomwang112/iStock

E por fim, e não menos importante, outro cuidado importante com o uso de maquiagens é quanto à sua retirada — que muitas vezes é negligenciada, o que contribui para o surgimento de espinhas, poros dilatados e manchas na pele.

Assim como a poluição, os resíduos de maquiagens que ficam na pele se acumulam, fazendo com que a pele envelheça mais rápido. Além disso, também propicia o surgimento de terçol e outras inflamações oculares.

Por isso, é fundamental retirar o excesso da maquiagem com um produto demaquilante hipoalergênico. Procure achar o produto adequado ao seu tipo de pele.

Para a região dos olhos, use um gel de limpeza que não irrite e que remova produtos à prova d’água também. E por fim, para completar a higienização do rosto, aplique um sabonete adequado ao seu tipo de pele.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados