Faça uma busca
|
Publicado em: 1 de junho de 2021

Dermatologistas dão dicas de cuidados para cabelos brancos

Entenda por que os cabelos ficam brancos e veja estratégias para mantê-los bonitos.

Imagem: iStock

Cabelos brancos incomodam muita gente. E diferentemente do que muitas pessoas podem imaginar, não é apenas idosos ou adultos que podem ter os fios brancos, mas os jovens e até mesmo adolescentes também. A canície capilar é o nome que se dá para a perda de pigmento dos fios fazendo com que eles tornem-se brancos.

Muitos fatores podem favorecer o surgimento dos fios brancos, incluindo o estresse. Continue acompanhando para saber mais.

Por que os fios brancos aparecem?

(Imagem: Neziha Kalı Ertuğrul/iStock)

O cabelo branco precoce ocorre por uma alteração do genética que regula a produção dessa melanina.

"A melanina é o pigmento responsável por dar cor aos fios. Existem outras causas além da genética que podem contribuir para o aparecimento precoce dos pelos brancos, chamado pela ciência de canície, estresse, depressão, doenças e alimentação desequilibrada são alguns exemplos”, explica a médica Dra. Veridiana Abud, da clínica For All Group, de São Paulo, que atua com tricologia.  

A médica esclarece que o embranquecimento dos fios é um processo natural do envelhecimento e começa a partir dos 35 a 45 anos. 

“O envelhecimento reduz a produção de melanina por uma célula chamada de melanócito, que se encontra no bulbo capilar, gradativamente ocorre a o interrupção da produção da cor”, detalha Dra. Veridiana.  

Embranquecimento precoce deve ser avaliado

O aparecimento muito precoce deve ser avaliado, como explica a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro.

“Quando a canície ocorre precocemente, antes dos 20 anos, devemos investigar a causa para excluir doenças raras que cursam com esse sintoma ou para excluir algum déficit nutricional como deficiência de vitamina B12. Mesmo assim a principal causa continua sendo a genética, filhos de pais com canície precoce tendem a apresentar o mesmo quadro. Quando a causa dos fios brancos é algum déficit nutricional, essa perda do pigmento pode ser revertida com o tratamento da causa base.”

Cuidados com os cabelos brancos

shampoo
Imagem: iStock

Deve-se observar também que a característica do fio branco difere dos demais.  

“O cabelo branco é mais grosso e cresce mais rápido, porém é mais ressecado, necessitando de atenção pois tende a quebrar com mais facilidade. Existem produtos específicos para o cuidado com cabelos brancos, que ajudam bastante na hidratação e manutenção do brilho dos fios. Manter um cronograma capilar que envolva nutrição, hidratação e reconstrução ajuda a manter os fios saudáveis, alistamentos e químicas mais agressivas devem ser evitadas“, explica Dra. Fabiana Seidl.  

Para lidar com o que é considerado um problema para muitas pessoas, a médica indica que os fios não devem ser arrancados e precisam de cuidados.

Leia também: entenda como o estresse pode deixar o cabelo branco

“Uma dica pra manter os cabelos saudáveis, caso a pessoa escolha realizar uma tintura, é hidratar os fios dias antes de colorir. Já para manter o couro cabeludo saudável gosto que após a tintura a pessoa realize a limpeza do couro cabeludo para eliminar resíduos de tinta no salão ou spa capilar com um profissional habilitado”, afirma Dra. Veridiana.

Para disfarçar os primeiros fios, a médica informa que existem produtos no mercado que são capazes de tingir de forma permanente ou temporária os pelos brancos.

"Para manter os fios saudáveis é recomendado não tingir os cabelos antes de 30 dias da última tintura, assim gosto de indicar sprays temporários, que são facilmente encontrados nas farmácias para disfarçar esses fios. Muito cuidado com a frequência e associação de químicas que irá colocar nos seu cabelo é necessário o acompanhamento por profissionais capacitados”, destaca Dra. Veridiana Abud.  

Já para a Dra Fabiana Seidl, "a melhor maneira para tratar ou retardar o embranquecimento dos fios é manter hábitos saudáveis, com alimentos ricos em antioxidantes, praticar exercícios físicos, evitar o tabagismo e excesso de poluição, além de cuidar da saúde mental para amenizar a ansiedade e estresse.”


Fontes:

Dra.  Fabiana Seidl (CRM RJ 5287852-9), dermatologista, com residência em Clínica Médica pela UERJ, Título de especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Dra.  Veridiana Abud (CRM 189327), formada em Medicina pela Universidade Cidade de São Paulo em 2017.  É pós-graduanda em Dermatologia e atua com tricologia na clínica For All Group, de São Paulo.   


Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close