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Publicado em: 12 de janeiro de 2022

É possível dizer sim à sobremesa; saiba como

Uma dieta saudável não precisa ser uma dieta sem graça.

Imagem: Farknot_Architect/iStock

Todos gostam de sobremesa. Mas, em termos de índice glicêmico, gorduras e calorias – graças à farinha, ao açúcar e à gordura saturada –, a maioria das sobremesas não tem vez em uma dieta saudável.

Leia também: Saiba como manter o índice glicêmico equilibrado

Por isso, infelizmente, elas não podem ser liberadas. Mas você pode estabelecer limites e regras. Por exemplo: sobremesa só depois do jantar, nunca no almoço; ou só nos dias ímpares, nos fins de semana ou em restaurantes. 

Se fizer questão da sobremesa, opte por uma fruta na maior parte das vezes. O sorvete se inclui na mesma categoria. É difícil resistir a uma tentação dessas guardada no freezer. Compre sorvete desnatado e limite o consumo a algumas vezes por semana. Se não consegue resistir, não tenha sorvete em casa. 

Frutas para a sobremesa

Pense na sobremesa como algo especial, não um hábito diário, e deleite-se apenas uma vez por semana. Nos outros dias, pense em frutas frescas após a refeição.

Elas são doces, refrescantes e facilmente transformáveis em uma quase infinita variedade de sobremesas atraentes e práticas. Saboreie frutas frescas da estação – mais saborosas, suculentas e baratas – em seu estado natural. 

Para que as frutas sejam uma opção ainda mais interessante, procure algo diferente. Se costuma passar ao largo de frutas vermelhas, romãs e figos por causa do preço, pense em comprar essas frutas quando estiverem na época. 

Dê uma olhada também nas seções de enlatados e congelados. As frutas vermelhas, por exemplo, costumam ter boa qualidade quando congeladas. Deixe que descongelem naturalmente ou leve ao forno de micro-ondas e sirva com iogurte desnatado. 

Se você costuma comprar somente um tipo de fruta, passe a comprar dois ou três e faça salada de frutas. Uma boa sugestão é descascar abacaxi ou melão, cortar em pedaços, guardar em recipiente coberto e colocar na geladeira. Assim fica mais fácil comer.

Atenção ao tamanho da porção 

Na verdade, você pode comer tudo que quiser, desde que em porções suficientemente modestas. Use um prato pequeno para que a porção pareça substancial. 

Outra boa ideia é inverter as prioridades. Em geral, enfeitamos com algumas frutinhas as sobremesas ricas em energia e pobres em nutrientes. Experimente o contrário: encha um pote pequeno com frutas vermelhas, manga ou melão-cantalupo e enfeite com um biscoito, uma fatia fina de bolo, um quadradinho de chocolate amargo de boa qualidade ou uma bola pequena de sorvete. 

Use grãos integrais e produtos desnatados

Os produtos de panificação, em sua maior parte, são feitos de farinha. No entanto, você pode reduzir a quantidade dessa farinha, muito processada e de alto índice glicêmico. Basta usar, meio a meio, farinha refinada e farinha integral ou farinha de amêndoas. Confira uma maravilhosa receita de bolo de chocolate sem farinha de trigo.

Aproveite ao máximo as vantagens da aveia, das nozes e das frutas secas. E quando comprar cream cheese para o cheesecake ou o sorvete, prefira as versões com redução de gordura, minimizando as nada saudáveis gorduras saturadas.

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