7 benefícios das frutas vermelhas para a saúde

Descubra quais são os principais benefícios dessas frutinhas deliciosas!

Você sabia que, além de deliciosas, as frutas vermelhas são grandes aliadas da nossa saúde? Morango, amora, acerola, açaí… todas essas frutinhas de coloração vermelho-arroxeada contribuem para manter o corpo saudável e longe de doenças.
Benefícios das frutas vermelhas para a nossa saúde
1. Previnem o envelhecimento precoce
Um dos principais benefícios das frutas vermelhas é sua poderosa ação antioxidante. O nosso corpo produz, constantemente, os famosos radicais livres, substâncias que, em excesso, podem danificar nossas células causando doenças e envelhecimento precoce. Dessa forma, os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas agem protegendo as células desses danos e garantindo o bom funcionamento delas por mais tempo.
2. Ajudam a “regular” o intestino
As frutas vermelhas são ricas em fibras, que ajudam o intestino a funcionar corretamente e previnem a constipação.
3. São ótimas para a dieta

As frutas vermelhas contêm poucas calorias e são ricas em água, sais minerais e, principalmente, fibras que promovem a sensação de saciedade e ajudam a comer menos.
4. Diminuem o colesterol “ruim”
Um dos antioxidantes presentes nas frutas vermelhas é a antocianina, que, segundo pesquisas recentes, diminui os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e elevam as taxas do colesterol “bom” (HDL), além de protegerem o sistema cardiovascular como um todo.
5. São ricas em vitamina C
Você sabia que a acerola é a segunda fruta com a maior concentração de vitamina C que existe? Pois é, 100 gramas dessa frutinha têm em média 1.790 mg de vitamina C, enquanto a laranja tem apenas 40 mg.
A vitamina C auxilia na absorção do ferro e, por participar da formação do colágeno, a deficiência da vitamina leva ao enfraquecimento dos ossos e da gengiva.
6. Ajudam a controlar a glicemia
As frutas vermelhas possuem um baixo índice glicêmico e, portanto, também previnem a obesidade e a diabetes.
7. Previnem o câncer
Segundo a Revista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, o ácido elágico, uma substância encontrada em frutas como morangos, cerejas, uvas e amoras, vem sendo relacionado à redução do risco de tumores de esôfago e intestino.
Como incluir frutas vermelhas no cardápio:
Agora que você conhece os principais benefícios das frutas vermelhas, confira as dicas para incluí-las no dia a dia:
- O processo de cozimento ou de desidratação faz com que as frutas percam parte dos nutrientes. Portanto, para obter o máximo de benefícios, consuma as frutas frescas in natura.
- Se preferir fazer sucos ou vitaminas, lembre-se que eles não devem ser coados e, se possível, devem ser consumidos sem açúcar.
- Você também pode comer as frutinhas como petiscos em momentos em que estiver com vontade de “beliscar”.
- Ou então pode misturar as frutas vermelhas com granola e iogurte para incrementar o café da manhã.
- Por fim, se a rotina estiver muito corrida, as frutas congeladas são uma boa opção para fazer smoothies e vitaminas.