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Publicado em: 20 de janeiro de 2021

7 benefícios das frutas vermelhas para a saúde

Descubra quais são os principais benefícios dessas frutinhas deliciosas!

Imagem: nensuria/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini

Você sabia que, além de deliciosas, as frutas vermelhas são grandes aliadas da nossa saúde? Morango, amora, acerola, açaí… todas essas frutinhas de coloração vermelho-arroxeada contribuem para manter o corpo saudável e longe de doenças.

Benefícios das frutas vermelhas para a nossa saúde

1. Previnem o envelhecimento precoce

Um dos principais benefícios das frutas vermelhas é sua poderosa ação antioxidante. O nosso corpo produz, constantemente, os famosos radicais livres, substâncias que, em excesso, podem danificar nossas células causando doenças e envelhecimento precoce. Dessa forma, os antioxidantes presentes nas frutas vermelhas agem protegendo as células desses danos e garantindo o bom funcionamento delas por mais tempo.

2. Ajudam a “regular” o intestino

As frutas vermelhas são ricas em fibras, que ajudam o intestino a funcionar corretamente e previnem a constipação.

3. São ótimas para a dieta

alimentos antioxidantes
Imagem: ValentynVolkov/iStock

As frutas vermelhas contêm poucas calorias e são ricas em água, sais minerais e, principalmente, fibras que promovem a sensação de saciedade e ajudam a comer menos.

4. Diminuem o colesterol “ruim”

Um dos antioxidantes presentes nas frutas vermelhas é a antocianina, que, segundo pesquisas recentes, diminui os níveis de colesterol “ruim” (LDL) e elevam as taxas do colesterol “bom” (HDL), além de protegerem o sistema cardiovascular como um todo.

5. São ricas em vitamina C

Você sabia que a acerola é a segunda fruta com a maior concentração de vitamina C que existe? Pois é, 100 gramas dessa frutinha têm em média 1.790 mg de vitamina C, enquanto a laranja tem apenas 40 mg. 

A vitamina C auxilia na absorção do ferro e, por participar da formação do colágeno, a deficiência da vitamina leva ao enfraquecimento dos ossos e da gengiva.

6. Ajudam a controlar a glicemia

As frutas vermelhas possuem um baixo índice glicêmico e, portanto, também previnem a obesidade e a diabetes.

7. Previnem o câncer

Segundo a Revista da Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, o ácido elágico, uma substância encontrada em frutas como morangos, cerejas, uvas e amoras, vem sendo relacionado à redução do risco de tumores de esôfago e intestino.

Como incluir frutas vermelhas no cardápio:

Agora que você conhece os principais benefícios das frutas vermelhas, confira as dicas para incluí-las no dia a dia:

  • O processo de cozimento ou de desidratação faz com que as frutas percam parte dos nutrientes. Portanto, para obter o máximo de benefícios, consuma as frutas frescas in natura.
  • Se preferir fazer sucos ou vitaminas, lembre-se que eles não devem ser coados e, se possível, devem ser consumidos sem açúcar.
  • Você também pode comer as frutinhas como petiscos em momentos em que estiver com vontade de “beliscar”.
  • Ou então pode misturar as frutas vermelhas com granola e iogurte para incrementar o café da manhã.
  • Por fim, se a rotina estiver muito corrida, as frutas congeladas são uma boa opção para fazer smoothies e vitaminas.

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