Faça uma busca
|
Publicado em: 31 de agosto de 2021

Fidget toys: conheça o brinquedo que virou febre no alívio do estresse

Conheça o brinquedo que promete aliviar o estresse

Imagem: Divulgação/Magazine Luiza

Você já se pegou apertando repetidamente o pino de uma caneta? Ou não consegue ver um plástico bolha que já corre para estourar? Se sim, então você já está no caminho de compreender o objetivo dos fidget toys.

Após quase dois anos de pandemia, é provável que a rotina das famílias tenha ficado mais estressante e, os seus integrantes, mais ansiosos. O fidget toy, brinquedo cuja tradução seria brinquedo antiestresse ou brinquedo de inquietação, surgiu justamente com o intuito de aliviar o estresse e a ansiedade.

Quer saber mais sobre esses brinquedos incríveis? Então continue lendo o post de hoje!

O que são os fidget toys?

Fidget Toys bubbles
Imagem: Magazine Luiza/Divulgação

Os fidget toys são brinquedos sensoriais que vêm em infinitas formas, cores e tipos de materiais e que têm como principal objetivo incentivar o bem-estar por meio do toque e dos sons. Foram elaborados para apertar, puxar, torcer, empurrar, entre outras possibilidades a serem exploradas por cada pessoa.

Eles são, geralmente, brinquedos pequenos, que cabem nas mãos, podendo ser usados tanto por crianças quanto por adultos. São considerados instrumentos que auxiliam no foco e na concentração, pois possibilitam que o cérebro execute informações extras.

O modelo mais popular de fidget toys, atualmente, é o bubble, uma versão do plástico bolha que corremos para estourar sempre que nos deparamos com um. Ele é fabricado em silicone e tem bolhas que fazem um som de estouro, que é chamado de “pop it”, a cada vez que você as pressiona. 

Após estourar totalmente um lado, basta virar o brinquedo para começar novamente. Com isso, tem-se um plástico bolha interminável! 

Tipos de fidget toys

Fidget Toys
Imagem: Magazine Luiza/Divulgação

Apesar de o bubble ter virado um sucesso agora, outros fidget toys já surgiram em outras ocasiões. Por exemplo, temos o cubo mágico e o spinner.

O spinner foi criado nos Estados Unidos há cerca de 25 anos, quando uma mãe esboçou o objeto para a filha de sete anos que sofria com problemas neurológicos. Ele contém três prolongamentos de plástico, podendo ser pressionado e, com isso, gira e entretém as pessoas.

O brinquedo ganhou popularidade no Brasil em 2017, sendo comprovado por profissionais que poderia contribuir em questões psicológicas. Atualmente, ele segue o mesmo objetivo de quando foi criado, mas os modelos mudaram ao longo do tempo.

Quais os benefícios?

Os fidget toys podem auxiliar em crises de ansiedade, crises de estresse e ajudar em sintomas de doenças somatizadas.

Além do alívio de crises psicológicas, devido às cores e texturas, o bubble fidget toy ainda pode ajudar no desenvolvimento cognitivo, sensorial e motor das crianças.

E isso acontece porque o estímulo de cores pode ser um bom aliado à cognição e à identificação do sistema neurológico. Além disso, o brinquedo também pode ser um modo de estimular o relacionamento entre pais e filhos.

Brincadeira com fidget toys vira febre no TikTok

Com o sucesso desses brinquedos, surgiu também uma brincadeira muito divertida de troca de fidget toys, no TikTok e no YouTube, que acabou se popularizando. Pode ser sua chance de trocar os seus brinquedos por outros modelos, então leia as instruções abaixo para entrar na brincadeira!

Para começar, vai ser preciso montar um tabuleiro com os seguintes materiais:

  • 1 cartolina ou EVA da cor que você preferir;
  • 1 caneta;
  • EVA para desenhar os botões;
  • tesoura;
  • cola.

Uma dica é usar papelão para fazer o tabuleiro e materiais reciclados, como tampinhas de refrigerante, para usar como botões na hora do jogo.

Vamos à confecção do tabuleiro! 

Passo a passo

Primeiramente, você precisa dobrar a cartolina ao meio ou marcar o meio do EVA, usando a caneta para desenhar a linha.

Em cada lado demarcado, desenhe seis “botões” usando EVA, dois com o ícone de “certo”, dois com a letra “X” e outros dois com o símbolo de “+”. Uma recomendação é usar EVA nas seguintes cores: vermelho para o “X”, verde para o ícone “certo” e amarelo para o “+”.

Depois de terminar os botões, cole cada um deles na parte inferior de cada lado do tabuleiro. Assim, o jogador poderá pressionar o botão durante a brincadeira.

Após terminar o tabuleiro, o jogo começa com algumas regras, que podem ser alteradas de acordo com a preferência dos jogadores. São elas:

  1. Sobre a mesa, cada jogador posiciona o seu brinquedo no campo marcado do tabuleiro.
  2. Os jogadores podem avaliar se a troca será justa, caso contrário, é só apertar o botão “+” para solicitar mais de um brinquedo para incluir na rodada.
  3. Se acordarem que a troca é justa, ambos os jogadores apertam o sinal de “certo” para trocar os fidget toys entre si.
  4. A brincadeira continua, quando em cada rodada os dois jogadores apresentam novos modelos de fidget toys, que podem ser trocados ou recusados.
  5. Caso não queira realizar a troca, aperte o “X”.
  6. O jogo acaba quando os participantes trocam todos os brinquedos da sua coleção.

É importante dizer que essa brincadeira pode ser feita com pessoas de qualquer idade que queiram ter uma coleção de fidget toys, podendo ser brinquedos comprados em loja ou produzidos em casa.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close