Faça uma busca
|
Publicado em: 4 de abril de 2021

Fumar narguile faz mal à saúde?

Conheça e entenda os riscos do uso desse fumo comum em rodinhas de amigos

Imagem: ANRproduction/iStock

Conhecido como cachimbo árabe, cachimbo de água e hookah, o narguile é muito popular no Norte da África, Oriente Médio e Sul da Ásia. No entanto, o aparelho está cada vez mais popular entre os jovens do mundo todo. E com isso surgiu uma pergunta: fumar narguile faz mal à saúde?

De forma resumida, a resposta é sim, o narguile faz tão mal à saúde quanto o cigarro; dependendo da frequência e do tempo de uso, ele pode ser até mais prejudicial que o cigarro comum.

Leia também: Saiba o que acontece com seu corpo ao parar de fumar

Vendido como um aparelho para “fumo saudável”, o narguile se tornou muito comum entre jovens. Seu aroma agradável e a falsa ideia de que a água utilizada filtra o tabaco, faz com que os usuários acreditem na ideia de que o produto é saudável. No entanto, o uso do narguile por uma hora é equivalente ao uso de 100 cigarros comuns, segundo a OMS.

Quais os riscos de fumar narguile?

Narquile faz mal à saúde?
Usar o narguile por uma hora é equivalente a fumar 100 cigarros comuns (Imagem: Pascal Kiszon/iStock)

A inalação de fumaça já é um grande risco, no entanto, os riscos do uso do narguile também estão atrelados a outros fatores. Dentre eles está a queima do tabaco com carvão, que faz com que substâncias tóxicas sejam liberadas para o corpo. Como o tempo de uso é longo, aumentando a exposição às toxinas como monóxido de carbono e metais pesados, as chances de surgirem doenças são grandes.  

Conheça as doenças que podem ser desencadeadas:

O compartilhamento do bocal ainda contribui para o risco de contaminação por doenças infectocontagiosas, ISTs como herpes e candidíase oral, também pode transmitir tuberculose e hepatite C, além do Coronavírus.

Além dos riscos para quem fuma, há também o risco para os fumantes passivos (pessoas que inalam a fumaça de forma involuntária).

Mulheres grávidas, bebês, crianças e pessoas com doenças respiratórias não devem fazer uso do produto, mesmo que passivamente, pois os riscos podem ser intensificados.

Fumar narguile vicia?

Narquile faz mal à saúde?
Apesar de parecer inofensivo, o narguile pode fazer muito mal à saúde e viciar. (Imagem/iStock)

O tabaco e as essências utilizadas no narguile podem parecer inofensivas, mas ele pode viciar assim como o cigarro comum. Esse tabaco contém nicotina em sua composição, a substância responsável pelo vício. Apesar das misturas, de passar por água e do cheiro atrativo, o organismo absorve a maior parte dessa nicotina e pode causar dependência. 

O narguile também é considerado uma porta de entrada para o vício. Em comparação a pesquisas realizadas entre 2008 e 2015 pelo IBGE, houve um aumento significativo entre jovens que faziam uso de tabaco através do narguile. 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados