Fumar pode prejudicar não apenas seu pulmão, mas também sua pele

Ontem, no dia 31 de maio, celebrou-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as

Julia Monsores | 1 de Junho de 2021 às 17:31

dolgachov/iStock -

Ontem, no dia 31 de maio, celebrou-se o Dia Mundial Sem Tabaco. A data foi criada em 1987, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O hábito de fumar é, com certeza, um dos que mais traz danos à saúde.

O tabagismo é um velho conhecido de muitos problemas de saúde sejam respiratórios ou não. A constatação de que o cigarro contém substâncias tóxicas e que pode provocar mais de 50 doenças graves já é de conhecimento da grande maioria da sociedade, no entanto, ainda convivemos com um número significativo de fumantes.

Estima-se que o cigarro mata mais de 8 milhões de pessoas por ano (OMS), além de todas as outras consequências para quem fuma ou até para quem convive com um fumante.

Cigarro e saúde capilar

De acordo com a Médica Tricologista Dra. Luciana Passoni, o hábito de fumar traz sérios prejuízos para a qualidade do cabelo, que tornam-se mais frágeis.

Leia também: O mito dos “cigarros mais saudáveis”

“Fumar ajuda na queda de cabelos, isto porque ao longo dos anos as substâncias tóxicas do cigarro como a nicotina enfraquecem as mechas e levam a uma degeneração dos folículos capilares que abastecem as extremidades do corpo, como é o caso do couro cabeludo. Pode-se tornar um dos principais causadores da queda do cabelo, resultando até em uma queda acentuada, com sinais de calvície. O fluxo sanguíneo é prejudicado pelo acúmulo de nicotina que se aloja nas paredes das veias, reduzindo a circulação sanguínea, o fumo impede que nutrientes importantes, que mantêm os cabelos saudáveis e bonitos, cheguem até a raiz”, explica.

A Dra. Luciana Passoni também destaca: “A temperatura do cigarro também contribui para o envelhecimento precoce, deixando o cabelo com aspecto opaco e ressecado, favorecendo o surgimento de pontas duplas. Por mais que o fumante cuide dos fios, eles nunca terão o mesmo brilho e a mesma força de um cabelo bem cuidado de um não-fumante.”

Confira 9 dicas para evitar as pontas duplas aqui!

Tabaco e pele

Imagem: fizkes/iStock

Muitas pessoas sabem do malefício do cigarro principalmente na relação que o efeito cutâneo tem com alguns cânceres no corpo humano, no coração e na pele também.

“A nicotina e outras toxinas presentes no cigarro aumentam a produção de radicais livres, são moléculas que agridem o funcionamento normal de várias funções da pele, na vascularização inclusive na quebra de DNA e logo isso se vê no médio e longo prazo os efeitos do cigarro na pele”, explica o Dr. Fernando Macedo, Médico Dermatologista.

De acordo com ele, um dos efeitos muito aparentes é a perda do colágeno, que faz com que a pele tenha mais rugas e linhas de expressão.

“Além disso, um outro ponto bastante fácil de identificar é o aspecto da cor: ela vai assumindo um tom mais acinzentado, eventualmente até bem opaco, mais esverdeado, e os poros ficam mais dilatados. E, por obstrução dos folículos, pode aparecer uma grande presença de cravos”, conta.

Confira aqui alguns alimentos ricos em colágeno para garantir uma pele saudável.

Fumar gera dependência emocional?

“Sem desprezar que a nicotina gera dependência, mas sabemos que a dependência emocional é um dos grandes motivos para não largar o fumo. O cigarro acaba sendo a muleta daquela pessoa que não consegue controlar suas emoções ou até mesmo seu trauma”, afirma Dr. Junior Silva, Psicanalista e referência no assunto.

“O cigarro ainda pode causar inúmeras doenças, como problemas respiratórios, impotência sexual, infertilidade, complicações na gravidez, envelhecimento precoce, enfraquecimento do olfato e do paladar”, complementa Dra. Luciana.

Mas então, como é possível parar de fumar?

Segundo o especialista Dr. Junior, para conseguir abandonar o hábito de fumar é necessário conscientizar-se e manter-se fiel à escolha de abandonar o vício.

“Quantas pessoas sabem do mal que ele faz e mesmo assim não consegue parar de fumar? Acontece que tem um outro lado, que tenho certeza de que você já viu também, que são pessoas que às vezes fumam 1 ou 2 maços de cigarro por dia e do nada dizem: não vou fumar mais! E de repente param de fumar. Sabe por quê? Porque a decisão do hoje faz a mente dela dizer um basta para todo mal que o cigarro faz. Assim, é uma decisão em que a mente entende: tenho vício, me faz mal, não sei como fazer, mas estou decidido a parar. A decisão consciente faz a pessoa entender tudo isso e procurar ajuda para aquilo que ela não sabe dar conta sozinha”, explica.

Isso acontece também quando a pessoa é viciada em drogas e álcool. “Quando ela decide sair dessa vida, toma consciência e age onde ela dá conta… e sem medo! E assim, pede ajuda para profissionais caso não dê conta. Esse é o caminho para todo vício”, explica Dr. Junior.

Confira algumas dicas dos especialistas para parar de fumar

Imagem: Antonio_Diaz/iStock

Dra. Luciana Passoni – Médica tricologista:

“Se estiver pensando em parar de fumar, saiba que esses danos causados no seu cabelo podem ser reversíveis. Corte o cigarro e aposte em uma dieta balanceada para começar a ter um cabelo saudável de volta, já que o crescimento dos fios acontece de forma bastante rápida – cerca de um centímetro por mês.”

Dr. Fernando Macedo – Médico Dermatologista:

Leia também: Pele perfeita: dermatologista revela os segredos das asiáticas

“O mais importante é a pessoa parar de fumar para que esses danos tendam a diminuir. No entanto, a pele, mesmo para o fumante, já deveria ser cuidada com ativos para a promoção de novos colágenos, para aumentar a elasticidade, a lubrificação e a hidratação. Além disso, também é válido realizar procedimentos que possam melhorar o envelhecimento causado pelo fumo, como os lasers e a aplicação de toxina botulínica. Esses podem atenuar as rugas de expressão e melhorar a qualidade e o aspecto da coloração da pele.”

Dr. Junior Silva – Psicanalista, Hipnólogo e Coach:

“A hipnoterapia é um recurso pouco conhecido, mas muito eficaz para quem quer parar de fumar. Em cerca de 90% dos casos o indivíduo consegue parar de fumar, em uma única sessão, porque vamos nas causas emocionais que as prende ao cigarro. Qualquer um pode conseguir? Bom, a pessoa pode ter boas intenções, mas o segredo é a decisão de querer parar de fumar, ter consciência não basta, tem que tomar a decisão: não quero mais isso para minha vida. Com essa decisão e com ajuda do profissional ela vai conseguir vencer o vício do cigarro.”

Com informações de Amanda Galdino.