Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de março de 2021

6 maneiras de aliviar a sensibilidade nos dentes

Descubra como algumas medidas simples como trocar de escova podem melhorar a sensibilidade nos dentes.

Imagem: Motortion/iStock

Sensibilidade nos dentes é, certamente, uma das coisas mais incômodas; principalmente durante o verão quando queremos beber algo gelado ou comer um sorvete ou picolé. Para ajudar você, separamos algumas dicas de como aliviar sua sensibilidade nos dentes, mas antes precisamos entender o que ela é e por que ela acontece.

O que é a sensibilidade nos dentes?

A hipersensibilidade nos dentes é um problema bastante comum e é causado pela exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo). A dentina tem um grande número de poros que vão da face externa do dente até o centro, por isso ocorre o desconforto quando há mudanças de temperatura. Geralmente, tal exposição ocorre pela perda de esmalte do dente ou pela retração gengival que pode deixar a raiz do dente exposta.

Leia também: Dentista explica como a periodontite pode intensificar quadros de Covid-19

O desgaste do esmalte pode ser causado por bruxismo ou por uma escovação feita com muita força ou frequência. Já a retração gengival, pode ser causada por alguma doença na gengiva, como a gengivite, por uma escovação feita com muita força ou até mesmo pode surgir com a idade. Por isso é importante saber como preservar a saúde bucal na velhice.

A cárie também pode causar sensibilidade, uma vez que ela corrói o dente, deixando-o exposto.

Como aliviar a sensibilidade?

6 maneiras de aliviar a sensibilidade nos dentes
A sensibilidade no dente pode ser resolvida. (Imagem: stefanamer/iStock)

Antes de tomar qualquer medida ou dar início a qualquer tratamento, o ideal é que você consulte um especialista. Dessa forma, terá certeza se o único problema é mesmo a sensibilidade ou se há algum outro problema.

1. Cremes dentais

Há disponível no mercado algumas pastas de dente específica para pessoas com hipersensibilidade no dente. Porém, antes de começar a utilizar esses cremes dentais, consulte um dentista para que ele possa indicar o mais apropriado para o seu caso.

2. Escovas adequadas

Uma vez que as causas do problema podem ser resultado de uma escovação mais agressiva e forte, escolher uma escova de dente com cerdas mais macias e maleáveis é o mais indicado. Dessa forma, talvez seja possível reduzir a retração gengival e o desgaste do esmalte, diminuindo a sensibilidade.

3. Frequência

Repare se você não está escovando os dentes demasiadamente. Converse com o seu dentista e passe a escovar os dentes na frequência correta. Isso pode ajudar a reduzir a sua sensibilidade.

4. Flúor

Cremes dentais com alta concentração de flúor são ótimos para ajudar no fortalecimento da superfície do dente. Nesse caso, você pode pedir uma indicação do dentista de um creme dental assim ou fazer um tratamento com gel ou verniz de flúor no próprio consultório. O verniz vai ajudar a fortalecer o esmalte e a dentina e o gel proporciona uma alta concentração do flúor para ajudar nas áreas sensíveis.

5. Agente fixador

O material geralmente utilizado para restaurações também serve para ajudar no caso da sensibilidade. Nesse caso, o agente aplicado nos dentes irá impermeabilizar a superfície da dentina.

6. Laser terapêutico

Consulte seu dentista para saber se esse tipo de tratamento é necessário ou válido no seu caso de sensibilidade.

fechar

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close