Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 9 de junho de 2021

Óleo de Rosa Mosqueta: médico explica benefícios e como usar

Extraído de uma flor silvestre, o óleo tem propriedades benéfica à pele

Imagem: dolgachov/iStock

Considerado o “óleo da beleza”, o óleo de Rosa Mosqueta é utilizado por muitas pessoas que desejam obter os benefícios de suas propriedades antioxidantes e cicatrizantes. Assim como outros óleos de origem vegetal, este também possui propriedade hidratante e costuma ser aplicado puro ou adicionado a outros produtos na rotina de skin care.

Inclusive, costuma ser recomendado em quadros pós-cirúrgicos. “A sua aplicação já foi muito estudada e consolidada na otimização do processo cicatricial e modulação das cicatrizes”, explica o Dr. Cláudio Mauricio, cirurgião plástico da clínica Boutique Fortaleza (CE).

Continue acompanhando para conferir mais informações sobre o óleo de Rosa Mosqueta.

Leia também: Cirurgia plástica pelo SUS — Veja como realizar

O que é?

Extraído a partir da partir das sementes da planta silvestre Rosa Mosqueta, este óleo é rico em diversas substâncias, como:

  • Ácidos graxos;
  • Vitamina A;
  • Compostos cetônicos;
  • Potássio;
  • Cálcio;
  • Magnésio, entre outros.

Segundo o cirurgião Dr. Cláudio Mauricio, é possível encontrar os componentes da Rosa Mosqueta em óleos e em outras formas. “Hoje o óleo de rosa mosqueta é difusamente aplicado em feridas agudas e crônicas, seja isoladamente ou em associação com outros componentes, sob a forma de óleos, cremes ou emulsões”, explica.

Como usar o óleo de Rosa Mosqueta?

oleo de rosa mosqueta
Imagem: kazuma seki/iStock

Um dos principais usos do óleo de Rosa Mosqueta é na hidratação da pele. Dada sua composição, ele consegue penetrar mais profundamente na cútis, ajudando a regenerar os tecidos e garantindo a rigidez da pele. Mas além disso, esse óleo também é usado em quadros pós-cirúrgicos.

“A intervenção humana no processo de cicatrização remonta à era pré-Cristo. Há citações de tentativas de melhorar a cicatrização de 3000 a.C, sempre utilizando produtos de origem natural, como a Papoula e o Salgueiro. O óleo de Rosa Mosqueta, que é extraído de sua semente, é composto por substâncias naturais com capacidade anti-inflamatória e potencialmente cicatrizantes como o betacaroteno e os ácidos graxos como os ácidos oleico, linoleico. Além disso, também é rico em vitaminas que estimulam a cicatrização”, explica o Dr. Cláudio Mauricio.

Respeitando cada fase de cicatrização a cirurgia plástica também atua precocemente para prevenir cicatrizes com aspecto ruim, chamadas de hipertróficas ou queloides

“O óleo de Rosa Mosqueta tem sido um aliado importante na fases intermediárias e tardias da cicatrização (fibroplasia e remodelamento) nos pós operatório de diversas cirurgias, sendo, em geral, recomendado a partir da segunda ou terceira semana podendo ser aplicado tanto na ferida como na pele íntegra para sua nutrição e estímulo sem maiores contraindicações”, conclui.

Confira também os benefícios do óleo de rícino!


Fonte: Dr. Cláudio Mauricio, cirurgião plástico da clínica Boutique Fortaleza CE), Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Membro International Society of Aesthetic Plastic Surgery (ISAPS). 

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados