Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 23 de abril de 2021

Dermatologistas dão dicas de cuidados com a pele no outono

Hidratar e não exagerar na limpeza são diferenciais

Imagem: dolgachov/iStock

Embora as estações aqui no Brasil não sejam tão delimitadas como em outros países, como nos da Europa, podemos notar a influência delas no aspecto de nossa pele. A exposição da pele ao sol intenso do verão aumenta as chances de envelhecimento precoce e oleosidade. E agora, no outono, e também no inverno, há uma maior tendência ao ressecamento.

Confira um guia com alguns cuidados com a pele nesta estação e saiba como mantê-la bela e jovial! E se quiser, aproveite e confira também este post com 45 plantas e ervas para uma pele naturalmente bonita.

Hidrate bem sua pele

pele perfeita
Imagem: iStock

A hidratação da pele no outono é muito importante para evitar o ressecamento e descamação. Ele deve ser aplicado todos os dias após a limpeza do rosto, e o ideal é escolher um hidratante indicado para o seu tipo de pele.

Leia também: 7 dicas para amenizar e tratar poros dilatados

“Quando a pele fica ressecada, os poros e rugas finas aumentam, diminui o tônus da pele e aumenta a produção de células mortas e consequentemente a pele fica mais áspera”, explica a dermatologista Dra. Bomi Hong, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Além dos produtos que você pode comprar em farmácias, outra opção é produzir os seus próprios hidratantes caseiros, feitos com substâncias naturais, como a babosa e o azeite (confira aqui três opções).

“Uma boa dica é embeber o algodão leite frio ou chá verde frio, deixar no rosto por 10 minutos, e, após esse período, lavar e hidratar com um sérum hidratante. Além disso, você também pode realizar um banho com pó de aveia dissolvido. Hidrata, ajuda a normalizar o pH e tem ação anti-inflamatória”, recomenda a Dra. Bomi Hong.

Além disso, outro cuidado com a pele no outono é realizar uma proteção solar diária. E isso porque, mesmo nessa estação, a incidência dos raios solares pode provocar o envelhecimento precoce da pele.

“A radiação ultravioleta é a maior responsável pelo envelhecimento extrínseco, portanto, a fotoproteção é essencial. Sinais exteriores desse envelhecimento se traduzem por pele fina e apergaminhada (lembrando um pergaminho), com ressecamento, aspereza, rugas  e manchas marrons e avermelhadas. Filtro solar é indispensável em qualquer época do ano”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Européia de Dermatologia (EADV).

Não exagere na limpeza

peeling o que e beneficios
Imagem: fizkes/iStock

Como a pele já fica mais ressecada durante o outono, é importante não exagerar na limpeza do rosto. E isso porque a lavagem excessiva da pele pode ressecá-la ainda mais, causando o temido efeito rebote. Para conseguir uma limpeza mais suave, você pode optar por usar água micelar ou então bálsamos de limpeza (cleansing balm) que são feitos à base de óleos que limpam a pele e não a deixam oleosa.

10 passos para cuidar da pele no outono

pele saudavel boa hidratacao
Imagem: iStock

Dra. Bomi Hong apresenta dez passos para você implementar uma rotina que mantenha a pele hidratada e saudável de cuidados com a pele no outono.

  • “Não esfoliar a pele (principalmente as peles sensíveis);
  • Usar sabonetes com função hidratante e com pH adequado (levemente ácido);
  • Se a pele não é muito oleosa, opte por lavar somente com água morna pela manhã (não usar sabonete);
  • Água quente resseca a pele: lave o rosto e tome banho com água fria ou morna;
  • Prefira um hidratante leve em várias camadas a um hidratante denso. Evitar usar vários tipos de hidratantes, um em cima do outro (aumenta chance de dermatite de contato);
  • Hidrate a pele dentro de 1 minuto após finalizar a limpeza com sabonete (importante hidratar com a pele ainda levemente úmida);
  • Cuidado com a escolha dos óleos faciais! Eles têm ação hidratante devido às suas características oclusivas, porém trazem maiores chances de aparecimento de acne e de dermatite de contato;
  • Aumente a ingesta hídrica (ideal tomar pouca quantidade várias vezes ao dia);
  • Umidifique o ambiente (usar umidificador se necessário); 
  • Aplique máscaras faciais hidratantes”, conclui.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados