Depois de décadas renegado como um item antiquado “de vovó”, o óleo de rícino vem sendo redescoberto nos últimos tempos. Além das centenas de usos industriais (grandes quantidades são usadas em tintas, vernizes, batom, tônico capilar e xampu), o óleo também possui diversas utilidade caseiras. Confira abaixo o que é e para que serve óleo de rícino e economize!

O que é óleo de rícino

O óleo de rícino (ou azeite de rícino) é extraído a partir das sementes da mamona, planta muito comum no Brasil. Cada semente da planta contem entre 40 e 50% do óleo que possui grandes quantidades de vitamina E, ácidos graxos e sais minerais. O óleo de rícino sozinho não é tóxico, mas é preciso tomar cuidado com as sementes de mamona, já que elas são tóxicas e podem ser até mesmo fatais.

Para que serve óleo de rícino

Sabe-se que o óleo de rícino é usado pela humanidade desde o Egito Antigo como medicamento e lubrificante. Hoje em dia, o uso mais comum para o óleo vendido em drogarias é como laxante. Mas ele também pode ser usado para diversas finalidades, confira:

Promover o crescimento capilar

O óleo é indicado para pessoas com problemas de queda capilar ou para fortalecer os fios e estimular o crescimento. Para isso, aplique direto no couro cabeludo, massageie por alguns minutos e enxágue bem. O óleo de rícino funciona muito bem em casos de queda por danos excessivos ao cabelo, já para a queda provocada por outros fatores, é necessário procurar ajudar médica.

Deixar os cabelos mais bonitos

Para cabelos mais saudáveis e brilhantes, misture 2 colheres de chá de óleo de rícino com 1 colher de chá de glicerina e 1 clara de ovo. Massageie os cabelos molhados, espere alguns minutos e lave-os bem. Além disso, o óleo também é excelente para combater a caspa.

Amaciar cutículas

O alto teor de vitamina E desse óleo espesso opera milagres em unhas quebradiças e cutículas maltratadas. Basta massagear diariamente as cutículas e unhas com um pouco de óleo de rícino durante três meses para ter cutículas maleáveis e unhas saudáveis.

Suavizar olhos cansados

Antes de ir para a cama, passe em volta dos olhos uma pequena quantidade de óleo de rícino sem cheiro. Passe um pouco nos cílios também para mantê-los brilhantes, mas tome cuidado para não deixar cair óleo nos olhos.

Fazer uma massagem relaxante

O óleo de rícino tem a consistência ideal para ser usado numa massagem relaxante. Para um tratamento especial, aqueça o óleo brevemente no fogão ou no micro-ondas em potência média.

Reviver as samambaias

Faça um tônico para samambaias misturando 1 colher de sopa de óleo de rícino, 1 colher de sopa de shampoo para bebê e 4 xícaras de água morna. Molhe-as com cerca de 3 colheres de sopa do tônico e depois use água pura. As plantas devem estar bem mais animadas quando você tiver usado toda a solução.

Lubrificar utensílios da cozinha

Além disso, você pode usar o óleo de rícino, em vez de óleos derivados do petróleo, para lubrificar a tesoura de cozinha e outros utensílios que entram em contato com alimentos.

Quer mais dicas de usos diferentes para objetos comuns? Confira 13 maneiras criativas de usar shampoo para limpeza e 13 usos incríveis para esmalte de unha!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteudo em primeira mão!