Faça uma busca
|
Publicado em: 6 de julho de 2020

Para que serve o óleo essencial de melaleuca? Descubra agora!

Thaís Garcez
Última atualização: 6 de julho de 2020
Por: Thaís Garcez

O óleo essencial de melaleuca é considerado um potente anti-séptico, capaz de combater infecções bacterianas e fúngicas

Para que serve o óleo essencial de melaleuca? Descubra agora! Imagem: younghee song/iStock

Um campeão no combate às infecções, o óleo essencial de melaleuca possui um agradável aroma semelhante à noz-moscada. Ele é obtido a partir das folhas da Melaleuca alternifolia, a árvore de melaleuca, uma espécie que cresce somente na Austrália.

Extraído por um processo de destilação a vapor, o óleo de qualidade contém pelo menos 40% de terpineno-4-ol – o ingrediente ativo responsável por seus efeitos cicatrizantes – e menos de 5% de eucaliptol; uma substância que parece neutralizar as propriedades medicinais do óleo.

Suas principais funções

O óleo essencial de melaleuca é usado topicamente para tratar muitas infecções comuns. Portanto, uma vez aplicado à pele, o óleo torna impossível a sobrevivência de muitos fungos causadores de doenças. Vários estudos demonstraram que ele combate inúmeras bactérias, incluindo algumas resistentes a poderosos antibióticos. Além disso, especialistas acreditam que um motivo para o óleo essencial de melaleuca ser tão eficaz é o fato de ele se misturar prontamente com os óleos da pele, ou seja, permitindo que o agente infeccioso seja atacado rápida e ativamente.

Benefícios do óleo essencial de melaleuca

As propriedades antissépticas do óleo essencial de melaleuca são especialmente úteis para o tratamento de cortes e arranhões. Além disso, são eficazes no tratamento de mordidas e picadas de insetos. O óleo promove a cicatrização de pequenas feridas, ajuda na prevenção da infecção e minimiza qualquer cicatriz futura.

O óleo essencial de melaleuca pode ser benéfico para o tratamento da acne. Um gel contendo 5% do óleo demonstrou ser, em um estudo, tão eficaz contra a acne quanto uma loção com 5% de peróxido de benzoíla, o ingrediente ativo na maioria dos medicamentos contra acne comercializados em lojas e farmácias.

Como um agente antifúngico, o óleo combate o fungo responsável pelo pé de atleta, por coceiras na virilha e por algumas infecções nas unhas. Mas, infelizmente, algumas infecções fúngicas podem ser resistentes ao tratamento; nesses casos, seu médico pode ter que prescrever uma medicação antifúngica convencional mais potente.

Orientações importantes

Raramente, o óleo essencial de melaleuca pode causar uma reação alérgica na pele de algumas pessoas. Porém, antes de utilizar o óleo pela primeira vez, aplique levemente com um cotonete uma pequena quantidade na parte interna do braço. Se você for alérgico, seu braço rapidamente se tornará vermelho ou inflamado.

Esse óleo é destinado apenas para o uso tópico, não devendo nunca ser ingerido oralmente. Portanto, se você ou uma criança ingeriu este óleo, ligue imediatamente para um pronto socorro.

Se essa resposta ocorrer, dilua o óleo adicionando algumas gotas a uma colher de chá de um óleo suave, como o óleo vegetal ou de amêndoas, e tente novamente o teste do braço. Mas se você não apresentar reação cutânea, pode aplicar o óleo diluído em qualquer parte do corpo.