Pneumonia bacteriana: saiba mais sobre a doença de Sônia Abrão

No domingo (28), Sonia Abrão usou suas redes sociais para informar que está internada por desenvolver uma pneumonia bacteriana.

Ana Marques | 29 de Agosto de 2022 às 12:30

Reprodução/Instagram -

Após se afastar da bancada do “A Tarde é Sua” por conta da Covid-19, a apresentadora Sônia Abrão, revelou no último domingo, por meio de suas redes sociais, que está internada para tratar uma pneumonia bacteriana.

Segundo os médicos, a suspeita é que a apresentadora tenha contraído a doença junto com a Covid-19. Contudo, devido ao tratamento contra o coronavírus, a pneumonia não teria se desenvolvido.

Leia também: Como prevenir gripes e resfriados e ficar livre do vírus

“Como zerei a Covid em uma semana, a medicação foi suspensa e aí a pneumonia teve terreno livre pra atacar, perdi a voz e depois veio a tosse fortíssima. Graças a Deus, tá ainda no começo, mas como são necessárias doses altas de corticoide, que me provocam crises de arritmia, preciso ficar no hospital pra ser monitorada e evitar que isso aconteça”, revelou a apresentadora.

O que é pneumonia bacteriana?

A pneumonia bacteriana é uma infecção e inflamação dos pulmões geradas por bactérias. Ela pode gerar sintomas como febre, tosses com catarro e dificuldade para respirar. A doença afeta principalmente crianças, pessoas com males respiratórios e idosos. Ela pode ser adquirida pelo ar, saliva, secreções, transfusão de sangue ou mudanças bruscas de temperatura.

Pneumonia bacteriana é grave?

A pneumonia bacteriana pode ser considerada uma infecção grave nos brônquios e pulmão. Geralmente, ela é causada pela bactéria Streptococcus pneumoniae, mas outros agentes, como Klebsiella pneumoniae, Staphylococcus aureus,Haemophilus influenzae e Legionella pneumophila também podem ser os causadores da doença.

Ela não deve ser confundida com a pneumonia viral, causada por vírus. Em geral, casos mais graves de Covid-19 causam pneumonia viral. Já a bacteriana pode ser decorrente da evolução da doença, que compromete o sistema imunológico do paciente. Este é o caso da apresentadora Sonia Abrão.

Como é feito o diagnóstico da pneumonia bacteriana?

Em geral, o diagnóstico da pneumonia bacteriana pode ser feito tanto por um clínico geral quanto por médicos especialistas (pneumologistas). O profissional deve pedir exames, tais como raio-X do tórax e tomografia computadorizada, Também pode ser que o médico peça exame de sangue ou de catarro, a depender dos sintomas.

A Pneumonia bacteriana pode ser diagnosticar por raio-x (imagem:Chinnapong/iStock)

Principais sintomas da doença

Ao se instalar nas vias aéreas, a bactéria começa o processo inflamatório e o paciente pode apresentar os seguintes sintomas:

Pneumonia bacteriana é contagiosa?

Normalmente não. Diferente da pneumonia viral, a transmissão da pneumonia bacteriana é bastante difícil. Em geral, se contrai esse tipo de doença quando bactérias entram por acidente pela boca ou migram de outra infecção em algum local específico do corpo. É frequentemente associada ao agravamento de uma gripe ou resfriado.

Como é feito o tratamento da doença?

Em casos mais brandos, a doença pode ser tratada em casa, com a ingestão de antibióticos – sempre com receita médica, é claro. O tratamento costuma levar de 7 a 14 dias, de acordo com a avaliação realizada pelo profissional da saúde.

Quando há complicações, ou em bebês e idosos, pode ser que o médico recomende a internação do paciente para realizar um tratamento mais eficaz. Nesse cenário, a administração de antibióticos acontece diretamente na veia e a pessoa pode receber oxigênio.

Alguns tratamentos podem incluir ainda sessões complementares de fisioterapia respiratória.

Com informações: Oxford e WebMD


Atenção:

Nunca se automedique. Para ter o diagnóstico correto dos seus sintomas e fazer um tratamento eficaz e seguro, procure orientações de um médico.