Faça uma busca

Esse site usa cookies para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade

|
Publicado em: 18 de janeiro de 2022

Triptofano: um aliado do sono dentro do armário

Julia Monsores
Última atualização: 18 de janeiro de 2022
Por: Julia Monsores

Além de ajudar na indução do sono, alimentos ricos em triptofano também aumentam o bem-estar maior.

Triptofano: um aliado do sono dentro do armário Imagem: Chaded2557/iStock

Deitar e dormir imediatamente é um privilégio que poucos têm. O que acontece com mais frequência é que cada vez mais pessoas estão tendo dificuldade em engatar no sono. E isso prejudica a qualidade de vida, aumentando o estresse e até propiciando uma depressão. Assim, ter em mente quais alimentos ajudam – ou dificultam – o sono, é muito útil.

O segredo de um sono bom

O triptofano é um aminoácido essencial que atua em conjunto com a vitamina B3, o magnésio e a niacina. Alimentos que contêm triptofano, como leite morno com mel e um pouco de amêndoas, ajudam a pegar no sono e aumentam os níveis de serotonina no cérebro. O chá de camomila também pode ser relaxante. Experimente ainda um pouco de chocolate quente. 

"Chocolate é um dos meus alimentos favoritos", diz o Dr. Ornish. Comer um pedaço de chocolate amargo diariamente é bom para o corpo e a mente. Ele contém flavonoides, que combatem os radicais livres que podem danificar as células, assim como serotonina, que melhora o humor. Pesquisas sugerem que o chocolate adicionado ao leite pode reduzir os sintomas da intolerância à lactose.

Leia também: Melatonina: saiba tudo sobre o hormônio do sono

O chocolate, porém, pode ser rico em calorias e gordura. Por isso, aconselha-se seu consumo equilibrado e, de preferência, na versão amarga. Além disso, consumir em excesso pode acabar acarretando o efeito contrário e causar uma agitação maior. 

Alimentos ricos em triptofano

Experimente inserir esses alimentos em sua rotina e observe os efeitos em seu sono:

  • Peixes
  • Bananas
  • Ovos
  • Castanhas
  • Sementes (de abóbora, gergelim, linhaça)
  • Queijos

Além disso, quem tem insônia também pode recorrer a outros meios mais naturais antes de optar por um medicamento. Como a valeriana, por exemplo, uma planta que induz o sono.

Para mais dicas de como dormir bem, confira 10 sugestões de especialistas!

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

Assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados