4 dicas para preparar lanches mais saudáveis e emagrecer

Comer lanches saudáveis, com poucas calorias, abranda a fome e evita que se coma exageradamente na refeição seguinte. Confira dicas!

Julia Monsores | 7 de Fevereiro de 2020 às 19:00

nerudolq/iStock -

Comer um lanche com poucas calorias entre as refeições pode abrandar a fome e evitar que se coma exageradamente na refeição seguinte. Lanches bem programados podem ajudar a combater a falta de energia, particularmente em crianças. Algumas pessoas, antes de eventos em que serão servidos alimentos muito calóricos, diminuem o apetite com um lanche de poucas calorias.

Eis algumas dicas para tornar seus lanches mais saudáveis:

1. Diminua as porções

Os mesmos alimentos que compõem uma refeição ligeira funcionam bem para um lanche. Minissanduíches, uma tigela de sopa de legumes, queijo com bolachas, iogurte com fruta ou porções de nozes e sementes possuem valor nutricional adequado.

2. Satisfaça suas necessidades nutricionais

Os lanches também podem fornecer várias das porções diárias recomendadas de alimentos amiláceos ou as porções de frutas e vegetais (de cinco a dez). Um pão árabe recheado com vegetais crus picados compõem um lanche nutritivo e substancioso. Outros alimentos rápidos de preparar e com poucas calorias são vegetais frescos e crus e pastas, como homus ou iogurte desnatado misturado com ervas.

3. Inclua-os nas suas compras

Adicione à sua lista de compras semanais diversos alimentos saudáveis para lanchar. Quando os alimentos adequados estão à mão, é mais fácil preparar lanches para levar em viagens, para a escola ou para o trabalho. Fuja de alimentos industrializados e ricos em gorduras, como batatas fritas ou salgadinhos.

4. Evite as armadilhas

Todos sabem que uma cenoura crua é mais saudável que um pão doce com cobertura cremosa, mas alguns alimentos que parecem nutritivos não são muito melhores que um pão doce. Leia atentamente os rótulos para encontrar gorduras ou açúcares escondidos. Entre as armadilhas mais comuns estão as barras de cereais, em geral com muito açúcar e gordura. Além disso, bebidas de fruta podem conter pouquíssimo suco de fruta e grande quantidade de açúcar adicionado, como xarope de milho, rico em frutose.

Confira também dicas para evitar o efeito sanfona!