Faça uma busca
|
Publicado em: 30 de julho de 2020

7 benefícios do boxe para a saúde; do emagrecimento à redução do estresse

Já pensou aliar o emagrecimento à socialização e a melhora da autoestima? Conheça um pouco mais sobre os benefícios do boxe!

Imagem: Arbobogg Imagery/iStock

Você já praticou boxe? O esporte é a combinação perfeita para melhorar o condicionamento respiratório e aprender como se defender. A luta também ajuda no emagrecimento e na melhora da autoestima.

Prova disso é o ator Fábio Assunção, que, aos quase 50 anos, perdeu 27 quilos conciliando a prática do boxe e dieta cetogênica, mais conhecida como lowcarb.

O boxe tem origem em um dos berços da civilização, na Suméria. As evidências mais antigas do esporte datam de 3.000 a.C. Mais tarde foi levado para o Egito e milênios depois para a Grécia, se tornando um esporte olímpico em 688 a.C., na 23ª olimpíada da antiguidade.

Na época do Renascimento, nos séculos XVIII e XIX, o boxe era praticado com as mãos nuas, sem proteção, o que fazia ser um esporte brutal. Dessa forma, em 1867 houve uma série de mudanças, incluindo rounds de 3 minutos, separados por intervalos de 1 minuto; e o uso obrigatório de luvas. Essas normas faziam parte das Regras de Queensbery, e entraram em vigor apenas em 1872.

Conheça um pouco mais sobre o boxe e seus benefícios!

O que é?

Foto: nickp37/iStock

O boxe é um esporte de combate, no qual duas pessoas calçam luvas acolchoadas para atacar e se defender do oponente. O objetivo do esporte é desferir golpes para pontuar, seguindo uma série de regras predeterminadas.

A luta termina quando o tempo esgota (vence quem fizer mais pontos) ou quando um dos lutadores é nocauteado, ou seja, fica impossibilitado de continuar a luta.

A prática do boxe vem sendo muito procurada nas academias, de modo que existem turmas disponíveis para diversas idades. As aulas podem durar de 40 a 60 minutos e garantem uma queima calórica considerável.

O esporte vem crescendo entre as mulheres, justamente pelo seus benefícios e sensação de bem-estar.

Quais são os benefícios?

Foto: jacoblund/iStock

Por ser um esporte que aumenta a capacidade cardiorrespiratória, o boxe ajuda no emagrecimento pois aumenta o metabolismo do corpo. Assim, garante uma queima calórica alta, que pode chegar a até 1.000 calorias durante uma aula.

O boxe é ideal para melhorar a coordenação motora pois os movimentos exigem agilidade, coordenação e equilíbrio. Além disso, estímulos de reflexo são testados o tempo todo, podendo ser exercitados e aprimorados.

A sensação de bem-estar conhecida dos praticantes de atividades físicas não é diferente no boxe. O esporte garante ótimas doses de endorfina, que melhoram o humor e auxiliam na redução do estresse e crises de ansiedade.

A luta é perfeita para se desligar das tarefas do dia a dia e promove um momento de lazer e descontração. O esporte coletivo ajuda a socializar e ter contato com pessoas diferentes com um objetivo em comum.

Dessa forma, não teria como o boxe não melhorar a autoestima. Ele contribui para que os alunos se sintam mais seguros e mudem seus hábitos e comportamentos. Além disso, ainda auxilia no aprendizado da autodefesa.

Veja também: 15 maneiras de envelhecer saudável e com uma boa autoestima

Quais acessórios preciso ter para começar a praticar boxe?

Foto: SeventyFour/iStock

Como o boxe é um esporte de impacto, é indispensável o uso de luvas. Mas, atenção! Invista em uma luva de treinamento ou de sparring, pois são os modelos ideais para iniciantes.

Luvas de treinamento são feitas para treinos entre atletas ou treinos individuais com objetos imóveis. Já as luvas de sparring são as mais completas e utilizadas. São acolchoadas e com o peso bem distribuído, ideal para treinamentos semanais entre duas pessoas.

O tamanho da luva é medido pelo seu peso em Onças (Oz), uma antiga unidade de medida anglo-saxônica que equivale ao seu peso corporal. Ao comprar uma luva, fique atento ao número que aparece na descrição.

Confira a relação Oz x peso corporal:

  • 6 Oz: 45 kg ou menos
  • 8 Oz: de 45 kg a 65 kg
  • 10 Oz: de 65 kg a 78 kg
  • 12 Oz: de 79 kg a 90 kg
  • 16 Oz: 90 kg ou mais

Outros acessórios indispensáveis são as ataduras e bandagens. As ataduras têm um papel fundamental de proteger a mão ao golpear. As bandagens servem para serem enroladas entre os dedos para protegerem articulações, juntas e ossos.

A maioria das pessoas costuma comprar ataduras em farmácias, mas se for investir no boxe, é recomendável uma bandagem elástica profissional, voltada para as artes marciais. Bandagens para boxe também trazem uma proteção e segurança maior.  

Foto: RobertoDavid/iStock

Para maior proteção da região superior do corpo, é essencial o uso de protetor bucal. O protetor bucal não protege somente a região da boca e dos dentes, mas também de fraturas na mandíbula, queixo e coluna cervical.

Se o seu treino for mais voltado para o sparring, considere também um protetor de cabeça. Tanto o protetor bucal quanto o protetor de cabeça não devem ser compartilhados, pois são acessórios pessoais.

*Consulte um médico para checar se a prática do boxe é condizente com seu condicionamento ou se há a possibilidade de lesões.

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close