Às vezes, o estresse é inevitável. A rotina no escritório pode não ser fácil, mas você pode contornar a situação! Confira algumas dicas que vão te ajudar nesta missão:

1. Marque uma hora para se preocupar

A princípio, feche a porta da sua sala ou procure uma sala de reuniões vazia. Concentre-se no que estressa você. Divida uma folha de papel em três colunas:  “Minha preocupação”, “Por que me preocupo?” e “O pior que pode acontecer”. Depois de encarar o pior que pode acontecer – e perceber que talvez seja muito improvável que aconteça –, você voltará ao trabalho com a cabeça mais leve.

2. Esfregue uma gota de óleo de lavanda no pulso

Já falamos sobre o benefício dos óleos por aqui. Você deve saber que o óleo de lavanda também pode aliviar suas cargas de estresse no trabalho! Esfregue um pouco no seu pulso, relaxe e sinta a fragrância. E, então, imagine-se em outro lugar, ao ar livre, repleto de verde…

3. Desenhe e reduza o estresse

E não importa se você diz que é um péssimo desenhista. Não estamos falando para você se transformar no próximo Van Gogh – isto é, apenas desenhe em uma folha de papel em branco. A sua mente se libertará das preocupações enquanto você esboça traços descompromissados. Além disso, faça uso de livros de colorir, se preferir.

4. Coma chocolate com hortelã

Presentei-se com uma barra de chocolate. O chocolate contém feniletilamina, uma substância que causa sensação de bem-estar e prazer, e a hortelã oferece uma dose de energia. Assim, o pequeno pico proporcionado pelo chocolate com hortelã pode te ajudar a sair da situação de estresse.

5. Seja direto com os relacionamentos difíceis

De fato, o escritório pode ser um local difícil para relacionamentos interpessoais. Mas remoer sentimentos pode gerar uma avalanche desastrosa, que pode culminar em níveis de estresse altos. Experimente conversar com quem você passa por situações desgastantes. Procure uma solução pedindo por sugestões para melhorar o relacionamento profissional entre vocês. Você verá que o diálogo pode abrir muitas portas.

6. Controle os e-mails e o estresse

Uma pesquisa canadense constatou que muitas pessoas passam várias horas por dia lendo e-mails, o que pode ser uma atividade enfadonha e estressante. Para evitar isso, use a regra de três: se você já enviou três e-mails sobre o mesmo assunto com um colega, use o telefone para continuar a conversa.

7. Leia um poema em voz alta ou cante uma canção

A cadência e as palavras acalmarão sua alma. Escolha um poema ou uma música de sua preferência, encontre um local vazio e solte a voz!