7 dicas para evitar alergias no seu filho desde a gravidez

Dicas para evitar alergias no seu filho, por meio de sua alimentação, e proteja seu bebê oferecendo o leite materno nos primeiros meses.

Redação | 20 de Abril de 2019 às 12:00

YakobchukOlena/iStock -

Dicas para evitar alergias desde cedo. Quer você esteja apenas pensando na possibilidade de ter filhos, esteja grávida ou já tenha seus anjinhos em casa, estas medidas ajudam a reduzir os riscos de alergias.

Durante a gravidez

1. Siga a dieta mediterrânea

É uma alimentação rica em grãos integrais, frutas, legumes e peixe, com azeite de oliva como fonte principal de gordura. Em uma pesquisa, crianças cujas mães seguiram uma dieta desse tipo tinham 82% menos probabilidade de apresentar sibilos e 45% menos probabilidade de ter erupções na pele, indicadores de alergias infantis.

A dieta mediterrânea, rica em grãos integrais peixes e azeite, você encontra aqui.

2. Tome diariamente 1 g de óleo de peixe

Há evidências de que tomar esse óleo anti-inflamatório como suplemento reduz o risco de alergias em crianças pequenas. Então, converse com seu  médico antes.

Leia sobre medidas de prevenção de alergia em nosso artigo.

3. Tome suplemento probiótico

Dessa forma, crianças cujas mães tomaram suplementos com essas bactérias benéficas durante a gravidez – e as que tomaram probióticos quando bebês – parecem ter menos probabilidade de desenvolver eczema, um problema de pele que provoca coceira e é precursor de alergias em crianças.

Dê uma olhada no post e saiba tudo sobre probióticos e prebióticos.

Na infância

4. Alimente seus filhos com bastantes frutas, hortaliças e peixe

Os pesquisadores observaram quase 500 crianças gregas desde a gravidez das mães até completarem 6 anos e meio; descobriram que dietas ricas nesses alimentos reduzem significativamente o risco de alergia e asma. Assim, as crianças que comiam frutas e hortaliças pelo menos duas vezes por dia tinham 74% menos probabilidade de desenvolver rinite alérgica do que as que comiam esses alimentos com menor frequência. Produtos populares em Creta são uvas, laranja, maçã, tomate, berinjela, pepino, vagem e abobrinha; e, ao mesmo tempo, comer uma média de 60 mg de peixe diariamente também ajudou. Por outro lado, as margarinas aumentaram a probabilidade de alergia porque as gorduras hidrogenadas desencadeiam inflamação.

5. Tenha um bicho de estimação

Alguns estudos sugerem que expor os bebês a um gato ou cachorro durante o primeiro ano de vida, ajuda a prevenir alergias aos alérgenos aéreos mais comuns, como ácaro e pólen.

6. Amamente seu filho até os seis meses

Esse é o tempo necessário para reduzir o risco de todas as alergias do seu filho, porque fortalece o seu sistema imunológico. A OMS sugere que seja oferecido o leite materno até os dois anos de idade, mas é claro, além de alimentos sólidos.

7. Espere para dar comida

Pesquisas revelaram que é menos provável que as crianças que não comem alimentos sólidos até os seis meses de idade, ou mais, desenvolvam alergias alimentares.

A fim de saber mais sobre isso, leia o post leite materno e alimentos sólidos.