Alimentação saudável é também escolher o alimento certo para cada hora da sua agenda diária que pode fazer muita diferença na saúde, no nível de energia e no humor. 

Um bom café da manhã dá energia para o dia que você tem pela frente, mas fique atento aos horários de exercícios. Não dá para correr de barriga cheia ou vazia. Veja nossas dicas de como se alimentar de acordo com a sua próxima tarefa do dia.

Saiba mais sobre boa alimentação para caminhadas aqui.

por Susannah Hickling

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Acorde! Acorde! 

Ao sair da cama de manhã, a maioria opta pela tradicional xícara de café para começar o dia. Mas essa nem sempre é a melhor pedida. Um estudo de 2010 da Universidade de Bristol, no Reino Unido, constatou que, ao tomar cafeína logo cedo, os consumidores regulares de café não ficavam mais alertas que os menos fãs dessa bebida que ingeriram um placebo – talvez porque os tomadores de café experimentem sintomas de abstinência após passar várias horas sem ele, e aquela primeira xícara do dia simplesmente os leva de volta à “normalidade”.

Uma das razões para a sensação de lerdeza ao acordar é a desidratação. Assim, uma alternativa simples ao café é um bom copo de água.


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Levante-se e corra

Mas o café tem a sua vez antes de uma corrida matutina. “A melhor dica para emagrecer é se exercitar antes de comer pela manhã”, diz a nutricionista inglesa Lucy Jones. “É possível queimar 20% mais gordura de estômago vazio. Mas se você tomar um café puro antes, a cafeína mobilizará ainda mais esse estoque de gordura.”

Ainda assim, um atleta como Luke Tillen precisa comer primeiro. Luke, 42 anos, corre ultramaratonas de 111 km a fim de angariar recursos para a Torbay Holiday Helpers Network, que organiza fins de semana de lazer para famílias afetadas por doenças terminais.

Uma hora antes de correr, ele come mingau de aveia preparado com água e uma pitada de sal. “A aveia é uma fonte de energia boa, constante e de queima lenta”, diz ele.

A nutricionista Beth Hanson concorda. “Mingau de aveia sem açúcar, puro ou com uma pitada de sal, tem índice glicêmico baixo, ou seja, o carboidrato é liberado aos poucos na corrente sanguínea”, explica ela. Você se sente satisfeito por mais tempo e come menos no decorrer do dia, ao contrário de alimentos com alto índice glicêmico (como pão branco) ou aqueles que contêm muita gordura saturada, que dão uma dose instantânea de energia seguida de uma queda, o que nos deixa com fome.


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Um ovo antes do trabalho

Um bom café da manhã é fundamental, e ele é ideal quando contém proteínas e carboidratos com baixo índice glicêmico.

“Depois de um café da manhã com proteínas, temos memória e função cognitiva melhores durante o dia”, diz Lucy Jones. “Mas é preciso lembrar que o cérebro necessita de glicose e que os carboidratos são essenciais para ajudá-lo a funcionar e a deixá-lo saciado a manhã toda.” Ela recomenda uma fatia de torrada multigrãos com baixo índice glicêmico e ovos mexidos.

A jornalista Helen Loveless considera os ovos essenciais para que ela aguente a pressão no trabalho. “Quando como ovos, só sinto fome na hora do almoço”, diz.

Outra dica: tome chá-verde no desjejum. Acredita-se que ele estimule o metabolismo e aumente a capacidade de atenção.


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Prepare-se para aquela reunião

Você tem um compromisso importante e precisa de um estímulo rápido? Sally McKay, artista plástica especializada em retratar bailarinos, usa amêndoas para manter o ritmo.

“Quando estou trabalhando com uma companhia de dança, nunca sei quando vão parar para descansar”, diz ela. “Geralmente levo amêndoas, para assim comer algo nutritivo e rápido e manter o nível de energia.”
Os três filhos adolescentes de Sally acham que ela é meio maluca, mas Lucy Jones confirma que a artista faz o que é certo. “As castanhas provenientes de árvores [como castanhas-do-pará, castanhas de caju e nozes] são ricas em calorias e repletas de sais minerais, vitaminas, antioxidantes e gorduras muito boas para o coração”, diz ela, que recomenda uma dose de 30 g de castanhas no meio da manhã ou no meio da tarde – isso corresponde a umas 23 amêndoas.