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Publicado em: 29 de maio de 2019

Como cuidar da alimentação do seu filho?

Pesquisas mostram que a maioria das crianças não se alimentam corretamente. Veja como você pode fazer para mudar essa situação.

Imagem: monkeybusinessimages/iStock

Montar lancheiras saudáveis para crianças pode ser desafiador; seus hábitos instáveis, aliados à influência dos colegas, dificultam a escolha dos alimentos. Muitas crianças não comem de forma saudável. Uma pesquisa mostrou que mais da metade das lancheiras infantis continha doces ou chocolate e quase metade incluía um salgadinho, como batata chips.

Ao mesmo tempo que a qualidade da comida fornecida pelas escolas foi colocada sob os holofotes por meio do trabalho de chefs de cozinha famosos e programas de culinária, as lancheiras passam despercebidas pelo controle de qualidade. Alguns colégios passaram a adotar diretrizes que incentivam os pais a mandar refeições nutritivas para as crianças; algumas proibindo salgadinhos, doces ou chocolate. Até escolas sem uma política específica oferecem conselhos gerais. Para um almoço saudável, tente incluir os seguintes itens na lancheira:

  • Pelo menos uma porção de frutas e outra de legumes ou verduras.
  • Um pouco de carne, peixe ou outra fonte de proteína que não esteja entre os laticínios, como lentilhas, feijões, grão-de-bico ou manteiga de amendoim (restrinja as carnes processadas).
  • Um carboidrato, como pão, massa ou arroz integrais, cuscuz ou batatas.
  • Laticínios como leite, queijo ou iogurte.
  • Uma bebida – suco de frutas sem açúcar, leite desnatado ou semidesnatado, iogurte ou bebida láctea, smoothie ou apenas água.
  • Pelo menos uma vez por semana, inclua um peixe gordo, como salmão.

Leia também: 6 dicas de como comprar bons alimentos no mercado

Não esqueça de bater um papo sobre nutrição!

Adolescentes são mais independentes e querem ter mais controle sobre o que comem. Como estão passando por uma época importante de desenvolvimento e amadurecimento do corpo, precisam obter informações consistentes e positivas sobre nutrição e comida.

Se a escola do seu filho adolescente fornece refeições, confira o cardápio e estimule escolhas saudáveis. Caso você faça o almoço que ele leva, diga quais são os alimentos que está incluindo e explique por que deixou de fora batatas chips, barras de chocolate ou bebidas gasosas. Pode ser que você precise conciliar o que gostaria que seu filho comesse com o que ele considera bacana almoçar na frente dos amigos.

Muitos jovens podem comer fora da escola durante o almoço. Pode não ser fácil, mas tente saber o que eles pedem em cafés e fast-foods, para, assim, encorajá-lo a consumir pratos saudáveis. Nos intervalos e para depois das aulas, prepare lanchinhos com frutas, legumes e grãos integrais.

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