Anvisa aprova primeira vacina contra a dengue

O imunizante é o primeiro liberado também para pessoas que nunca contraíram a dengue.

Carol Ávila | 3 de Março de 2023 às 09:41

- Imagem: Thiago Santos / iStock

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, na última quinta-feira (2), a primeira vacina contra a dengue para público amplo no país. Em comunicado oficial, a agência informou que o  imunizante foi testado com eficácia de 80,2% em 12 meses após a aplicação da vacina.

Qual o diferencial da vacina?

A vacina Qdenga, formulada pela empresa Takeda Pharma Ltda., é o primeiro imunizante contra a dengue que pode ser aplicado em pessoas que nunca contraíram a doença antes. Em 2015, o país chegou a aprovar a vacina Dengvaxia contra o vírus da dengue, porém apenas pessoas que já tiveram a doença é que poderiam receber as doses. 

A aplicação da vacina será feita em 2 doses, com intervalo de 3 meses entre elas. Pessoas entre 4 e 60 anos poderão receber o imunizante sob administração via subcutânea (entre a pele e o músculo).

Saiba mais: Dengue: 10 perguntas sobre a doença respondidas

A Qdenga foi testada em um estudo de larga escala, realizado em países endêmicos à dengue, controlado por placebo. Além da eficácia geral de 80,2%, a vacina também apresentou uma eficácia de 90,4% contra hospitalizações pela doença em 18 meses após aplicação. 

Disponibilidade da nova vacina contra dengue

Com a concessão de registro do imunizante aprovada pela agência, será permitida a comercialização do produto. No entanto, ainda será preciso passar pelo processo de precificação na Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) antes de ir para o mercado. 

Enquanto isso, de acordo com a Anvisa, a vacina "segue sujeita ao monitoramento de eventos adversos por meio de ações de farmacovigilância sob a responsabilidade da empresa".

Leia também: Como prevenir a dengue em 6 passos simples

O processo pode levar meses, ou seja, provavelmente a vacina não estará liberada durante a alta temporada de casos de dengue, que costuma acontecer entre os meses de fevereiro e abril. 

Além disso, ainda não há previsão de oferecimento da vacina Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS), para ser incorporada ao calendário de vacinação nacional.

vacina dengue contra

Leia também

Gripe aviária: o que é e quais os sintomas da doença que matou menina no Camboja

12 dos melhores alimentos com poder curativo

Ministério da Saúde divulga calendário de vacinação para 2023; confira

Vacina contra câncer de pele se mostra promissora

Zika: USP desenvolve teste que identifica vírus com maior precisão

Acabe com gripes e resfriados com 20 dicas eficazes