Faça uma busca
Já tem cadastro? Faça login aqui.
Cadastre-se para continuar lendo!
Artigo exclusivo para assinantes!
É grátis e você garante acesso a 3 conteúdos exclusivos
devices
Já sou assinante da Revista Impressa

Entendo que, respondendo a esta promoção, serei ingressado nos sorteios aqui oferecidos e passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento. Conheça também a nossa Política de Privacidade e Uso de Dados

Aproveite e assine o site seleções por apenas R$1,99 no primeiro mês. Clique aqui.
|
Publicado em: 6 de dezembro de 2019

Artrite séptica: causas, sintomas e tratamento

A artrite séptica é relativamente rara, mas é a forma mais agressiva de artrite no que tange à destruição de uma articulação.

Imagem: spukkato/iStock

A artrite séptica é uma inflamação articular causada por infecção bacteriana. O distúrbio é mais comum em crianças e idosos.

Quais são as causas?

A doença também é conhecida como artrite infecciosa. A infecção pode disseminar-se de um osso para a articulação, resultando em artrite séptica. Em alguns casos, a infecção chega à articulação através do sangue ou pode entrar por uma ferida que perfure a articulação. O risco de artrite séptica é maior nas pessoas com artrite reumatoide e nos usuários de drogas intravenosas.

Quais são os sintomas?

Há edema, vermelhidão e calor na articulação afetada. O distúrbio causa dor intensa. Uma pessoa com artrite séptica tende a apresentar mal-estar e pode ter febre.

Veja também: Artrite reumatoide: causas, sintomas e tratamentos

Como é feito o diagnóstico?

Uma amostra de líquido articular é colhida usando agulha e seringa e submetida a teste para infecção.

Quais são as opções de tratamento?

A cavidade articular deve ser lavada, geralmente pela infusão de líquido na articulação e drenagem frequentes. Esse procedimento deve ser associado a antibióticos, administrados por via intravenosa durante algumas semanas e depois mantidos por via oral para que haja erradicação completa da infecção. Os analgésicos podem ser necessários para aliviar o desconforto e há recomendação de repouso inicial. Mais tarde, o exercício suave mantém o movimento e a força da articulação.

Qual é o prognóstico?

Sem tratamento eficaz, a lesão da cartilagem que reveste a articulação é grave e os movimentos articulares são muito limitados. Quando o tratamento é iniciado de imediato, as taxas de recuperação são boas.

Leia também: Descubra como tratar artrite, artrose e gota com remédios caseiros

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados