Faça uma busca
|
Publicado em: 31 de janeiro de 2019

As descobertas mais recentes da medicina

A área médica vive em constante transformação, fique por dentro!

Imagem: 12963734/iStock
Iana Faini
Por: Iana Faini
A todo momento ao redor do mundo as pesquisas médicas avançam e descobertas são feitas pelo cientistas para a promoção da saúde. Confiras quais foram as últimas:  

Farinha crua transmite E. coli

Numa notícia desagradável para os fãs da massa de bolo que sobra na batedeira, confirmou-se que a farinha foi a fonte de um surto grave de E. coli nos Estados Unidos em 2016. Certas cepas dessa bactéria podem ser tóxicas e provocar cólicas, diarreia sanguinolenta, vômitos e até mesmo insuficiência renal. Os cientistas sabiam que a E. coli prospera na carne malcozida, mas se surpreenderam ao encontrá-la na farinha seca. Agora as autoridades recomendam lavar bem as mãos depois de mexer em farinha e não comer massa crua ou não pasteurizada.

Fraturas não percebidas

Segundo um estudo publicado na revista Journal of Bone and Mineral Research, as minúsculas fraturas da coluna causadas pela osteoporose não são descobertas, mas doem. Quase 4.400 homens idosos foram acompanhados por mais de quatro anos, e 28 deles tinham diagnóstico de fraturas na coluna. Mas radiografias revelaram que outros 169 tinham fraturas não percebidas. A maioria dos homens com fraturas se queixava de dor nas costas. Estudos anteriores encontraram uma taxa ainda mais alta de fraturas da coluna em mulheres idosas. Quase sempre a dor nas costas é muscular e melhora em seis semanas; mas, se durar mais que isso, procure um médico.

Vegetarianismo e depressão

Num estudo dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, participantes veganos e vegetarianos, numa escala de depressão, tenderam a ter pontuação mais alta do que quem come carne. Embora os resultados não provem a causalidade, os pesquisadores acham que deficiências nutricionais podem ser a causa. Veganos e vegetarianos costumam ter nível baixo de vitamina B12, e os produtos animais são a única fonte natural confiável desse nutriente. No entanto, o uso de suplementos ou de alimentos como leite de soja e flocos de milho enriquecidos ajuda.
Saiba mais em: Diferença entre vegetarianismo e veganismo
 
Por SAMANTHA RIDEOUT

Assine a nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão!

assine a nossa newsletter
Entendo que passarei a receber ofertas de produtos, serviços, informativos e presentes grátis, além de outras promoções de Seleções e de parceiros. Para mais informações, acesse nossa Política de Privacidade e Uso de Dados


close