Brotos e caules: conheça os benefícios e como consumir

Saiba tudo sobre os benefícios nutricionais e como deixar os brotos e caules ainda mais deliciosos.

Redação | 2 de Junho de 2019 às 16:00

KateSmirnova/iStock -

Os brotos e os caules usados na cozinha incluem desde o alho-poró, os aspargos e os talos crocantes do aipo até um pé de couve-flor ou brócolis, além dos bulbos do funcho. Os benefícios nutricionais são inúmeros e todos ficam deliciosos em saladas. Saiba mais sobre eles:

Aipo

Disponível o ano todo, pode ser usado cru para dar uma textura crocante a saladas ou em refogados e sopas, substituindo a cebola. Combina bem com castanhas e nozes, frutas cítricas, maçã, frango e queijo. Contém potássio e também age como diurético.

Alcachofras

São uma iguaria: depois de limpas, cozidas e frias, podem ser servidas inteiras com um vinagrete; as folhas podem também ser descartadas e o fundo usado numa salada mista. Contêm o fitoquímico cinarina, o qual, acredita-se, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue e auxilia o funcionamento do fígado.

Alho-poró

Pode ser cortado em rodelas finas e consumido cru em saladas — com maçã, repolho, castanha e nozes — ou cozido e, depois de frio, servido em fatias grandes com vinagrete. Fornece vitamina C, folato e carotenoides.

Aspargos

As pontas inteiras, ligeiramente cozidas, podem ser servidas frias com vinagrete e lascas de parmesão ou usadas na salada. Para conservar ao máximo seus nutrientes, embrulhe os aspargos em papel-alumínio e cozinhe-os no vapor ou asse-os, usando os sucos no molho. São excelentes fontes de folato e também fornecem vitaminas A, C e E.

Brócolis

Podem ser usados crus ou ligeiramente cozidos, só até começarem a amaciar. Os brotos de brócolis, que têm um sabor parecido com o do aspargo, podem ser cozidos da mesma forma e consumidos frios, com vinagrete. Os brócolis são excelente fonte de folato e de vitamina C, e também fornecem quantidades razoáveis das vitaminas A (a partir do betacaroteno) e E.

Couve-flor

Pode ser usada em saladas do mesmo modo que os brócolis. A couve-flor fornece vitamina C e compostos sulfurosos benéficos.

Couve-rábano

Este vegetal da família do repolho tem caule bulboso verde ou roxo e sabor delicado que lembra o do nabo. Pode ser ralado e usado cru em saladas ou ligeiramente cozido e adicionado a saladas quentes. É boa fonte de vitamina C.

Funcho

Com seu suave sabor de anis e textura crocante, é um legume versátil para saladas. Cru e fatiado, pode ser usado sozinho com vinagrete ou misturado com outros ingredientes, especialmente a laranja. Contém fitoestrogênios, que parecem proteger contra os cânceres de mama e de próstata. Também é boa fonte de potássio.

Repolho

Seja o roxo, o branco ou o chinês, todas as variedades são um ingrediente ideal para saladas cruas de inverno. Todos são ricos em vitaminas C e do complexo B, em particular o folato, e em fibras. O repolho roxo contém teor mais baixo de carotenoides e glicosinolatos anticancerígenos do que o branco ou o verde, mas fornece o antioxidante quercetina, que parece reduzir o risco de doenças cardíacas.