Você é fã da couve-flor? O vegetal faz parte da família das crucíferas, ou seja, plantas que apresentam um formato de cruz em sua superfície. Além dela, há o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve como parentes. Essa família contém algumas características em comum: possuem uma ótima concentração de betacaroteno e vitaminas C e K, assim como óleos vegetais, cálcio e muitos outros nutrientes ligados a uma boa saúde.

Uma xícara de couve-flor crua, por exemplo, tem mais de 50% da necessidade diária de vitamina C, 13% de folato e quantidades razoáveis de potássio e vitamina B6, responsáveis por combater doenças ligadas ao cérebro e ao coração. Ela também contém bioflavonoides, indóis e outras substâncias químicas que protegem contra o câncer.

Veja alguns benefícios da couve-flor para a saúde:

1. Ajuda a prevenir o câncer

As grandes quantidades de vitamina C presentes nela ajudam a proteger uma pessoa principalmente contra inflamações que podem desencadear o câncer. Além disso, o vegetal também é rico em folato, que ajuda a evitar o dano ao DNA que gera câncer.

2. Ajuda a perder peso

Por ser rica em fibras e ter poucas calorias (25 calorias por xícara), é um lanche ideal para quem está preocupado com o peso. Dessa maneira, ela pode ser incluída em diversas dietas, bem como em muitos sucos detox.

3. É um grande anti-inflamatório e antioxidante

As propriedades antioxidantes da couve-flor são bem conhecidas: através da vitamina C, do beta-caroteno, a quercetina e muitos outros nutrientes que impedem o desgaste celular causado, por exemplo, pelo estresse. Em segundo lugar, os glicosinolatos, presentes em sua composição, têm ação anti-inflamatória.

80% do folato são desperdiçados durante o cozimento, então procure consumir a couve-flor crua.

4. Fortalece os ossos

A vitamina K é um dos compostos mais abundantes no vegetal. Ela está relacionada, entre diversos benefícios, ao fortalecimento dos ossos, o que, por sua vez, previne a osteoporose e os seus efeitos. Além disso, ela também é capaz de fortalecer os vasos sanguíneos e evita hemorragias, já que ela é capaz de ajudar na coagulação do sangue.

5. Rica em fibras

A couve-flor possui 2g em fibras a cada quantidade de 100g. Esse número concede ao vegetal uma grande capacidade de melhorar o trato intestinal. Mas cuidado: os vegetais da família brássica podem causar desconforto, especialmente àqueles que sofrem de distúrbios intestinais, como colite ulcerativa. Evite algum deles causar algum sintoma.

6. Melhora o sistema imunológico

A couve-flor possui vitaminas A, C e D, além de algumas do complexo B. Como resultado, o impacto que ela tem sobre o sistema imunológico é gigantesco, o que leva à prevenção de diversas doenças com o fortalecimento do corpo.

Dicas de consumo

  • Guarde a água de conserva dos picles e use-a para guardar a couve-flor em um pote. Em seguida, mantenha na geladeira por vários dias.
  • Tempere-a cozida no vapor com azeite, pimenta-malagueta e azeitonas. O cozimento do vegetal no vapor favorece a digestão do organismo mais tarde, facilitando a absorção dos nutrientes que a couve-flor tem a oferecer.
  • Asse couve-flor com alho refogado até dourar.

Dicas de compra

Na hora das compras, é essencial conhecer os principais detalhes para levar o melhor produto para casa. Conheça algumas dicas para reconhecer uma couve-flor de qualidade! Veja também como aproveitar o melhor das feiras e supermercados e levar o melhor em sua cesta.

  • Escolha cabeças compactas, de cor branca ou creme, sem manchas escuras. Se envolvidas pelas folhas, estas devem estar verdes e sem sinais de que estão murchas.
  • Evite as cabeças com manchas ou divisões. Quando passada do ponto, a couve-flor fica dividida, murcha e com pontos escuros.

Dicas de armazenamento

Receita: aprenda a fazer couve-flor gratinada

Para começar a incluir os benefícios da couve-flor em sua saúde, nada melhor que preparar uma receita deliciosa. Confira abaixo como fazer:

Ingredientes

  • 1 cabeça de couve-flor;
  • 2 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 1/3 xícara de queijo ralado;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • 2 xícaras de leite;
  • Noz moscada a gosto;
  • Sal a gosto.

Modo de preparo

  1. Comece preaquecendo o seu forno em 180º.
  2. Corte a couve-flor em pequenos pedaços e cozinhe em água com sal até que fique al dente. Em seguida, retire a água e reserve.
  3. Para o molho branco, leve o leite e a margarina ao fogo, juntando aos poucos a farinha de trigo e a noz moscada. Mexa até que fique bem grosso. Logo depois, coloque sal a gosto.
  4. Ponha a couve-flor em um recipiente e cubra com o molho branco e salpique o queijo ralado por cima. Leve ao fogo até que a superfície comece a dourar. Por fim, sirva enquanto estiver quente e bom apetite!