Você é fã da couve-flor? O vegetal faz parte da família das crucíferas, ou seja, plantas que apresentam um formato de cruz em sua superfície. Além dela, há o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve como parentes. Essa família contém algumas características em comum: possuem uma ótima concentração de betacaroteno e vitaminas C e K, assim como óleos vegetais, cálcio e muitos outros nutrientes ligados a uma boa saúde.

Uma xícara de couve-flor crua, por exemplo, tem mais de 50% da necessidade diária de vitamina C, 13% de folato e quantidades razoáveis de potássio e vitamina B6, responsáveis por combater doenças ligadas ao cérebro e ao coração. Ela também contém bioflavonoides, indóis e outras substâncias químicas que protegem contra o câncer.

Veja alguns benefícios da couve-flor para a saúde:

iStock

1. Ajuda a prevenir o câncer

As grandes quantidades de vitamina C presentes nela ajudam a proteger uma pessoa principalmente contra inflamações que podem desencadear o câncer. Além disso, o vegetal também é rico em folato, que ajuda a evitar o dano ao DNA que gera câncer.


iStock

2. Ajuda a perder peso

Por ser rica em fibras e ter poucas calorias (25 calorias por xícara), é um lanche ideal para quem está preocupado com o peso. Dessa maneira, ela pode ser incluída em diversas dietas, bem como em muitos sucos detox.


Alexlukin/iStock

3. É um grande anti-inflamatório e antioxidante

As propriedades antioxidantes da couve-flor são bem conhecidas: através da vitamina C, do beta-caroteno, a quercetina e muitos outros nutrientes que impedem o desgaste celular causado, por exemplo, pelo estresse. Em segundo lugar, os glicosinolatos, presentes em sua composição, têm ação anti-inflamatória.


/iStock

4. Fortalece os ossos

A vitamina K é um dos compostos mais abundantes no vegetal. Ela está relacionada, entre diversos benefícios, ao fortalecimento dos ossos, o que, por sua vez, previne a osteoporose e os seus efeitos. Além disso, ela também é capaz de fortalecer os vasos sanguíneos e evita hemorragias, já que ela é capaz de ajudar na coagulação do sangue.