Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo?

Descubra agora como solucionar o desconforto do seu ciclo menstrual!

Ana Luiza Vasconcelos | 6 de Junho de 2022 às 16:00

Há uma variedade de métodos naturais que podem ajudar a controlar o ciclo menstrual. - Imagem: Deagreez / iStock

Que mulher nunca passou por um período menstrual inconveniente e se perguntou como fazer a menstruação descer ou parar de descer antes do tempo? Seja em razão da proximidade de uma festa ou de uma viagem muito aguardada, o fato é que quase toda mulher já quis controlar a menstruação.

Bem, nesses casos, existem algumas formas de estimular o organismo a adiantar o período menstrual. Mas, atenção, antes de seguir qualquer uma das dicas a seguir é importante sempre consultar um ginecologista.

Leia também: Conheça os tipos de DIU e saiba as vantagens e desvantagens

Afinal, alguns dos métodos listados, como alguns chás, podem conter substâncias abortivas ou podem prejudicar a ação de algum outro medicamento.

Como fazer a menstruação descer antes do tempo com chás

Alguns chás podem estimular a menstruação ou mesmo atrasá-la. Contudo, é preciso tomar alguns cuidados. (Imagem: isabella antonelli/iStock)

Já é de conhecimento universal que a medicina baseada em remédios naturais consegue realizar alguns feitos um tanto impressionantes. Os chás de ervas emenagogas, que estimulam o fluxo sanguíneo na região pélvica e no útero, são bastante famosos por provocar a menstruação. Conheça a seguir alguns chás que podem ajudar a menstruação a descer antes do tempo.

1. Chá de gengibre

Essa raiz é quase um deus dos chás! Ajuda em muita coisa: artrite, má circulação, pressão alta, dores musculares, colesterol alto, resfriado, gastrite e até mesmo no emagrecimento.

Confira aqui 12 benefícios surpreendentes do chá de gengibre para a sua saúde!

Em certa quantidade ele também pode causar a contração do útero, estimulando a menstruação.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque as fatias de gengibre na xícara com água e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois, coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

2. Chá frio de folhas de rabanete

As folhas de rabanete têm saponinas e alcaloides que levam a musculatura lisa do estômago, intestino e útero a contrair. E assim, fazem com que a menstruação desça antes do tempo.

Ingredientes

Modo de preparo

Bata em um liquidificador as folhas de rabanete e a água até ficar com uma mistura homogênea. Em seguida, filtre com um coador. Beba de 2 a 3 copos por dia.

3. Chá de orégano

Além de ajudar no controle menstrual, o chá de orégano é ótimo para combater insônia. (Imagem: Nikolay_Donetsk)

Quem pensa que o orégano é apenas um complemento da pizza está enganado. O chá da erva também traz muitos benefícios como controle de pressão arterial, auxílio em tratamentos de insônia, ação antibacteriana e anti-inflamatória, entre outras vantagens.

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque 1 xícara de água fervente sobre as folhas de orégano durante 5 minutos. Espere ficar morno, coe, e beba de 2 a 3 vezes por dia.

4. Chá de sene

Apesar de não ser uma das ervas mais famosas desta lista, sene também entra aqui como uma das que estimulam a contração do útero. E, assim, a menstruação.

Ingredientes

Leia mais: Para que serve óleo de rícino: descubra como este ingrediente pode transformar a sua beleza

Modo de preparo

Coloque as folhas de sene na xícara com água fervente e deixe repousar por 5 a 10 minutos. Depois coe e beba de 2 a 3 vezes por dia.

Atenção: por ter um efeito laxante, é normal que após tomar o chá ocorra episódios de diarreia, principalmente se essa pessoa não estiver sofrendo de prisão de ventre.

O sexo pode ajudar a adiantar o ciclo menstrual?

Além dos chás, para quem quer saber como fazer a menstruação descer antes do tempo, aqui vai outra artimanha: sexo! Durante o ato, caso esteja sendo prazeroso, o útero tende a dilatar, criando um vácuo, o que pode estimular a menstruação a descer.

Caso você esteja sofrendo com atrasos em sua menstruação, é recomendável que procure um ginecologista antes de que qualquer método seja aplicado. Afinal, existem muitas causas para a irregularidade no ciclo menstrual, além da gravidez.

Leia mais: Menstruação durante a gravidez: é possível?

Por outro lado, a causa do atraso pode também ser apenas emocional ou psicológica, portanto outro método é tentar relaxar. Exercícios com treinos de força pesados também podem ser a causa da irregularidade, portanto tente reduzir esses exercícios.

Como fazer a menstruação parar antes do tempo

Há métodos naturais que podem ajudar a controlar o ciclo menstrual. (Imagem: nazarkru / iStock)

Também é possível parar a menstruação rapidamente, se necessário, mas é preciso deixar claro, mais uma vez, que qualquer interferência nesse processo natural é carente de um acompanhamento médico.

1. Compressa de gelo para parar menstruação

Um dos processos naturais para interromper a menstruação é a compressa de gelo. Assim como bolsas de calor dilatam os vasos sanguíneos e aliviam inchaços e dores, as compressas frias contraem os vasos, travando a menstruação.

Para aplicar o método basta colocar compressas de gelos na região do ventre de 15 em 15 minutos a cada 4 horas. Aos poucos, notará a quantidade de menstruação reduzindo até que finalmente pare.

2. Vinagre

Esse método não vai acabar com a menstruação por completo, mas pode reduzir o fluxo.

Ingredientes

Modo de preparo

Basta diluir o vinagre de maçã, misturar bem e beber esta mistura 2 ou 3 vezes ao dia.

3. Gelatina

Este é um dos métodos mais famosos para interromper a menstruação.

Ingredientes

Modo de preparo

Bata os ingredientes até obter um bebida fácil de digerir. Em seguida, tome a mistura como se fosse um refresco e, em poucas horas, a sua menstruação será interrompida, mas apenas por algumas horas.

4. Infusão de tomilho

A infusão de tomilho ajuda a interromper a menstruação de forma rápida e efetiva. Para isso, prepare um chá com esta erva medicinal e tome depois das refeições. Se desejar, adicione um pouco de mel para adoça.

5. Limão

Essa fruta possui as propriedades ideais para parar a menstruação. Para esse método será necessário fazer um suco com 2 limões e beber durante o dia para que o sangramento seja reduzido de forma considerável.

Mas, atenção, limão é uma fruta ácida e pode trazer malefícios se ingerido em grande quantidade ou com muita frequência.


E aí, curtiu o conteúdo? Então aproveite e confira também "7 mitos sobre a menstruação que você precisa esquecer'!

ciclo menstrual parar menstruação controle