Como lidar com o fluxo menstrual intenso

Sangramentos excessivos são incômodos, além de serem um risco à saúde.

Carol Ávila | 26 de Abril de 2023 às 14:54

- Imagem: Natalia Lavrenkova / iStock

Algumas pessoas sofrem de fluxos mais intensos durante o período menstrual. Eles podem ocorrer em alguns ciclos irregulares ou, em casos mais graves, regularmente. Se o seu período se caracteriza por uma menstruação excessiva, pode ser um caso de menorragia, distúrbio que gera perda de sangue para além do normal.

Por que ocorre sangramento intenso durante o período menstrual

Quando há um intenso sangramento durante o período menstrual, pode ser um caso de menorragia, um distúrbio comum entre as pessoas que menstruam. Quando o sangramento dura mais de sete dias ou tem o fluxo estendido, é um sinal de menstruação excessiva.

Pessoas que sofrem de menorragia costumam ter que trocar os absorventes a cada hora. A condição pode ser grave, podendo ocasionar em sinais de anemia. Com a perda excessiva de sangue (hemorragia), o organismo perde diversos nutrientes, incluindo o ferro.

Converse com seu médico sobre as opções de tratamento se você apresentar desconforto com sangramento menstrual intenso.

Dicas para lidar com fluxo intenso

1. Use coletor/disco menstrual

Há uma variedade de tipos de absorventes que podem ser ideal para você. O uso de coletores ou discos menstruais pode ser mais confortável para pessoas que possuem intenso fluxo menstrual. Eles são capazes de armazenar uma maior quantidade de fluidos, evitando vazamentos.

2. Se exercite

Atividades físicas ajudam no controle da menorragia e seus sintomas. Experimente atividades, como a caminhada, uma prática de yoga para ajudar a reduzir o estresse.

3. Experimente calcinhas absorventes

As calcinhas absorventes também são uma ótima opção para manter o conforto, mesmo com um intenso fluxo de sangue. Porém, calcinhas absorventes podem ter um custo alto, além de não serem práticas usar todos os dias do seu ciclo.

4. Coma alimentos rico em ferro

Principalmente para intensos fluxos menstruais, é fundamental reabastecer os níveis de ferro do corpo com alimentos ricos no mineral, como vegetais verde-escuro, leguminosas e carnes de peixe e frango.

5. Hidrate-se

Junto com a perda de sangue e ferro, o organismo com menorragia costuma perder bastante água. Mantenha a hidratação em dia para ajudar no controle dos níveis de energia durante a menstruação.

 

Leia também

Como fazer a menstruação descer ou parar antes do tempo?

Além de gravidez: 5 causas comuns para menstruação atrasada

Tipos de absorventes: 4 dicas para escolher o ideal

Absorventes internos: 7 principais dúvidas respondidas

Existe relação entre o ciclo menstrual e a prática de exercício?

Chás para parar a menstruação: eles são mesmo seguros?