Manter uma alimentação saudável pode realmente ajudar seu coração. Sabe-se que reduzir a ingestão de sal e de gorduras saturadas é essencial para a saúde cardíaca. Mas o truque é saber como fazer isso sem estragar o momento das refeições.

Eis algumas sugestões práticas – e deliciosas.

monkeybusinessimages/iStock

Faça seis refeições por dia

Refeições pequenas e frequentes ajudam a manter os níveis de colesterol baixos, sugere um estudo  publicado no British Medical Journal. Pessoas que fizeram seis pequenas por dia apresentaram um nível médio 5% mais baixo, e também níveis mais baixos de LDL, o mau colesterol, que contribui para a formação de placas nas artérias. Essa redução é suficiente para encolher de 10% a 20%o risco de doença cardíaca. Assim, fazer pequenos lanches durante o dia equilibra o metabolismo e evita os aumentos e quedas rápidos de glicose  no sangue, associados ao aumento na produção de colesterol. Os lanchinhos podem fazer bem – desde que você escolha petiscos saudáveis.


ThitareeSarmkasat/iStock

Opte pelo integral

O arroz integral oferece benefícios ao coração tanto a carnívoros como a vegetarianos. Pesquisadores americanos sugerem que um extrato presente no arroz integral pode inibir uma proteína chamada angiotensina – conhecido gatilho da hipertensão arterial e do enrijecimento das artérias, fatores de risco importantes da doença cardíaca. O arroz integral é boa fonte de fibra, e para a maioria de nós é uma adição saudável a uma alimentação balanceada. Portanto, prefira o integral ao branco sempre que puder.


belchonock/iStock

Experimente o açaí

O açaí está se tornando um superalimento. Uma pesquisa americana revelou que a frutinha é rica em substâncias anti-inflamatórias, que ajudam a proteger do enrijecimento das artérias – fator de risco de doença cardíaca. Outro estudo sugere que o açaí pode baixar níveis elevados de colesterol, bem como reduzir o risco de diabetes tipo 2, ambos fatores que predispõem à doença cardíaca. Os cientistas acreditam que o suco de açaí ajuda a inibir a produção de substâncias químicas que aumentam o risco de estreitamento das artérias. Compre açaí congelado, suco ou cápsulas de açaí em lojas de produtos naturais. Confira 15 benefícios do açaí para melhorar a sua saúde.

 

 


mythja/iStock

Escolha o vinho tinto 

Alguns vinhos podem oferecer benefícios especiais ao coração, sugere um estudo da Universidade de Londres. Há tempos os cientistas sabem que o resveratrol – fitoquímico presente no vinho tinto – tem efeito protetor ao coração. Agora outras substâncias potencialmente protetoras – procianidinas – também estão recebendo crédito. Acredita-se que os tintos da Sardenha e do sudoeste da França tenham níveis elevados dos compostos. Mas moderação é fundamental, pois os benefícios são suplantados pelos riscos do consumo de álcool em excesso.