Quando o médico encontra sinais de doenças cardíacas durante um exame físico, recorre a outros exames para fazer o diagnóstico. Exames de sangue e de imagem, por exemplo, são muito eficientes, pois permitem visualizar o coração e os vasos sanguíneos. Com essas informações, é possível tomar decisões precisas, capazes de salvar vidas.

O sangue revela uma quantidade incrível de informações sobre o corpo, desde a situação do sistema imunológico ao funcionamento dos órgãos. Exames de sangue também revelam fatores de risco de doenças cardíacas – em especial os níveis de colesterol, triglicerídeos e glicose –, bem como marcadores que sinalizam altos níveis de inflamação.

Se o médico suspeitar de que o coração do paciente sofreu algum dano com o bloqueio de artérias, exames de sangue podem apontar a extensão da lesão, uma vez que o nível de certas proteínas sobe nas horas seguintes ao sofrimento do músculo cardíaco.

Descubra os principais exames diagnósticos disponíveis na medicina para detectar doenças cardíacas.

Pixel_away/iStock

1. DOSAGEM DE GLICOSE NO PLASMA EM JEJUM

Para este exame é necessário jejum de 8 horas, consumir apenas água. Assim, quando o sangue é coletado, o sistema digestório já digeriu todo o alimento, e o nível de glicose no sangue está no mínimo; essa é a sua medida básica.

A dosagem de glicose no plasma em jejum mostra se o paciente é portador de diabetes, um fator de risco para doenças cardíacas. Para saber o que significam os seus resultados.


jarun011/iStock

2. COLESTEROL

Um exame de rotina para verificar os níveis de colesterol revela, além do colesterol total, os níveis de HDL e LDL, importantes indicadores da saúde dos vasos sanguíneos. De modo geral, um check-up a cada dois anos, a partir dos 40 anos de idade, é suficiente. No entanto, se você é homem com mais de 45, mulher acima dos 55 ou possui dois ou mais fatores de risco, é boa ideia verificar o colesterol todo ano.

Se os seus resultados forem anormais ou você apresentar risco aumentado de doença cardíaca por outras razões, faz sentido o médico solicitar o perfil lipídico, que mede também os triglicerídeos. O exame de colesterol necessita de 8 horas de jejum.


peakSTOCK/iStock

3. ELETROCARDIOGRAMA DE REPOUSO

Se houver suspeita de doença cardíaca, o médico provavelmente pedirá um ECG de repouso, que produz um desenho resultante dos sinais elétricos emitidos pelo coração com o corpo imóvel.


peakSTOCK/iStock

O que esperar

Os eletrodos, geralmente colados na pele com um gel, são distribuídos por várias partes do corpo: tornozelos, punhos e tórax. Os fios transmitem os sinais elétricos para um aparelho, que emite o traçado representativo do ritmo cardíaco e da frequência cardíaca. O exame demora cerca de 5 minutos.